Você sabia que originalmente o Dia das Bruxas era um ritual dos celtas, o povo que habitou a Grã-Bretanha e a França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã? Para eles, a noite de 31 de outubro, data da comemoração até hoje, indicava o início do Samhain, uma importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, “a estação da escuridão e do frio”.
Nos últimos anos, o Halloween passou a se popularizar também por aqui, no Brasil. Escolas bilíngues e de inglês preparam festas, e nos condomínios, as crianças passam pedindo doces. É o famoso “trick or treat” (gostosura ou travessura)!
Cada vez tem mais variedade de fantasias e adereços para a comemoração, e a preços cada vez também mais acessíveis. Mas se você anda com o orçamento apertado (como a maioria de nós, brasileiros!), dá pra montar uma fantasia em casa mesmo.
Como fazer uma fantasia para o Dia das Bruxas em casa
Uma dica é cortar capas de tecido preto e amarrar nos pequenos. Em lojas de festas, dá pra comprar aquelas dentaduras de vampiro de plástico. Aí basta uma maquiagem à base de pancake branco, lápis preto nos olhos, um batom bem vermelho na boca simulando até uma gotinha de sangue na ponta, e pronto!
Para as meninas, ficam lindos aqueles chapéus de bruxa vendidos também nas lojas de festas e as vassourinhas pequenas.
Confira mais fantasias para o dia das bruxas que você pode preparar em casa.
Meninos e meninas podem carregar pequenas abóboras ou caldeirões de plástico (ou grandes, dependendo da expectativa de coleta dos doces!).
Ah.. e vale decorar a casa pra receber as crianças! Uma decoração preta e laranja com abóboras, fantasmas e esqueletos faz o maior sucesso.
Feliz Dia das Bruxas!
Você também vai gostar de ler:
Como fazer uma festa de Halloween
Halloween, o Dia das Bruxas – atividades infantis
Doces e comidinhas para festa de Halloween