Home / Filhos / O bebê mês a mês / Desenvolvimento do bebê de 8 meses

Desenvolvimento do bebê de 8 meses

Ao completar 8 meses o seu bebê entrou no 9º mês de vida. Acompanhe com a gente o desenvolvimento do bebê de 8 meses, dicas para a mamãe, saúde, vacinas, estímulos e muito mais.

Nessa idade o bebê está descobrindo que tem um mundo todo a ser explorado, são tantas coisas para experimentar que essa fase é lembrada como a fase da inquietude!

Meninologo-FILHO

Altura mínima: 66,2 cm
Altura máxima: 75,0 cm
Peso mínimo: 6,9 kg
Peso máximo: 10,7 kg

Meninalogo-FILHA

Altura mínima: 64,0 cm
Altura máxima: 73,5 cm
Peso mínimo: 6,3 kg
Peso máximo: 10,2 kg

O desenvolvimento do bebê de 8 meses

Foto: Sherry & John
Foto: Sherry & John

 

Com 8 meses de idade o bebê ainda precisa demanda muita atenção. Devido sua mobilidade cada vez mais avançada, o bebê começa a pedir para brincar no chão e explorar cada vez mais suas novas habilidades.

Evite comparar seu bebê com os demais. Cada criança é única e se desenvolve em seu tempo. Se tiver alguma dúvida sobre o desenvolvimento correto do seu bebê, converse sempre com o pediatra e não se apegue aos comentários de terceiros.

Os sentidos

Sua coordenação está cada vez melhor, agora ele já começa a bater palminha. Cantar cantigas infantis com o bebê, além de estimular a bater palmas, é um ótimo treinamento vocal e auditivo. As rimas das músicas deixam a criança envolvida e em pouco tempo ele reconhecerá as músicas para cantar com você.

O bebê já treina sua vocalização, testando vários e diferentes tons que sua boca pode produzir. Seus barulhinhos ainda não podem ser interpretados como palavras, mas esse treinamento é fundamental para que logo menos você comece a ouvir um delicioso “mamá” e “papá”. Continue estimulando a fala conversando com o bebê pronunciando bem as palavras.

Ele já consegue ficar mais tempo em pé quando segurado pelas mãos por um adulto. Festeje suas conquistas!

Comportamento, estímulos, brincadeiras e brinquedos

A frustração é um sentimento comum para os bebês de 8 meses, que sabem o que querem, mas ainda não conseguem chegar até o objeto ou manusear como gostaria. Nessa fase os pais precisam adivinhar algumas vontades para que o bebê fique mais tranquilo.

Brincar é fundamental! Empilhar blocos para que o bebê derrube, brincar de “Achou”, de fazer sons com as boca, cantar, enfim, são tantas brincadeiras que seu bebê já adora e tantas outras para descobrir. Deixe seu lado criança aparecer e brinquem muitos juntos.

Por falar em brincar, seu bebê não precisa de muitos brinquedos ao mesmo tempo. Selecione algumas opções coloridas e seguras. Não se esqueça de incluir aquele brinquedo favorito e misturar com outros que podem estar esquecidos no fundo da caixa.

O chão continua sendo o lugar mais seguro para o bebê brincar, desde que longe de escadas e objetos que tragam riscos se levados à boca ou que possam cair em cima da criança. Você começará a lidar com os protestos do pequeno sempre que um objeto lhe for tirado, especialmente aquele que ele pegou sem sua permissão. Não ceda, a segurança de seu filho está sempre em primeiro lugar, e lidar com “nãos” é essencial para formar um adulto educado e respeitoso.

Nesta fase o bebê leva tudo para a boca, o que inclui dedos de outras pessoas e até a perna do cachorro. Ao notar que ele está mordendo, o que é comum especialmente quando os dentes estão nascendo e provocando desconforto, interrompa essa atitude. Apesar de ainda não entenderem que morder provoca dor, é importante que eles percebam que morder não é um bom comportamento.

Alimentação

Com pelo menos 2 refeições sólidas ao dia (almoço e jantar), que são imprescindíveis para fornecer todos os nutrientes que seu bebê precisa para crescer forte e saudável, o leite também continua sendo fundamental na alimentação do bebê.

Mamães que amamentam no peito começam a sentir que o bebê está mamando menos vezes, ou mesmo sem aquela voracidade de antes. O que é perfeitamente normal, já que os alimentos sólidos complementam sua dieta. Nessa fase é comum amamentar o bebê cerca de 4 vezes ao dia.

Leia também: Como congelar papinha de bebê Receita básica de papinha/sopinha para bebê

Sono do bebê de 8 meses

O cansaço e o sono dos bebês é facilmente sentido em seu humor. Eles ficam mais irritadiços, bravos e difíceis de agradar. Outro sinal de soninho é o ato de coçar os olhos.

Quando o bebê já possui uma rotina de sonecas e sono noturno, você consegue prever os sinais de cansaço e planejar os passeios, encontros e festas para os horários em que ele esteja acordado. Mesmo assim você pode se deparar com situações em que precisa sair e seu bebê resolveu dormir antes do previsto atrasando todo seu cronograma.

Não há como negar que os eventos sociais sofrerão alguns ajustes com o nascimento dos filhos, você não será mais tão pontual como antes e seus horários também precisarão se ajustar para que todos se divirtam.

Leia também: Tabela de horas que as crianças precisam dormir por dia. De 0 a 12 anos.

Cuidados

Parece que os bebês nascem com um radar para sujeiras e perigo! Seja ainda mais cauteloso nessa fase, já que o bebê começa a se deslocar e pode alcançar pequenos objetos e cacas pelo chão e levar à boca.

