Home / Filhos / O bebê mês a mês / Desenvolvimento do bebê de 3 meses

Desenvolvimento do bebê de 3 meses

Seu bebê entrou no 4º mês de vida e está se desenvolvendo cada dia mais. Acompanhe com a gente o desenvolvimento do bebê de 3 meses, dicas para a mamãe, saúde, vacinas, estímulos e muito mais.

O seu bebê já reconhece a mamãe não só pelo cheiro ou voz, mas também utilizando sua visão!

Menino logo-FILHO

Altura mínima: 57,3 cm
Altura máxima: 65,5 cm
Peso mínimo: 5,0 kg
Peso máximo: 8,0 kg

Meninalogo-FILHA

Altura mínima: 55,6 cm
Altura máxima: 64,0 cm
Peso mínimo: 4,5 kg
Peso máximo: 7,5 kg

O desenvolvimento do bebê de 3 meses

bebe de 3 meses
Foto: Sherry & John

A boca continua sendo seu principal sentido para explorar objetos, inclusive sua própria mão. Por falar em mãos, agora neste 4º mês de vida o bebê começa a abrir suas mãos, um ótimo sinal do seu desenvolvimento.

O bebê já reconhece a mamãe, papai e pessoas de seu convívio, o que poderá fazer com que ele apresente suas preferências de colo, mas geralmente essa atitude demora mais algum tempo para aparecer.

Aproveite essa fase da criança para conversar, apresentar objetos, passear narrando o que vocês podem ver. Apesar do filhote ainda não falar toda essa informação já está sendo armazenada e o aprendizado acontecendo. Ler livros mostrando figuras também é um ótimo estímulo auditivo, visual e um incentivo futuro para a leitura.

Os sentidos

Sua visão se desenvolve cada dia mais e ele já consegue acompanhar objetos por 180° virando a cabeça e os olhos. Outra conquista da visão é que ele agora consegue identificar quem é a mamãe e pessoas de seu convívio utilizando esse fabuloso sentido.

Suas pequenas mãos conseguem segurar pequenos objetos por mais tempo e explorar as texturas. Nesta fase os objetos macios geralmente são os mais atraentes.

A audição está mais treinada e ele já tenta localizar a origem de alguns sons.

Os bebês mais precoces além de emitirem alguns sons, podem começar a cantar especialmente perto da hora de dormir, quase como uma cantiga de ninar.

Comportamento, estímulos, brincadeiras e brinquedos

O bebê já começa a participar de conversas balbuciando e vocalizando. Já conquista as pessoas a sua volta sorrindo e mostrando sua simpatia. Impossível não se derreter com um sorriso banguela do bebê!

Quando colocado de bruços ele consegue sustentar sua cabeça erguida por mais tempo e já começa a se esforçar para erguer também o tórax apoiando sozinho em seus braços. Equilibrar sua cabeça é mais um indício de que o desenvolvimento psicomotor do bebê está ótimo.

Ao ser colocado sentado com apoio, consegue firmar a cabeça. Esta posição é muito rica para o desenvolvimento pois estimula o bebê a procurar por sons, cores e objetos utilizando sua visão. O carrinho de bebê e o bebê conforto servem bastante para este propósito. Estimule o bebê a pegar objetos que estejam ao seu alcance, segure brinquedos próximos ao bebê movimentando lentamente e conversando com o filhote.

Prepare-se para atender as vontades do bebê que agora chora ao notar que está sozinho. Como as glândulas do canal lacrimal estão em pleno funcionamento, agora o bebê começa a lacrimejar quando chora.

A brincadeira preferidas dos bebês em seu 4º mês de vida é esconde-esconde. Cubra o seu rosto com as mãos ou uma fraldinha e pergunte onde você está. Na sequencia mostre seu rosto e perceba a felicidade do bebê. Esta brincadeira também é um excelente aprendizado ao bebê que começa a descobrir que mesmo que ele não possa ver você pode estar por perto.

Alimentação

O bebê necessita somente de leite materno em seus primeiros 6 meses de vida. Comece a observar o choro do bebê, geralmente o choro mais rouco seguindo de pequenas tosses significa fome, enquanto o choro agudo indica alguma dor.
Para que suas necessidades nutricionais sejam supridas ele precisa ingerir cerca de 600ml de leite por dia, o que significa cerca de 400 a 900 calorias por dia.

Leia também: 10 sinais de que seu bebê está mamando o suficiente

Como estimular para uma noite inteira de sono

Finalmente o sono da maioria dos bebês começa regular durante o 4º e 5º mês de vida, o que significa dormir mais a noite e só esporadicamente acordar para mamar. Vale lembrar que uma noite de sono significa 6 a 7 horas, se o seu bebê dormir mais do que 6 horas por noite você é privilegiada! Alguns bebês precisarão de mais alguns meses para ajustarem seu sono noturno.

