Home / Mamãe / Comportamento / Viajar para Machu Picchu com filhos, será que é uma boa ideia?

Viajar para Machu Picchu com filhos, será que é uma boa ideia?

No post anterior, contei como foi viajar pela primeira vez sem meu filho Lucas, de 3 quase 3 anos de idade. Ficamos, meu marido e eu, 5 dias no Peru, visitamos Machu Picchu, nos divertimos muito. O Lucas ficou super bem com os avós aqui no Brasil, apesar de uma conjuntivite incômoda.

Optamos por não levar o Lucas para o Peru porque o estilo da viagem não combinava com crianças, na nossa opinião. O vôo, com escalas, foi cansativo. O fuso horário, a altitude de Cusco, a rusticidade do passeio, caminhadas longas e em terrenos irregulares, enfim, achamos que não era programa para uma criança de 3 anos; provavelmente, ele iria se cansar mais do que aproveitar…

Foto: Reprodução http://www.cat-travel.com
Foto: Reprodução http://www.cat-travel.com

Bem, essa é a minha opinião e do Marcelo, meu marido. Mas, no dia da visita guiada a Machu Picchu, encontramos um casal que pensava diferente… Um rapaz e uma moça, colombianos, com um menino de 3 anos e uma bebezinha de 11 meses. Eles estavam muito tranqüilos, tirando fotos e tudo mais. Já eu, não conseguia me concentrar nas explicações do guia… Eu estava alerta, sempre prestando atenção no menininho de 3 anos (afinal, estávamos em uma montanha, com terraços, possibilidades de quedas e outros acidentes…) e também preocupada com a bebezinha de 11 meses, no canguru junto com a mãe, principalmente quando começou a chover… Em certo momento, eu decidi que iria parar de me preocupar com as crianças e iria curtir a visita, mas era impressionante como eu estava sempre perto deles, dentro do nosso grupo, que era grande… Acho que era uma aproximação inconsciente… Já quase no fim da visita (quase 2 horas caminhando…), o menino pediu colo e o pai ralhou com ele, pedindo para que ele se comportasse. Nesse momento, meu coração doeu e eu quase me ofereci para pegá-lo no colo… Enfim, a visita acabou e eu rezei para que eles fossem embora logo…

Eu não sou contra levar crianças em viagens, mas é preciso saber que talvez a viagem não seja exatamente como você planejou, que talvez você tenha que prestar atenção no seu filho e não no guia da excursão, que as necessidades das crianças são muito diferentes das necessidades dos adultos… Será que aquele menininho de 3 anos vai guardar memórias vívidas de sua visita a Machu Picchu? A bebezinha de 11 meses não vai se lembrar de nada… E pior, o pai estava tirando fotos apenas da paisagem e não das crianças na paisagem…

Eu não acho que crianças sejam feitas de porcelana e tenham que ser protegidas de tudo, mas acho que é preciso bom senso a respeito das experiências e situações a que expomos nossos filhos. Ir visitar Machu Picchu com crianças pequenas talvez não seja exatamente uma boa ideia…

Sobre Dra. Patricia Carrenho Ruiz

Patricia Carrenho Ruiz, médica pediatra e neonatologista. CRM 113719. Mãe do Lucas, nascido em janeiro de 2012, atualmente, se dedica a ser uma boa mãe pediatra e também uma boa pediatra mãe, refletindo sobre aspectos técnicos, mas também humanísticos dos cuidados com as crianças. Consultório em São José dos Campos. Contato (12) 3922-0331

Veja também

Talentos – Comece a libertá-los

Seja sincero: você sente que usa seu talento naquilo que faz? O que você produz …

5 comentários

  1. tenho uma filha de 3 anos, e quero levar ela a Cuzco, mais tenho medo dela passar mal com a altitude, alguem já fez essa viagem com criança nessa faxa de idade?

  2. Barbara Balzana Mendes Pires de Oliveira

    Eu acho ótimo viajar com minha filha! Viajo com ela desde Q ela tinha 2 meses, fui pras cataratas com ela com 5 meses e pra Tailandia com ela com 8 meses.
    Não importa que ela não tenha memória… Não é pra ela curtir e sim eu não me privar das viagens com meu marido. Não deixaria com ninguém pois minha filha mana ainda e acho trabquilo na viagem tbm

  3. Assim! Cada criança é diferente! Sou totalmente a favor em levar as crianças, acho que é da cultura dos brasileiros não levar os bebes nas viagens, há final o mundo não se resume em disney. Acho valido o passeio, tenho um primo que viaja com sua esposa (Sueca) e seus 2 filhos para o mundo inteiro, desde pequenos eles os acompanham em sua “vida hippie” e eu levo meu bebe de 2 anos para todas as minhas viagens. Com 1 anos ele já tinha 2 viagem em seu passaporte e um total de 11 vôos, claro que não é a mesma coisa, temos que obedecer os horários e limite de uma criança, tem que ter um bom senso e tentar fazer com que seja o mais divertido e confortável. Estarei indo com ele (agora com 2 anos), dia 01 de março para Machu Picchu e dou divulgar minha experiencia. Grade abraço

    • Olá Bianka,

      Como foi a viagem com seu filho a Machu Picchu quando ele tinha 2 anos? Tô pensando em ir com o meu esse ano e gostaria de saber como foi a sua experiência.

      Abraço

    • Oi. Estou querendo visitar o Peru e também tenho um bebe de 2 anos. Como foi sua experiencia. O que vc recomenda e o que nao recomenda? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.