Home / Filhos / O bebê mês a mês / Desenvolvimento do bebê de 6 meses

Desenvolvimento do bebê de 6 meses

Ao completar 6 meses o seu bebê entrou no 7º mês de vida. Acompanhe com a gente o desenvolvimento do bebê de 6 meses, dicas para a mamãe, saúde, vacinas, estímulos e muito mais.

Parabéns, seu bebê completou meio ano de vida! Apesar de passar muito rápido, sem dúvidas são uns dos 6 meses mais intensos de sua vida como mamãe ou papai.

Menino logo-FILHO

Altura mínima: 63,3 cm
Altura máxima: 71,9 cm
Peso mínimo: 6,4 kg
Peso máximo: 9,8 kg

Meninalogo-FILHA

Altura mínima: 61,2 cm
Altura máxima: 70,3 cm
Peso mínimo: 5,7 kg
Peso máximo: 9,3 kg

O desenvolvimento do bebê de 6 meses

Foto: Sherry & John
Foto: Sherry & John

Com 6 meses de vida o bebê já é uma época mais tranquila para o bebê passear, inclusive em shoppings. Ambientes abertos ainda são mais seguros, mas sabemos que a correria do dia a dia, especialmente quando o tempo não colabora, nem sempre é possível frequentar parques e praças.

Os sentidos

Durante seus passeios com o bebê, converse sobre tudo que ele pode ver e ouvir para que ele observe e aprenda. Ao ouvir o barulho de moto, sinalize de onde vem e que veículo causou aquele barulhão. Pássaros, vozes, cores… tudo é novo e interessante, e fica ainda mais divertido quando imitamos os sons dos animais “A vaquinha faz múúú, o cachorro faz au-au..”.

Hora de conhecer alimentos sólidos! Alguns pediatras pedem para que você aguarde que o bebê complete 7 meses para iniciar a introdução da papinha, então antes de resolver amassar uma banana para seu bebê, converse com o médico, combinado?
Seu bebê está empolgado com novas texturas e alimentos, e uma forma de explorar tudo isso é amassando em suas mãos, passando em seu rosto e colocando na boca. Não fique tão preocupada com a limpeza nessas horas, deixe-o explorar, conhecer e aprender com essa nova fase de sua vida. Isso também significa que você não precisa ficar limpando sua boca a cada nova colherada de papinha, é perfeitamente normal que ele coloque as mãos dentro da boca enquanto se alimenta para sentir o alimento.

Seu bebê utiliza as duas mãos de forma igual e sua coordenação motora fina ainda não está desenvolvida. Ele já consegue puxar objetos para perto de si e descobre que jogar objetos é muito divertido, tanto pelos movimentos que o objeto faz até parar, quanto a interação com outras pessoas que o pegam e devolvem a ele. Em breve a brincadeira com as mãos ficará ainda mais interessante, quando ele descobrirá a habilidade trocar  brinquedo de uma mão para a outra. Ainda levará de 2 a 3 anos até que você descubra se o seu bebê é canhoto ou destro.

Comportamento, estímulos, brincadeiras e brinquedos

Seu bebê já começa a aguentar seu peso sob as pernas por tempinho, aproveite para lhe dar apoio segurando-o pelas mãos enquanto ele se exibe sua mais nova conquista! Enquanto ele está nessa posição ele começa a treinar o equilíbrio, balançando de um lado para o outro buscando a posição mais estável.

Um outra conquista que aparece entre 6 e 7 meses de vida é o de conseguir sentar sozinho, mesmo que por pouco tempo, afinal seu equilíbrio ainda não está apurado e ele acaba tombando. Fique sempre por perto para evitar acidentes. Se o seu bebê ainda não mostra interesse em se sentar, fique tranquilo e não force, respeite seu tempo que logo essa conquista será alcançada.

O primeiro dentinho pode estar prestes a surgir. Geralmente o primeiro dentinho a nascer é o inferior, então observe a gengiva. É normal durante essa fase o bebê ficar mais irritado e buscando brinquedos, objetos ou mesmo suas mãos para morder. Alguns mordedores com água e que podem ser resfriados em geladeira (não congele) podem aliviar essa sensação incômoda dos dentes nascendo.