Baldes, bacias, piscinas residenciais e vaso sanitário aberto são extremamente perigosos e a principal causa de afogamento na infância. Redobre a atenção e cuidados em sua casa para promover ainda mais segurança ao seu bebê.

Leia também: Saiba como evitar acidentes domésticos com crianças e Dicas para evitar acidentes com as crianças no banheiro.

Cuidados básicos em sua casa:

  • proteções para as quinas das mesas;
  • travas para portas e gavetas;
  • prenda os tampos soltos de mesas e prateleiras;
  • tranque remédios, produtos de limpeza, vidros, bebidas alcoólicas e produtos tóxicos em locais seguros e fora do alcance;
  • não cozinhe perto do bebê;
  • não deixe cabos de panelas para fora do fogão;
  • prefira os queimadores de trás do fogão;
  • feche o acesso à cozinha quando estiver usando o forno;
  • instale rede nas janelas e sacadas;
  • providencie proteção para piscinas;
  • proteção para as escadas;
  • não deixe objetos de decoração ao alcance.

Saúde

Veja também: Tabela de peso e altura para meninos de 0 a 2 anos e Tabela de peso e altura para meninas de 0 a 2 anos. As tabelas são baseadas nos dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) e apresentam os valores mínimos, médios e máximos considerados normais.

De acordo com o calendário vacinal da Sociedade Brasileira de Pediatria, não há vacinas para bebês de 8 meses.

Nunca medique seu filho seu filho sem o consentimento do pediatra!

Bebês prematuros

Se o seu filho nasceu prematuramente, ele levará um pouco mais de tempo para apresentar as características citadas. Por esta razão os prematuros possuem duas datas, a cronológica (data do nascimento) e a corrigida (data prevista do parto). Para acompanhar o desenvolvimento do bebê considere a data corrigida.

A mamãe

Seu bebê está crescendo tão rápido, não é mesmo? Você pode estar passando por um misto de emoções que vão desde o “quero mais um bebê” até “como é que eu passei por todos esses 8 meses e ainda estou viva?”. Querer mais um bebê porque já está com saudade do seu filho pequenininho é perfeitamente normal. Ao mesmo tempo lembrar de todas as noites mal dormidas e toda intensidade desses primeiros meses é de tirar o fôlego. A dica é relaxar e curtir seu bebê, curtir cada fase, afinal elas passam tão rápido e o que realmente fica são as ótimas lembranças. E não esqueça de fotografar!

Essa fase ainda é muito cansativa para a mamãe, que precisa preparar refeições especiais para o bebê, intercalar com amamentação, higiene, estímulos, banho de sol… enfim, os 8 meses são bem exaustivos, porém extremamente satisfatórios, especialmente quando seu bebê abre um lindo sorriso cheio de amor para você.

Claro que os bebês nem sempre são tão amorosos, lidar com as birras do pequeno depois de tanta dedicação a deixa ainda mais cansada e frustrada. Lembre-se de tirar um tempo para você também, não se esqueça que as suas necessidades são tão importantes quanto a de cada um de sua família.

Não se compare com outras mamães, ainda mais quando estamos falando da vida nas redes sociais. Por mais que aquela sua amiga viva compartilhando fotos felizes e relatos de uma maternidade perfeita, a realidade não é bem essa. Ser mãe também implica em dias não tão agradáveis, cansaço, mau humor, cabelo despenteado, unhas por fazer e até momentos em que sente saudade da vida antes dos filhos. Porém se a tristeza é muito presente em sua vida, não deixe de se abrir com pessoas de sua confiança e procurar por ajuda especializada.

Vida amorosa

A sua vida amorosa também requer atenção. É natural que, com a maternidade, você tenha se dedicado muito mais às necessidades de seu bebê do que à sua quanto mulher ou a de seu companheiro. Se o bebê dorme em seu quarto, a vida íntima fica ainda mais comprometida.

Dedique alguns momentos para o casal, é importante vocês se sentirem parceiros na criação dos filhos e também na intimidade.

Cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Havendo qualquer dúvida fale sempre com o pediatra, somente ele está apto a avaliar o desenvolvimento do seu filho está adequado para a idade.

Você também pode gostar de ler:

Desenvolvimento do bebê de 7 meses
Justiça proíbe venda de andador infantil no Brasil

Viagem de avião com bebês e crianças
Noites de mamãe e bebê

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Desenvolvimento do bebê de 5 meses

Desenvolvimento do bebê de 5 meses: sentidos, comportamento, saúde, vacinas, dicas para mamães e muito mais.

2 comentários

  1. Paulo César Alexandre

    Olá.
    Sou pai de uma menina de 10 meses e 20 dias.
    Na última consulta à pediatra, fomos informados que tanto o peso quanto o comprimento de nossa filha estão adequados, ou seja 71 cm de comprimento e aproximadamente 8,290 kg.
    Porém a pediatra nos alertou que anteriormente o peso estava abaixo.
    Porém o que nos deixou mais preocupados foi o detalhe de que o crescimento nas três últimas medições não evoluiu ou seja tanto na última medições, penúltima e antipenúltima foi de 71 cm.
    O que devemos fazer?
    Grato,
    Paulo

    • Almanaque dos pais

      Olá Paulo,
      As medições de um bebê nem sempre são precisas, já que o pescoço pode ficar um pouco mais encolhido ou esticado durante a medição que acontece com a criança deitada. A pediatra deve ter colocado os dados de cada medição num gráfico de percentil, que é utilizado para verificar se há algum problema no crescimento ou peso, como ela não alertou para nenhum problema, o crescimento deve estar dentro de parâmetros normais (especialmente porque os dados atuais estão adequados para a idade).
      Como você está inseguro, o ideal é que você converse novamente com a pediatra e, se sentir necessidade, peça para ver o gráfico de percentil para ver em qual média de desenvolvimento está sua filha.
      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.