Home / Filhos / O bebê mês a mês / Desenvolvimento do bebê de 7 meses

Desenvolvimento do bebê de 7 meses

Ao completar 7 meses o seu bebê entrou no 8º mês de vida. Acompanhe com a gente o desenvolvimento do bebê de 7 meses, dicas para a mamãe, saúde, vacinas, estímulos e muito mais.

O tempo voou, não é mesmo? E mesmo assim aconteceram tantas coisas que mais parece que seu bebê faz parte de sua vida há décadas!

Meninologo-FILHO

Altura mínima: 64,8 cm
Altura máxima: 73,5 cm
Peso mínimo: 6,7 kg
Peso máximo: 10,3 kg

Meninalogo-FILHA

Altura mínima: 62,7 cm
Altura máxima: 71,9 cm
Peso mínimo: 6,0 kg
Peso máximo: 9,8 kg

O desenvolvimento do bebê de 7 meses

Foto: Sherry & John
Foto: Sherry & John

Com 7 meses seu bebê já começa a reconhecer as pessoas de seu convívio. É uma fase muito importante em que ele começa a estabelecer habilidades de convívio, confiança e até mesmo identificando as pessoas que podem lhe ajudar na hora que a fome apertar, ou a fralda estiver suja.

Muitas vezes a predileção por ser cuidado somente pela mãe começa a surgir, e sempre que a mamãe sai de sua vista o choro aparece. Não encare essa situação como birra, mas sim de que a mãe realiza um ótimo papel como cuidadora, sendo uma das pessoas em que o bebê mais confia.

Os sentidos

 

Seu bebê já consegue realizar vários novos movimentos, mas que ainda não lhe dão liberdade para sair explorando a casa ou mesmo para pegar aquele brinquedo que está um pouco mais longe. A frustração por não conseguir realizar suas vontades é expressada através de birras e choros, uma atitude que você terá que lidar por anos. Uma dica é não resolver todos os problemas por ele e nem atender de forma imediata. Deixe o bebê se esforçar um pouco mais antes de resolver a situação, de preferencia ofereça a ajuda e não a solução, por exemplo, ao invés de entregar o brinquedo distante, o ajude a chegar até ele.

Os desafios são importantes para que seu bebê se sinta estimulado e desenvolva novas habilidades. Apesar de algumas frustrações pelo caminho, a satisfação em alcançar o objetivo é motivante!

Ao ouvir uma voz conhecida o bebê responderá imediatamente virando sua cabeça para o lugar de onde veio o som, já pronto para interagir e brincar.

Comportamento, estímulos, brincadeiras e brinquedos

Nessa fase a brincadeira “Achou” é uma das mais divertidas. Esconder o rosto do adulto com um lenço, ou mesmo com as mãos e perguntar “Cadê” para na sequencia remover o obstáculo e falar “Achou” rende ótimos momentos de descontração. Aproveite para despertar o seu lado criança durante as brincadeiras com o bebê.

Segurar um bebê de 7 meses no colo é muito tranquilo. Ele já sustenta sua cabeça e ajeita suas pernas na cintura de quem o está segurando, dividindo o peso que antes eram suportados somente pelos braços. Mas é bom estar sempre atento para que o bebê não se desequilibre.

Aos 7 meses os bebês amam brincar com a água. Em dias quentes a água, além de trazer diversão, também deixará o bebê mais fresquinho e relaxado para uma incrível noite de sono. Lembre-se de estar sempre perto, não saia nem por 1 minutinho. Você sabia que a principal causa de morte na infância é o afogamento? Brincar na água sim, mas sempre com um adulto bem pertinho.

Você pode se deparar com o bebê chorando e reclamando e não encontrar uma razão para essa atitude. Muitas vezes nem mesmo o bebê sabe a razão, afinal ele ainda está aprendendo a lidar com emoções, vontades, ansiedade, cansaço e até alegrias. Havendo qualquer dúvida sobre o estado de saúde ou desconfiança de que esteja com dor, converse com o pediatra.

