Home / Filhos / Artigos para bebês / Justiça proibe venda de andador infantil no Brasil

Justiça proibe venda de andador infantil no Brasil

Após ação civil pública elaborada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) a Justiça no Rio Grande do Sul suspendeu em caráter liminar a comercialização e venda de andadores infantis em todo o país.

bebe-andador-infantilA SBP considera que os andadores infantis dão uma mobilidade inadequada para a etapa de vida dos bebês, além de poder causar acidentes graves, inclusive com morte. O andador dá mobilidade para os bebês e se aproximarem  de fogões, piscinas, escadas e produtos tóxicos.

Outro agravante é que nenhum andador infantil possui selo do INMETRO, ou seja, não existe conformidade com as normas técnicas do produto. Não existe na Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) nenhuma norma relacionada aos andadores infantis.
De acordo com a SPB, no ano passado, 850 crianças de 7 a 15 meses receberam atendimento médico emergencial por acidentes em andadores, sendo 60% delas com lesão na cabeça.
Algumas mães avaliam que o equipamento ajuda a desenvolver a marcha.

A Juíza Lizandra Cericato Villarroel, de Passo Fundo (RS), citou artigos da Constituição Federal, do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto da Criança e Adolescente em sua ordem. Trecho da decisão: “Pelo só fato das especificidades e da natureza do produto que se destina a bebês e crianças na fase de aprendizado do ato de caminhar, portanto, em situação biológica de vulnerabilidade potencializada, seja proibida a comercialização visando assegurar os direitos fundamentais à vida e à segurança”.

A Juíza fixou multa de R$5.000,00 por cada dia de desrespeito à liminar. Caso não seja possível ao Inmetro atestar a qualificação dos produtos, a proibição na venda de andador infantil se estenderá até o final da ação.

Em julho o Inmetro analisou dez marcas de andadores infantis e todas foram reprovadas. Somente no Canadá o uso de andador infantil é proibido.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Ganhar dinheiro comprando fraldas e artigos infantis

Ganhar dinheiro comprando fraldas e artigos infantis

Já imaginou ganhar dinheiro comprando fraldas e artigos infantis? Isso é possível com a Cambyo, que devolve parte do dinheiro das suas compras online.

2 comentários

  1. Aldeane Barbosa

    Até hoje os andadores continuam a venda no mercado. Inclusive de marcar conceituadas! E alguns já possui o selo do INMETRO. Comprar ou não comprar ??? A dúvida sempre vai existir.

    • Almanaque dos pais

      Olá Aldeane,
      A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que NÃO se compre. Além de não contribuir para o equilíbrio e o andar da criança, o andador apenas aumenta a incidência de acidentes domésticos.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.