Home / Filhos / Festas / Aniversário de 1 ano – organizando a festa em casa SEM Buffet

Aniversário de 1 ano – organizando a festa em casa SEM Buffet

aniversario em casaExistem muitas opções e ideias para a primeira festa de aniversário de uma criança, e a festinha em casa continua na moda!
A festa pode ser íntima com os parentes e amigos mais próximos, ou mais elaborada com a contratação de um Buffet para preparar comes e bebes, brinquedos locados e até mesmo bexigas decorando toda a entrada da casa.

Neste especial vamos falar sobre a organização de uma festa de aniversário de 1 ano em sua casa e sem a contratação de um Buffet.

Vamos explorar os principais pontos que você precisará organizar para que a festa de aniversário dos pequenos seja um sucesso!
*Para visualizar a lista de tarefas e compras em formato para impressão clique aqui!

Valor que será investido na festa

Defina o valor que poderá ser investido na festa. Esta informação lhe ajudará a decidir pelo número de convidados, contratação ou não de Buffet, decorador, aluguel de brinquedos entre outros artigos.

Lista de convidados

Através da lista de convidados você poderá definir quais ambientes da casa você precisará disponibilizar para a festa. Fique atento para não exagerar e tornar sua casa um caos com pessoas se esbarrando, crianças sem espaço para brincar e muita confusão!
Lembre-se, não há problema algum em realizar uma festa íntima, afinal com 1 ano de idade a criança interage melhor com pessoas próximas de seu convívio.
Se a festa for organizada para muitos convidados é interessante a contratação de garçons e copeira para que você também possa curtir esse evento.

A DECORAÇÃO

Tema da festa

O tema é primordial para começar a pensar na decoração. Existem vários sites e blogs com fotos e sugestões de temas, porém se você mesmo fará a compra o indicado é, após pesquisar na Internet, ir a uma loja de decoração para ver as opções. Nem tudo que você encontra na Internet existe em todas as lojas e isso poderá fazer você mudar de tema durante a compra.
Comece comprando as aplicações de parede e enfeites de mesa. Os demais itens não precisam ser necessariamente do personagem, desde que sejam das mesmas cores.

Mesa do bolo, mesas dos convidados e mesa de guloseimas

menino comendo boloPara a mesa do bolo não se esqueça de comprar, além da toalha, a saia da mesa. São baratas e dão um efeito visual incrível!
O bolo cenográfico também surpreende e não é caro nas lojas de decoração. Desta forma você economiza com o bolo de verdade, que pode ter cobertura mais simples.
Docinhos não podem faltar, e quanto mais coloridos melhor! Brigadeiro, beijinho, casadinho de brigadeiro branco e preto…
Outra opção muito usada são os CupCakes em embalagens que combinam com a decoração.
As lembrancinhas também podem ficar na mesa do bolo.

Decoração de parede

As aplicações são essenciais atrás da mesa do bolo. As fotos ficam muito mais bonitas além de agradar aos convidados, afinal a área do parabéns é a maior atração da decoração da festa!
As bexigas também dão o ar da festa, elas podem rodear a mesa, a parede, a porta da casa e enfeitar todos os ambientes.
Para um efeito ainda mais bonito, encha as bexigas com gás para que flutuem, assim você poderá amarrá-las com fitilho e deixá-las pelo teto da casa. Fica lindo e as crianças adoram!

Lembrancinhas

Elas não são essenciais, mas são um agrado que os convidados adoram. Em festinha de 1 ano as lembrancinhas mais comuns são:
– docinhos em embalagens especiais (marmitinhas, caixinhas..)
– confetes em tubos
– biscoitos em caixinha
– pirulito de chocolate
– Bis com embalagens personalizadas
– balinhas com embalagens personalizadas (Clique aqui e aprenda a fazer flor com bala de goma)
– maletinhas ou caixinhas com brinquedinhos
– bolinhas de sabão (você pode personalizar a embalagem)
– kit com bloco de anotações e giz de cera
– lápis personalizado
– chaveiro com pelúcia
– porta retrato em EVA
– foto com os convidados
– porta recados com um recadinho “Eu, papai e mamãe agradecemos sua presença”.

CONVITES

Save The Date

Assim que definir dia, horário envie por e-mail um aviso aos convidados  para que eles não agendem nada nesta data, assim a presença estará garantida. Se puder usar o tema da festa neste aviso será ainda mais legal.

Convite

O convite impresso e digital, obrigatoriamente, deverá estar de acordo com o tema. Ele deverá ser enviado pelo menos 2 semanas antes da festa quando o Save The Date foi utilizado, senão envie com 1 mês de antecedência.
Dados no convite:
Data:
Hora:
Hora do Parabéns:
Local:
*O ideal é que o Parabéns aconteça 2 horas após o início da festa para que o aniversariante ainda não esteja cansado. Porém se ele estiver dormindo ou manhoso você poderá atrasar um pouquinho, afinal a festa é para ele.

COMES E BEBES

Algumas sugestões que vão deixar os convidados com água na boca.

