Ícone do site Almanaque dos Pais

Grávida pode menstruar? Sangramento durante a gravidez

Aproximadamente 30% das gestantes em algum momento da gravidez apresentam sangramento. Isso significa que grávida pode menstruar? A resposta é não. Sangramento durante a gravidez pode ter diversas razões, mas não a menstruação, já que a menstruação é o processo em que o endométrio, que é o tecido que reveste o útero, descama após a fertilização do óvulo não ter resultado na implantação do embrião no útero, o que é uma situação diferente e oposta à gravidez.

Algo frequentemente confundido com a menstruação durante a gravidez acontece em torno de 1 de cada 4 mulheres no inicio da gestação onde muitas ainda não sabem que estão grávidas. Se trata do processo de nidação, onde o embrião é implantado no endométrio, ou seja, se instala no útero, onde irá se desenvolver até o nascimento.

Geralmente quando ocorre, o sangramento da nidação é suave, em outros casos pode chegar a ser confundido com a própria menstruação por suas características e duração (de dois a três dias). Este fenômeno costuma ocorrer entre o sexto e décimo dia posterior à fecundação do óvulo.

Por que ocorre o sangramento?

Quando o embrião está se instalando no útero são estabelecidas conexões vasculares com os pequenos vasos do endométrio por onde o feto irá obter nutrientes e oxigênio do sangue da gestante para desenvolver-se. Durante o processo a ruptura de pequenas veias e artérias que irrigam o endométrio pode acontecer o sangramento. O fato de normalmente coincidir com o período que a mulher espera a menstruação será uma razão lógica para confundir-se.

Diferentes gravidezes da mesma mulher podem apresentar padrões distintos sobre o sangramento ou não sangramento, bem como pode variar o volume do fluxo. Como já sabemos, cada gravidez é única.

O que fazer em caso de sangramento durante a gravidez?

Apesar do sangramento durante a gravidez despertar temores e sempre ser motivo para estar alerta e consultar o obstetra, normalmente não será um problema. No entanto, reforço que sempre que ocorra um sangramento é preciso informar o ginecologista obstetra de forma imediata .

Tipos de sangramento durante a gravidez

Além do sangramento que ocorre na implantação do embrião, outros pequenos sangramentos podem ser gerados por conta de esforços físicos. Em virtude da mucosa do colo do útero costumar estar mais irrigada, existe uma maior tendência de sangramento na primeira etapa da gravidez, geralmente não são graves, no entanto cabe ao obstetra descartar os riscos.

Sangramentos no primeiro trimestre da gestação podem indicar complicações como abortamento, gravidez ectópica ou mola hidatiforme. Para identificar a causa do sangramento serão realizadas ultrassonografias e análises de sangue para completar o diagnóstico. Através do ultrassom, podem ser visualizadas áreas de descolamento subcoriônico que serão acompanhadas pelo especialista.

Durante o segundo e terceiro trimestre, caso ocorra o sangramento, outros riscos como placenta prévia e descolamento de placenta devem ser analisados.

É normal sangrar depois da transferência em reprodução assistida?

A gravidez obtida através de um tratamento de reprodução humana se desenvolve da mesma maneira que uma gravidez espontânea, os riscos dependerão de cada caso de acordo com a saúde da paciente e não pelo fato de ser uma gravidez obtida graças a um tratamento. Com relação aos sangramentos, o sangramento da nidação explicado anteriormente, quando ocorre em mulheres que fizeram a transferência da fertilização in vitro ou inseminação artificial costuma causar preocupação, já que existe a consciência e expectativa de confirmação da gravidez.

Não desanime se tiver um sangramento depois da transferência de reprodução humana assistida, isso não significa o fracasso da FIV ou da inseminação; mas é importante informar a equipe médica ou enfermeira responsável sobre a ocorrência de um eventual sangramento para que qualquer dúvida seja esclarecida.

Sair da versão mobile