Para que seu bebê se sinta motivado, tente deixá-lo em um lugar seguro e coloque brinquedos um pouco além de seu alcance. Ele irá se esforçar para alcançá-los e cada brinquedo que ele pegue terá um sabor de vitória e estímulo para enfrentar o próximo desafio.

Por falar em brinquedos, os sonoros são sucesso garantido. Ao perceber que apertando aqui ou alí o brinquedo emite sons, o bebê começa a lidar com a causa e efeito, uma nova descoberta muito interessante e que despertará horas de brincadeiras divertidas. Atenção ao volume dos brinquedos.

Para o período de inverno é bom ficar atento com as roupas apertadas que podem prejudicar seu movimento. Ao notar que os braços não se levantam, a cintura está marcada ou a calça curta, é hora de investir em roupas maiores.

O segundo dentinho inferior deve estar nascendo. Geralmente o os primeiros dentinhos a nascer são os inferiores, então observe a gengiva. É normal durante essa fase o bebê ficar mais irritado e buscando brinquedos, objetos ou mesmo suas mãos para morder. Alguns mordedores com água e que podem ser resfriados em geladeira (não congele) podem aliviar essa sensação incômoda dos dentes nascendo.

Leia também: Dentinho de leite nascendo torto? Veja o que fazer

Alimentação

 

Novos alimentos, sabores, cores e texturas! São tantas descobertas que alguns alimentos podem ser rejeitados num primeiro momento, mas ao oferecer mais algumas vezes o sabor começa a ser reconhecido e agradar até o paladar mais exigente.

É importante variar sempre os alimentos, inclusive não repetindo o cardápio do almoço no jantar. Procure comprar alimentos frescos para preparar as refeições e, se possível, orgânicos.

Leia também: Como congelar papinha de bebê.

Uma recomendação importante é que você nunca bata a papinha no liquidificador para que as fibras do alimento não sejam quebradas. Utilize sempre um garfo para amassar bem e, sempre que preciso, passe a papinha por uma peneira para facilitar a ingestão nas primeiras semanas.

Leia também: Receita básica de papinha/sopinha para bebê

O leite continua sendo fundamental na alimentação do bebê. Siga as orientações do pediatra corretamente para que seu bebê esteja sempre bem alimentado.

Sono do bebê de 7 meses

Com a introdução dos alimentos sólidos e a rotina do jantar, muitos bebês começam a dormir a noite toda, porém isso não é uma regra já que cada bebê é único e possui necessidades diferentes, além de que os hábitos familiares também influenciam em sua rotina.

Como seu bebê já sabe exatamente como está se sentindo, é possível que ele reclame quando colocado no berço ou quando percebe que está sendo ninado para dormir. A reclamação pode até virar choro e muito barulho. Nesta hora a dica é manter a calma e a rotina, utilize as ferramentas de comunicação mais eficazes para essa idade: expressões faciais e tom de voz firme e baixo.

Leia também: Tabela de horas que as crianças precisam dormir por dia. De 0 a 12 anos.

Antes da hora de dormir tenha uma rotina relaxante com o bebê, confira essa dica:

Rotina noturna do sono do bebê

– 1 hora antes da hora de dormir desligue televisores, músicas e qualquer estímulo que possa deixar o bebê atento;
– prepare um banho morno com brinquedinhos próprios para bebê;
– dê um banho relaxante, conversando baixinho, cantando cantigas infantis tranquilas;
– após o banho faça uma massagem leve com creme hidratante infantil;
– coloque uma roupinha confortável para o bebê dormir;
– imediatamente alimente o bebê, com leite materno ou fórmula infantil, já com as luzes apagadas e sem sons, conversas ou músicas;
– ao notar que o bebê adormeceu aguarde mais alguns minutos antes de colocá-lo no berço para que ele esteja bem relaxado.

Cuidados

 

Como seu bebê ainda coloca tudo na boca, a higiene dos brinquedos e de suas mãos é fundamental para uma boa saúde e evitar gripes, viroses, entre outros males. Mas vale lembrar que o exagero também não é saudável, tentar manter todos os ambientes que o bebê frequenta extremamente limpos, além de desgastante para você, não permitirá que o sistema imunológico do bebê trabalhe corretamente, ou seja, ela precisa lutar contra micro-organismos para se tornar mais eficiente.