Salgados

Além dos tradicionais salgadinhos de festa, como coxinhas, você também pode optar pelos lanchinhos preferidos das crianças. É importante oferecer opções sem fritura.
Para facilitar sua vida, prefira alimentos semi-prontos, que não exigirão sua presença constante na cozinha.
– hot dog
– pipoca
– milho verde
– mini pizza (Clique aqui e aprenda a fazer mini pizza na forma de cup cake – fácil e deliciosa)
– crepes (doces e salgados)
– bolo salgado
– pãozinho com queijo e presunto
– bisnaguinha recheada
pão de queijo
sanduíche natural colorido
Para agradar os convidados com menos de 1 ano, ofereça uma opção de papinha, nossa sugestão é a sopa de mandioquinha com cenoura que faz sucesso com adultos e crianças.

Frutas

Para uma festa mais saudável tenha algumas opções de frutas, afinal crianças pequenas consomem bastante e devem evitar os doces. Uma mesa ou fruteira com várias opções além de linda agradará mamães, papais e crianças.
Para a mesa de frutas não pode faltar:
– banana prata
– banana nanica
– maçã
– pera
– uvas sem sementes (Thompson ou Crimson)
– morango

Docinhos

gelatinas02Os docinhos são obrigatórios, pelo menos o brigadeiro não pode faltar.
Para quem quiser inovar outras sugestões bacanas são:
– gelatinas coloridas (faz muito sucesso)
– algodão doce
– pirulitos
– doce de abóbora (outros doces caseiros também fazem muito sucesso, principalmente entre os adultos)

CupCakes ou PopCakes

O Cupcake já é um velho conhecido, são os bolos pequenos e ficam lindos com coberturas coloridas e embalagens que combinam com a decoração. O preferido das crianças maiores são os recheados, porém alguns sem recheio também são deliciosos.
O PopCake é o bolo no palito, parece um pirulito grande e fofo. Ele é feito com a massa do bolo modelada já com o recheio e coberto com confeitos. São lindos e deliciosos!

Bolo

O bolo do aniversariante não pode faltar. Se você optou por um bolo cenográfico o bolo de corte pode ficar também na mesa ou na cozinha. Neste caso ele deverá ser servido já nos pratinhos direto da cozinha para as mesas.
Principalmente se o bolo também fizer parte da decoração, peça uma cobertura caprichada e, se quiser, coloque um topo de bolo conforme o tema da decoração.
Vela: Não se esqueça da vela!!

Bebidas

As bebidas obrigatórias são:
– água
– refrigerante (ofereça ao menos 2 opções normais e 1 diet)
– suco (de preferência natural)
Aos que não abrem mão de uma cervejinha ou chope gelado, eles não são proibidos em festas de crianças, porém cuidado redobrado para que nenhuma criança se engane com o copo e acabe por ingerir álcool acidentalmente. Prefira copos diferentes para bebidas alcoólicas para facilitar a identificação. Entre chope e cerveja o Chope é o campeão para agradar os convidados.
Espumantes também fazem sucesso, mas além de gelados também precisam de taças para servir.

DIVERSÃO

Brinquedos

Locar brinquedos é uma ótima opção para quem não se importa em gastar um pouco mais, mas você também pode comprar uma barraquinha com bolas que tem um preço bem acessível nas lojas de brinquedo.
Outra opção é colocar um tapete (de preferência aqueles de EVA) com brinquedos usados do aniversariante, as crianças pequenas vão adorar!
brinquedos que fazem sucesso com as crianças crescidinhas e adultos:
– futebol de sabão
– tobogã inflável
– cama elástica
– piscina de bolinhas
– pula pula inflável

Recreação

Recreadores sempre animam a festa, pode ser palhaço, mágico, malabarista, personagem ou tudo junto! Mas só contrate se o bolso permitir e houver bastante criança na festa, os bebês ainda não se interessam por esse entretenimento.

Som

Música é essencial para animar a festa. Selecione as músicas infantis mais animadas (existem várias coletâneas a venda na internet ou MP3 na Internet).
Coloque o aparelho de som em um local estratégico, onde a maior parte dos convidados possa ouvir e, se possível, sem mesas coladas a ele.

REGISTRO

Foto e Filme

A contratação de um fotógrafo vai depender do quanto você poderá investir, porém eles são a garantia de um registro lindo da festinha sem que você tenha que se preocupar com isso durante a festa.
Se não puder contratar um profissional, peça para que algum convidado mais íntimo assuma esse papel, especialmente na hora do Parabéns!
A filmagem também entra na mesma categoria do fotógrafo, porém se você só puder optar por um fique com o fotógrafo, pois o álbum de fotos você pode levar para todos os lugares e mostrar aos seus amigos a qualquer hora.

Artigos de festa

Os artigos de festa, inclusive os descartáveis (pratos, copos, guardanapos, garfinhos…), variam de acordo com o que será servido. No caso de refeições será necessário incluir pratos maiores, garfos e facas. Já para petiscos os pratinhos e guardanapos já resolvem grande parte das opções.
Copos não podem faltar e os de plástico são os mais seguros para as crianças. Se houver bebida alcoólica é legal providenciar copos diferenciados para que não se misture aos das crianças e ocorra a ingestão de álcool por alguma criança. Vale alertar aos adultos sobre este cuidado.