Leia também: Dentinho de leite nascendo torto? Veja o que fazer

Com 6 meses o bebê pode começar a estranhar pessoas que não são de seu convívio.

Ler para o bebê, mostrando figuras de um gibi ou livro, é estimulante e as crianças adoram. Aproveite para colocar em prática seu lado artístico. Mude as vozes, faça cara e caretas. Seu bebê vai adorar ver suas expressões e ouvir cada história. Como ele já reconhece os tons de voz, ele pode até chorar se você falar com ele usando tons bravos e ríspidos.

Seu bebê continua exibindo seu humor de forma óbvia. Quando fica chateado, entediado, desconfortável ou mesmo cansado de alguma brincadeira, sua reação é chorar ou mostrar seu desagrado com resmungos e feições mais fechadas. Talvez ele só queira mudar de brincadeira, mas também pode ser uma forma de avisar que está com fome, sujo ou precisando de um chamego.

Alimentação

Chegou um momento importante na vida do bebê: começar a experimentar novos alimentos.

Apesar da grande expectativa de que o pequeno se delicie com seu primeiro prato de papinha, geralmente não é bem assim. Grande parte dos bebês estranham esse novo gosto e textura em sua boca, o que acaba provocando um pouco de ânsia. Não desanime! Continue estimulando que logo ele aprenderá a se deliciar com as papinhas.

As papinhas de frutas são as preferidas, especialmente porque lembram o gosto adocicado do leite materno e das fórmulas infantis.

Uma recomendação importante é que você nunca bata a papinha no liquidificador para que as fibras do alimento não sejam quebradas. Utilize sempre um garfo para amassar bem e, sempre que preciso, passe a papinha por uma peneira para facilitar a ingestão nas primeiras semanas.

Leia também: Receita básica de papinha/sopinha para bebê

O leite continua sendo fundamental na alimentação do bebê. Siga as orientações do pediatra corretamente para que seu bebê esteja sempre bem alimentado. Com 6 meses ainda não é aconselhável deixar que o bebê segure a mamadeira por conta própria.

Sono do bebê de 6 meses

Durante o dia mantenha a rotina da casa inclusive enquanto o bebê cochila. Não apague luzes ou diminua o som de conversas, televisores e demais sons da casa. Nesta idade o bebê necessita 2 cochilos, uma pela manhã e outro a tarde, mas bebês mais preguiçosos podem dormir um pouco mais. Mantendo a rotina diária ele aprenderá que durante a noite, quando a casa fica mais silenciosa, é hora de descansar.

Leia também: Tabela de horas que as crianças precisam dormir por dia. De 0 a 12 anos.

Antes da hora de dormir tenha uma rotina relaxante com o bebê, confira essa dica:

Rotina noturna do sono do bebê

– 1 hora antes da hora de dormir desligue televisores, músicas e qualquer estímulo que possa deixar o bebê atento;
– prepare um banho morno com brinquedinhos próprios para bebê;
– dê um banho relaxante, conversando baixinho, cantando cantigas infantis tranquilas;
– após o banho faça uma massagem leve com creme hidratante infantil;
– coloque uma roupinha confortável para o bebê dormir;
– imediatamente alimente o bebê, com leite materno ou fórmula infantil, já com as luzes apagadas e sem sons, conversas ou músicas;
– ao notar que o bebê adormeceu aguarde mais alguns minutos antes de colocá-lo no berço para que ele esteja bem relaxado.

Cuidados

Seu bebê já está praticamente com o dobro do peso em que nasceu, ao menos que seja prematuro ou tenha apresentado algum problema de ganho de peso no passado. Sua cabeça, ainda grande para seu corpo, está cada vez mais proporcional ao restante do corpo, porém se desconfiar que a cabeça continua muito grande em relação ao corpo, vale citar essa observação ao pediatra.

Com 6 meses seu bebê já consegue girar de um lado para o outro quando está deitado. Tenha cuidado redobrado na hora de trocá-lo e nunca deixe-o sozinho em cima de uma cama ou sofá

Veja também: Tabela de peso e altura para meninos de 0 a 2 anos e Tabela de peso e altura para meninas de 0 a 2 anos. As tabelas são baseadas nos dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) e apresentam os valores mínimos, médios e máximos considerados normais.

