Ícone do site Almanaque dos Pais

Até quando devo escovar os dentes do meu filho?

Até quando devo escovar os dentes do meu filho?

As crianças chegam ao mundo como seres indefesos e totalmente dependentes dos pais, e nós somos os responsáveis por ensinar as primeiras tarefas, como os hábitos de higiene.

Foto: Reprodução www.feldhausdentistry.com

A higiene bucal é um hábito que deve ser introduzido na vida das crianças desde muito cedo, antes mesmo dos dentes nascerem para criar uma rotina, e como as crianças estão no início de um eterno processo de aprendizado, a coordenação não está totalmente desenvolvida e treinada para realizar uma boa escovação sozinha, necessitando da ajuda de um adulto.

Cabe aos pais ou responsáveis a tarefa de ensinar a escovação e para isso, devemos sempre lembrar que aprendemos OLHANDO, OUVINDO e TREINANDO. Portando, mostre ao seu filho como escovar os dentes, explique os movimentos e ajude-o nos primeiros anos, até que você perceba que ele está apto a fazer tudo sozinho.

Mas a grande pergunta é: Até quando devo escovar os dentes do meu filho?

Toda criança tem um TIME, algumas são precoces e outras demoram um pouco mais para atingir os mesmos resultados.

Do nascimento até os 4 anos, os pais devem ajudar as crianças na escovação. Incentivar a hora da higiene com historinhas, músicas e brincadeiras podem fazer este momento mais atrativo.

Dos 4 aos 6/8 anos, a criança já consegue manipular a escova sem se machucar e pode escovar os dentes sozinha, mas sabemos que não será A ESCOVAÇÃO PERFEITA e por isso devemos ter a supervisão de um adulto que poderá dar ajudinha aqui e outra ali para complementar.

De acordo com a odontopediatria, uma média para a total independência dos pais é aos 8 anos, quando a criança possui uma coordenação desenvolvida e bem treinada para realizar esta tarefa.

Dica:

Dê o exemplo para seu filho, escove os dentes junto com ele, mostre como você faz os movimentos e deixe-o treinar.

Leve-o a um odontopediatra para que possa se acostumar com o ambiente e com o profissional, e também receber dicas de higiene de uma forma mais divertida, com manequins ou ursinhos cheios de dentes para a criançada escovar brincando.

Os dentistas possuem produtos que colorem o biofilme dental, mostrando o que o seu filho está limpando quando escova os dentes, e isso facilita o entendimento por parte da criança, além de dar uma dica para os pais de como está o desenvolvimento motor dos filhos em relação à escovação e se pode ou não dar a tão esperada independência.

Você também vai gostar de ler:

Meu filho não gosta de escovar os dentes
Creme dental com flúor: USAR ou NÃO para crianças?
Quando trocar a escova de dente infantil?
Higiene bucal do bebê

Sair da versão mobile