A CASA

Ambientes da casa

De acordo com o número de convidados, defina quais ambientes da casa deverão ser preparados para a festa: garagem, sala, cozinha, quintal, varanda….
Não se esqueça de providenciar um local tranquilo para as crianças pequenas cochilarem. Não precisa ser necessariamente um quarto, mas um local mais quieto e sem corre-corre.

Banheiros

Deixe sempre papel higiênico extra no banheiro. A toalha de mão deverá ser trocada mais de uma vez caso tenha muitos convidados. Se possível mantenha sabonete líquido para as mãos, pois são mais higiênicos do que os de barra.
Se quiser fazer um agrado a mais, disponibilize em uma caixinha absorventes, algodão, lenço umedecido e pente de cabelo.
O vaso e chão devem ser limpos periodicamente.

Cozinha

Guarde todos os itens que não terão serventia durante a festa, como grills, enfeites e acessórios.
Sobre as bebidas, lembre-se de colocar na geladeira ao menos 12 horas antes da festa para atingirem a temperatura adequada. Se não houver espaço na geladeira é melhor alugar um cooler ou isopor com gelo. Também existem geladeiras e freezer para aluguel, verifique qual lhe atenderá melhor.

Quintal e garagem

Esses espaços, se forem grandes, podem comportar brinquedos locados, tais como piscina de bolinhas, cama elástica, casa de bonecas entre outros. Porém você pode precisar alugar tendas para proteger as crianças do sol ou chuva.
As tendas também serão necessárias caso você utilize o espaço com mesas e cadeiras.

Mesas e cadeiras

Para festas em horário de almoço ou que serão servidos alimentos que necessitam de garfo, faca ou colher, você precisará providenciar mesas e cadeiras para todos.
Se optar por petiscos basta providenciar cadeira para todos e algumas mesinhas para colocar pratinhos e copos.
Esta decisão influencia no horário da festa, número de convidados e decisão do cardápio.
Se você não possui mesas e cadeiras suficientes terá que alugar para receber os convidados.  Você também pode optar por sofás e poltronas ou mesas e bancos altos, conhecidas como mesas de bar.
Solicite orçamento também para Mesas Provençais! São mesas e cadeiras com tamanho infantil que fazem o maior sucesso com as crianças!

Estacionamento

Se a festa contar com muitos convidados, certifique-se que eles terão lugar para estacionar o carro. Geralmente esse é um problema nas grandes metrópoles, e se é seu caso verifique estacionamento próximo e tente negociar um preço mais bacana para seus convidados.
Informe no convite onde fica o estacionamento.

O ANIVERSARIANTE

Enfim, após essa maratona de itens para resolver ainda falta uma coisa muito importante: Arrumar o astro ou princesa da festa.
Não há como prever a temperatura do dia, mas de acordo com a  estação você pode arriscar uma roupinha, mas sempre tenha uma opção mais quente ou mais fresca para não passar aperto.
Contando com imprevistos, tenha uma segunda roupinha sempre à mão, ou deixe aquela roupa especial para a hora de cantar Parabéns, afinal os melhores registros (fotos e filmagem) ocorrerão neste momento.
Outra ideia é uma fantasia para a hora do Parabéns, alguns papais também entram nessa onda e se fantasiam também, levando um pouco de humor para esse momento tão especial.
Para as meninas não se esqueça dos enfeites de cabelo e acessórios (brincos..).

*Para visualizar a lista de tarefas e compras em formato para impressão clique aqui!

Boa festa!

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Foto: Reprodução www.punchbowl.com

Festa infantil em casa gastando pouco

Confira as dicas para organizar uma linda festa infantil em casa gastando poucos e dicas de decoração, brincadeiras e comidinhas.

28 comentários

  1. oii.. gostaria de uma lista do que compra pra festa de 1 ano
    tudo de festa obrigada

  2. Post excelente, muito obrigada!
    Gostaria de saber a quantidade de alimentos e bebidas por pessoa. Seria possível?
    Abraço,
    Tatiana.

    • Almanaque dos pais

      Olá Tatiana, tudo bem?
      Obrigada por sua mensagem.
      Infelizmente não temos essa informação, mas já colocamos em nossa programação de novos posts futuros uma calculadora para festas 😉
      Beijos

  3. Solange Alcantara
    Solange Alcantara

    Olá Simone,
    Meu nome é Solange e sou Consultora de Eventos e colunista aqui no Almanaque dos Pais.

    Referente a sua dúvida, é importante levar em conta os hábitos da criança em questão do horário do soninho… Se ele costuma dormir a tarde, o ideal é realizar a festa durante o horário do almoço e colocar a criança para dormir antes do parabéns.

    Mas o melhor horário é entre as 15h até as 19h. Após este horário, a criança já estará cansada e ficará mais irritada com o número de atenções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.