Quem deve ser vacinado
A vacina BCG ID é aplicada no primeiro mês de vida da criança acima de 2Kg. Caso não seja aplicada na unidade neonatal, ela deverá ser aplicada logo no primeiro comparecimento ao posto de saúde.
A BCG ID é integrante do Calendário Básico de Vacinação Infantil do Ministério da Saúde do Brasil.
Em comunicantes domiciliares de hanseníase uma segunda dose poderá ser aplicada com intervalo mínimo de 6 meses após a aplicação da primeira dose.
Aplicação
Através de injeção a BGC ID é aplicada preferencialmente no braço direito. Após 2 a 6 semanas uma pequena lesão se forma no local da vacina. Aos poucos ela cicatriza e forma uma marquinha no braço da criança. Caso não apareça a lesão e cicatriz a criança será vacinada novamente aos 6 meses de idade.
Lesão e cicatrização
A lesão NÃO deverá ser tratada com medicamentos, ou ter a casquinha removida. Esta deverá cicatrizar sozinha em torno de 6 a 10 semanas após a vacinação. É normal, durante o processo de cicatrização, uma discreta secreção no local, que também não deverá ser tratada com medicamentos.
Indicação
A BCG imuniza a criança contra formas graves da tuberculose – miliar e meníngea -. A tuberculose é uma doença transmitida através da saliva e afeta diversos órgãos, especialmente os pulmões.
Contraindicação:
A vacina é contra indicada em crianças portadoras do vírus HIV e que apresentam sintoma desta doença.
Em crianças com peso inferior a 2Kg recomenda-se adiar a aplicação da vacina.
Em alguns casos de afecções dermatológicas extensas em atividade também é recomendado adiar a aplicação.
Fontes: www.sbp.com.br e Wikipedia