Durante o dia mantenha a rotina da casa inclusive enquanto o bebê cochila. Não apague luzes ou diminua o som de conversas, televisores e demais sons da casa. Nesta idade o bebê necessita de 2 cochilos, uma pela manhã e outro a tarde, mas bebês mais preguiçosos podem dormir um pouco mais.
Antes da hora de dormir tenha uma rotina relaxante com o bebê, confira essa dica:

Rotina do sono do bebê

– 1 hora antes da hora de dormir desligue televisores, músicas e qualquer estímulo que possa deixar o bebê atento;
– prepare um banho morno com brinquedinhos próprios para bebê;
– dê um banho relaxante, conversando baixinho, cantando cantigas infantis tranquilas;
– após o banho faça uma massagem leve com creme hidratante infantil;
– coloque uma roupinha confortável para o bebê dormir;
– imediatamente alimente o bebê com as luzes apagadas e sem sons, conversas ou músicas;
– ao notar que o bebê adormeceu aguarde mais alguns minutos antes de colocá-lo no berço para que ele esteja bem relaxado.

Cuidados

O bebê já explora objetos e os coloca em sua boca, o que requer cuidado redobrado! Esteja sempre alerta com tudo que está próximo ao bebê para evitar que ele coloque objetos impróprios, sujos ou mesmo tóxicos na boca.

Se você vai sair de carro com o filhote, certifique-se que a cadeirinha está instalada corretamente e que seja própria para a idade da criança. Esta deverá estar voltada para a parte de trás do veículo.

Apesar de muito pequeno, jamais deixe o bebê sozinho em trocadores, camas e outros locais que não sejam perfeitamente seguros, pois eles podem se movimentar e cair.

Saúde

O seu bebê sofre com as cólicas? Quando a cólica aparecer fique com o bebê em seu colo, barriga com barriga, para que ele possa sentir seu calor. Bolsa de água morna, banho morno, especialmente no ofurô especial para bebês, também ajudam a aliviar esse desconforto. Se o choro persistir procure sempre o pediatra.

Se você notar umas casquinhas amareladas na cabecinha do bebê não tente retirar com unha ou qualquer objeto. Essas casquinhas é a dermatite seborréica, muito comum nos bebês. Saiba mais e como cuidar acessando:
Descamação na cabeça do bebê – casquinha, caspa ou crosta

Vacinas
vacina02_shutterstock

Meningocócica C conjugada

Bebês prematuros

Se o seu filho nasceu prematuramente, ele levará um pouco mais de tempo para apresentar as características citadas. Por esta razão os prematuros possuem duas datas, a cronológica (data do nascimento) e a corrigida (data prevista do parto). Para acompanhar o desenvolvimento do bebê considere a data corrigida.

A mamãe

Se você amamenta o seu bebê, fique atenta com a sua alimentação e ingestão de líquidos. Uma alimentação equilibrada garantirá vitaminas e minerais necessários para manter a sua saúde e a do bebê em ordem.

Talvez você esteja insatisfeita com suas curvas pós-parto. Se você não é uma daquelas atrizes e cantoras famosas ou mesmo umas das poucas privilegiadas, o comum é que você recupere seu peso e forma após 1 ano do nascimento do bebê, mas de qualquer forma você poderá aposentar aquelas calças para gestante – com elástico – em breve, e se concentrar a perder os quilinhos restantes com caminhadas e exercícios moderados, pois exercícios mais pesados podem inibir a produção do leite.

Se você não está curtindo a maternidade como você acha que deveria, está se sentindo triste, depressiva, exausta e com dificuldade para enfrentar sua nova rotina, é importante que você procure por ajuda médica. Converse com seu marido, mãe, irmã, amiga ou pessoa próxima, muitas vezes o suporte que eles podem lhe oferecer ajudará a aliviar a pressão desses primeiros meses.

Cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Havendo qualquer dúvida fale sempre com o pediatra, somente ele está apto a avaliar o desenvolvimento do seu filho está adequado para a idade.

Você também pode gostar de ler:

Desenvolvimento do bebê de 2 meses
Desenvolvimento do bebê de 4 meses

Gravidez: Vídeo do desenvolvimento fetal
Como lavar roupinhas de bebê
Viagem de avião com bebês e crianças

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Foto: Sherry & John

Desenvolvimento do bebê de 5 meses

Desenvolvimento do bebê de 5 meses: sentidos, comportamento, saúde, vacinas, dicas para mamães e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.