Ícone do site Almanaque dos Pais

Árvore de bala de goma / jujuba

A árvore de bala de goma (ou jujuba) é linda, gostosa, fácil de fazer, decora a mesa dos convidados nas festas infantis e, de quebra, é de baixo custo.

Aprendam o passo a passo para produzir as árvores de bala de goma com as dicas bacanas da nossa blogueira Monica Romeiro que produziu essas delícias para a festinha de 3 anos do seu filho Lucas.

Material para árvore de bala de goma / jujuba

Bola de isopor inteira (não pode ser oca)
Forma de doce de festa verde escura
Cola branca
Bala de goma (1 pacote de 1Kg faz de 4 a 5 bolas, vai depender do tamanho das forminhas e da bola)
Palito de dente
Espeto de madeira para churrasco para o tronco (precisa ser resistente)
Vasinho
Pedras

Como fazer árvore de bala de goma / jujuba

Vire as forminhas para o lado oposto – fica mais fácil virar os pacotinhos inteiros – e passe a cola branca somente na base. Quanto menos encharcado de cola mais rápido ela gruda.

Coloque a primeira forminha no topo da árvore – não coloque da emenda para facilitar na hora de colocar o cabo da árvore. Cole as demais forminhas em volta – cabem 6 forminhas em volta.
Não deixe muito espaço entre elas para evitar buracos brancos. Se der para ver um pouco do isopor não tem problema.

Preencha a bola deixando um buraco na base para colocar o palito de churrasco.
Aguarde secar e, depois, coloque o espeto de madeira para churrasco para fazer o tronco da árvore.
Quebre os palitos de dente ao meio e coloque metade dentro da árvore (no meio da forminha) e a metade que ficar para fora coloque a bala de goma – se você quiser deixar as árvores prontas com antecedência, deixe para colocar as balas de goma no dia da festa ou após fixá-las cubra com um saco plástico próprio para alimentos (higienizado) e feche com uma fita adesiva no tronco.

   

Para ficar mais bonita evite colocar balas da mesma cor uma ao lado da outra.
A árvore fica pesada após fixar as balas de goma, por isso é importante que o vasinho dê suporte, ou seja, fique pesado, e que o tronco consiga dar sustentação para a árvore. A Monica Romeiro comprou em uma floricultura vasinhos de plástico coloridos (R$1,50 cada) e pedras brancas de jardim para preenchê-los.

Após colocar as pedras no vaso, com cuidado afunde o espeto de churrasco até alcançar o fundo. Talvez seja necessário cortar alguns centímetros do espeto para que a árvore fique firme.

Pronto, sua árvore de bala de goma / jujuba está pronta e linda para decorar a festa infantil. Uma dica bacana é utilizar como peso para que as toalhas das mesas dos convidados não saia voando. As crianças adoram porque podem se deliciar com as balinhas durante toda a festa.

Outra dica importante é avisar para os papais que os palitos ficam grudados nas balas por serem mais pegajosas que o isopor. Se quiser evitar essa situação cubra as árvores com um plástico higienizado e feche o saco com uma fita bem bonita junto ao tronco e ofereça como lembrança da festinha. Um papel impresso avisando que as balas devem ser retiradas da árvore com a ajuda de um adulto é um carinho a mais com seus convidados.

A nossa blogueira, além de utilizar as árvores para decorar a mesa dos convidados, também utilizou na mesa do bolo. O aniversário do Lucas teve como tema Avengers (Vingadores) e muitos convidados foram com camiseta de heróis, tornando a festa um encontro animado de heróis e heroínas.

   

Você também pode gostar de ler:

Lembrancinha e decoração de festa infantil: flor de bala de goma (jujuba)
Aniversário de 1 ano: organizando a festa em casa sem Buffet
Beijinho de coco
Brigadeiro de panela

Sair da versão mobile