Veja também: Tabela de peso e altura para meninos de 0 a 2 anos e Tabela de peso e altura para meninas de 0 a 2 anos. As tabelas são baseadas nos dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) e apresentam os valores mínimos, médios e máximos considerados normais.

Saúde

 

É hora da segunda dose da vacina contra gripe.

Nunca medique seu filho seu filho sem o consentimento do pediatra!

Vacinas
vacina02_shutterstock

Segunda dose da vacina contra Influenza (gripe).

Bebês prematuros

Se o seu filho nasceu prematuramente, ele levará um pouco mais de tempo para apresentar as características citadas. Por esta razão os prematuros possuem duas datas, a cronológica (data do nascimento) e a corrigida (data prevista do parto). Para acompanhar o desenvolvimento do bebê considere a data corrigida.

A mamãe

 

Finalmente você começa a ter um pouco mais de energia e uma noite de sono decente. A tendência é que você se sinta mais disposta a cada dia, afinal os primeiros meses foram exaustivos e você merece cada minuto de descanso. Já parou para pensar como eram nas primeiras semanas em que você conseguia dormir tão pouco e ainda assim cuidar do seu bebê? Se você ainda se sente desgastada, aproveite as sonecas do bebê para descansar e fique atenta à sua alimentação, refeições equilibradas e saudáveis são essenciais para seu bem-estar.

Uma dica que pode lhe ajudar a ter ainda mais disposição é a volta da rotina. Defina toda a rotina do bebê com os horários das refeições, amamentação, sono da tarde, passeios, brincadeiras e sono noturno. Aproveite os momentos em que seu bebê está dormindo para cuidar de você e, claro, para relaxar também.

Dividir os cuidados do bebê com o papai também é importante para que você não se sinta sobrecarregada, e para que o papai também interaja com o bebê do seu modo. Os avós muitas vezes dão um excelente suporte para que você tenha seu momento de folga junto com o papai. Se o problema é aguentar os conselhos dos avós experientes sobre os cuidados com seu bebê, é bacana ouvir sem que isso te abale, coloque na balança o quanto eles te ajudam e a importância que é para seu bebê conviver com os avós e o quanto ele irá aprender com eles e se sentir amado.

Com a rotina em andamento, tente negociar com o companheiro, parentes ou amigos umas horinhas para ficar com o bebê e te liberar para uma repaginada. Tome um banho demorado, faça as unhas, corte os cabelos, enfim, dedique seu tempo a você!

Se você ainda se sente em uma montanha russa de sentimentos, é aconselhável procurar por ajuda médica, já que com 7 meses do parto os hormônios já deveriam estar em ordem e não interferir tanto em seu humor.

Cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Havendo qualquer dúvida fale sempre com o pediatra, somente ele está apto a avaliar o desenvolvimento do seu filho está adequado para a idade.

Você também pode gostar de ler:

Desenvolvimento do bebê de 6 meses
Dicas para evitar acidentes com as crianças no banheiro

Viagem de avião com bebês e crianças
Noites de mamãe e bebê

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Desenvolvimento do bebê de 5 meses

Desenvolvimento do bebê de 5 meses: sentidos, comportamento, saúde, vacinas, dicas para mamães e muito mais.

Um comentário

  1. Meu filho está com sete meses já tem 6 dentes os dois de baixo e 4 em cima e pesa quase 9 quilos ele alimenta com patinha no almoço e janta e mama entender fruta mais ele sempre recusa . meu bebe Sempre foi muito bonzinho nunca deu trabalho dorme a noite toda. Porém ao completar 7 meses vem ficando bravo birrento não deixa eu fazer ele dormir acorda a noite toda. É normal?! Não aguento ver ele chorando e as 5 6 vezes que ele chora eu já levanto, não sei se minha atitude está correta. Muita das vezes ele já acorda chorando mais de olho fechado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.