Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Higiene bucal do bebê

Higiene bucal do bebê

A boca não é composta só de dentes, nela encontramos outras estruturas tão importantes quanto, que compõe um complexo sistema responsável por funções importantíssimas como a nutrição e fonação (fala). Por isso, os cuidados bucais devem começar cedo na vida, até mesmo antes dos dentinhos do bebê nascerem – o que ocorre por volta dos seis meses de idade.

Foto: Lea Csontos
Foto: Lea Csontos

Por que fazer a higiene bucal se ainda não apareceram os dentinhos do meu filho?

A limpeza é importante, primeiro porque não tem idade para começar a higiene, e segundo porque quando aparecerem os primeiros dentinhos e precisar escovar, a criança já vai estar acostumada com algo “diferente” na boca e não irá reclamar da escovação, pois será parte da rotina.

Como fazer a higiene bucal no recém-nascido?

No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com tecido de algodão ou gaze macia umedecida com água potável enrolada no dedo indicador do papai ou da mamãe, para remover os resíduos de leite.

Como algumas pessoas acham dificuldade neste tipo de higienização, pois a boca do bebê é pequena ou simplesmente tem medo de machucar, pode usar cotonete embebido em água.

Alguns pediatras indicam dedeiras ou até mesmo escovas extra-macias compatíveis com a idade de cada bebê.

Quando usar creme dental e qual a melhor opção para seu bebê?

Com o nascimento dos dentinhos (mais ou menos aos 6 meses de idade), a limpeza deve ser feita com uma dedeira com cerdas de látex ou escovas dentais apropriadas para a idade do bebê, mas sem creme dental.

Atenção: se quiser usar a pasta de dente, prefira aquela que NÃO possui flúor na sua composição, pois a criança não sabe cuspir. O creme dental fluoretado só deverá ser utilizado após os 2 ou 3 anos de idade, quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso.

Quando as crianças deveriam começar a usar o fio dental?

É comum os dentes de leite nascerem com espacinhos entre eles, os chamados diastemas, mas com o tempo vão diminuindo.

Não devemos usar o fio dental nos bebês que apresentam estes espaços, pois pode machucar a gengiva.

O uso do fio dental deve ser iniciado pelos pais nas crianças com dente de leite e entre 2 e 6 anos de idade, que é quando os dentes começam a juntar um do lado do outro, e a medida que a criança desenvolve a coordenação manual, os pais podem ensinar como usar.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

chupeta-tchau

6 Dicas para dar tchau para a chupeta

A tendência é seu filho dar tchau para a chupeta espontaneamente, mas se isso não acontecer aqui estão algumas dicas para te ajudar neste processo...

2 comentários

  1. olá , minha filha tem 2 anos ,ela não deixa escovar os dentinhos dela o que posso fazer pra incentiva-la?

    • Oi Nathalia,

      Um dos passos mais importantes para estimular as crianças a escovar os dentes é o próprio exemplo dos pais, vocês podem chamá-la para escovar os dentes e colocar um banco firme para que ela possa se olhar no espelho e alcançar a pia como todo mundo, criando um momento da família, e uma rotina.
      Os pais devem ser firmes com os filhos, mas isso não quer dizer que precise ficar bravo ou falar em voz alta,que tal se abaixar para conversar com a sua filha, na altura dela, de igual para igual, explicando os benefícios da escovação, que vai remover os “bichinhos que podem comer os dentinhos” e deixar um gostinho bom na boca? O que você acha de criar um personagem super herói contra a cárie? Vocês podem se divertir em frente ao espelho na hora da escovação.
      Os pais sempre podem incentivar a criança dando atenção, tipo ir escovar os dentes ouvindo música ou contando uma história, fazer uma atividade que a criança goste após escovar os dentes, mas lembre-se que não pode deixar para cumprir a promessa mais tarde, pois a criança vai perder a confiança.
      Evite colocar medo na criança dizendo que se não escovar vai levar no dentista para tomar injeção ou usar o motorzinho. Isso faz com que a criança associe a escovação e o dentista com algo ruim, de tortura, e vai deixá-la traumatizada.
      Vocês também podem levá-la ao odontopediatra, que possui o consultório adaptado para crianças, com pias mais baixas, onde ensina os pequeninos a escovar os dentes.

      Espero ter ajudado!

      Beijos

      Dra. Taila Billa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.