Saúde

Fique atento à possíveis reações alérgicas que seu bebê pode apresentar devido à introdução de novos alimentos. Siga às restrições, que o pediatra lhe passar, rigorosamente. Por exemplo: não oferecer mel, clara de ovo, entre outros alimentos considerados alergênicos.

Neste mês o seu bebê receberá várias vacinas, o que pode provocar algumas reações. Tente não programar nada para o dia seguinte à vacinação para que o conforto do lar contribua para sua recuperação e bom humor.

É também com 6 meses que seu bebê pode tomar a primeira dose da vacina contra gripe. É por volta dos 6 meses que os primeiros resfriados e gripes começam a aparecer, afinal ele começa a conviver com mais pessoas e fica mais exposto à doenças. As escolinhas infantis também contribuem para essa condição.

Ao notar que seu bebê está com febre alta ou persistente, disenteria, manchas na pele, vômitos, sem energia ou sem apetite, converse com o pediatra e lembre-se: Nunca medique seu filho seu filho sem o consentimento do pediatra!

Vacinas
vacina02_shutterstock

Reforços das vacinas: Hepatite B, DTP/DTPa, Hib, VIP/VOP,  Pneumocócica Conjugada, Rotavírus.

Seu bebê já pode tomar a primeira dose da vacina contra Influenza (gripe).

Bebês prematuros

Se o seu filho nasceu prematuramente, ele levará um pouco mais de tempo para apresentar as características citadas. Por esta razão os prematuros possuem duas datas, a cronológica (data do nascimento) e a corrigida (data prevista do parto). Para acompanhar o desenvolvimento do bebê considere a data corrigida.

A mamãe

Seu principal foco nos últimos meses tem sido a maternidade e quando há uma folguinha a única coisa que você pensa é se jogar no sofá. Claro que esse momento de descanso é extremamente necessário e importante, mas os cuidados com seu corpo e mente também são essenciais para seu bem estar.

É importante para a sua auto-estima manter contato com o mundo exterior, além de arrumar um tempinho para cuidar de você – somente as mulheres que algumas horinhas no salão têm poderes mágicos. Ligar para as amigas, ler um bom livro, ou mesmo escrever ou comentar em blogs e grupos de redes sociais (Facebook) para conhecer outras mulheres na mesma situação que você a deixará mais animada.

Seu bebê já dorme a noite toda? Aproveite! É normal se sentir exausta minutos depois do seu bebê pegar no sono. Não lute contra, você também precisa de descanso. Tome um banho relaxante e aproveite para dormir cedo. Talvez amanhã a noite você tenha mais pique e aproveite essa folguinha para um jantarzinho romântico com o maridão. Porém se a disposição não voltou, converse com seu médico, muitas mamães apresentam disfunção hormonal nesse período, o que pode causar cansaço extremo.

Envolver o papai nos cuidados com o bebê é importante para o vínculo entre pai e filho. Tente não ser muito crítica quanto aos cuidados, dê as coordenadas e deixe o papai cuidar do jeitinho dele (esse jeito mais aventureiro do papai também é importante para o desenvolvimento do bebê). Para evitar palpites a nossa dica é que você aproveite esses momentos para cuidar de você, seja indo ao shopping dar uma voltinha, seja tirando um cochilo.

Cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Havendo qualquer dúvida fale sempre com o pediatra, somente ele está apto a avaliar o desenvolvimento do seu filho está adequado para a idade.

Você também pode gostar de ler:

Desenvolvimento do bebê de 5 meses
Dicas para evitar acidentes com as crianças no banheiro

Viagem de avião com bebês e crianças
Noites de mamãe e bebê

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Desenvolvimento do bebê de 5 meses

Desenvolvimento do bebê de 5 meses: sentidos, comportamento, saúde, vacinas, dicas para mamães e muito mais.

Um comentário

  1. NATALIA DE LURDES WAROL

    Olá Colaboradores e Mamães!
    Estou encantada com todos os tópicos que li.
    Passeando pelos sites infantis, descobri este. Completo! Super didático e de fácil compreensão.
    Parabenizo pela logística em mostrar os 6 meses, no geral.
    Amei!!!!
    Super indico!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.