Home / Filhos / Saúde / Vacinas / Vacina Pentavalente – DTP+Hib+HB

Vacina Pentavalente – DTP+Hib+HB

A Vacina Pentavalente protege a criança de 5 doenças e substituiu a antiga Vacina Tetravalente, pois incluiu também a vacina da Hepatite B.

Quem deve ser vacinado

Toda criança menor de 1 ano.
A vacina Pentavalente é integrante do Calendário Básico de Vacinação Infantil do Ministério da Saúde do Brasil.

Quais doenças a Vacina Pentavalente protege

A vacina Pentavalente protege a criança de 3 doenças:
Difteria ou Crupe: é causada por um bacilo, que produz uma substância tóxica, que atinge as amídalas e a faringe, onde provoca placas branco-acinzentadas. Essa placa pode causar obstrução total da garganta e levar à morte. É transmitida por meio de tosse ou espirro de uma pessoa para outra.
Tétano: é uma infecção causada por uma toxina produzida pelo bacilo tetânico, que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões na pele (tétano acidental) ou pelo coto do cordão umbilical (tétano neonatal) e atinge o cérebro. Caracteriza-se por contrações e espasmos, dificuldade em engolir e rigidez no pescoço. Os espasmos impedem a respiração podendo levar à morte, especialmente de crianças e idosos.
Coqueluche: é caracterizada por tosse seca comprida que danifica traqueia e brônquios. É transmitida pela saliva da pessoa contaminada. Mata principalmente crianças.
Haemophilus influenzae do tipo b: é uma bactéria que causa um tipo de meningite (inflamação das membranas que envolvem o cérebro), além de sinusite e pneumonia. Tem início súbito causando febre alta, dor de cabeça intensa, náusea, vômito e rigidez da nuca. Muito grave e letal.
Hepatite B: é uma doença infecciosa inflamatória do fígado. O primeiro episódio da doença provoca inflamação do fígado, vômitos, icterícia (amarelamento) e, raramente, morte. Já a hepatite B crônica pode eventualmente causar cirrose ou mesmo câncer.

Aplicação em 3 doses

A vacina é injetável e aplicada em 3 doses:
– 2 meses de idade
– 4 meses de idade
– 6 meses de idade

Reações à vacina

As reações mais frequentes são:
– ardência e/ou formação de pequeno nódulo no local da aplicação
– febre moderada
– dor
– vermelhidão no local da aplicação

Fontes: www.sbp.com.br e Wikipedia

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

seringa12 VACINAS

Vacina: BCG (Bacillus Calmette-Guérin) – Vacina contra a tuberculose

Quem deve ser vacinado A vacina BCG ID é aplicada no primeiro mês de vida …

5 comentários

  1. Meu bebe tomou a penta com 4 meses isso as 7:30 da manha eu fiquei monitorando a febre que chegou sempre 37.6 37.8 quando bateu 38.1 meu filho confucionou em meus braçosveu estava amamento sai correndo para o hospital, quase perdi meu filho por conta dessa vacina ,o rostinho ficou todo vermelho deu pintinhas pelo corpo e sem contar que ele entortou todo boca braços pernas tudo foi por Deus que não perdi.Agora mes que vem ele fara 6 meses estou com medo de dar a vacina mesmo sendo acelular estou com o coração apertado.

    • Almanaque dos pais

      Olá Patrícia,
      Você já conversou com o pediatra sobre a reação que seu filho teve e seu receio pelo reforço da vacina? Pode ser interessante um acompanhamento ainda mais próximo após a vacinação para evitar que a reação aconteça ou, se acontecer, que seja bem mais leve do que na primeira vez, já que esse tipo de reação é muito rara.
      Beijos

    • Olha minha preocupação é nesse momento que alguma coisa dá errado, nem os médicos sabem o que fazer, já aconteceu comigo, e quiseram me fazer acreditar que foi ataque epilético. Por ser raro eles simplesmente ignoram e se eu como mãe me recusar a vacinar meu filho posso ser punida.

      • Almanaque dos pais

        Olá Rita,
        Por isso é muito importante você confiar no pediatra do seu filho e receber todo apoio e assistência necessária para que problemas como esse sejam prontamente atendidos na primeira incidência e evitados ou amenizados em caso se reforços de vacina.
        Beijos

  2. Sobre a vacina pentavalente, meu filho tem 5 anos e tomou essa vacina a dois dias atraz, no primeiro dia ficou com um nodulo do tamanho de uma laranja, estou indo pro terceiro dia e ta maior, o q faço acho que isso nao é normal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.