Home / Gestação e parto / Complicações / Grávida pode menstruar? Sangramento durante a gravidez

Grávida pode menstruar? Sangramento durante a gravidez

Aproximadamente 30% das gestantes em algum momento da gravidez apresentam sangramento. Isso significa que grávida pode menstruar? A resposta é não. Sangramento durante a gravidez pode ter diversas razões, mas não a menstruação, já que a menstruação é o processo em que o endométrio, que é o tecido que reveste o útero, descama após a fertilização do óvulo não ter resultado na implantação do embrião no útero, o que é uma situação diferente e oposta à gravidez.

Algo frequentemente confundido com a menstruação durante a gravidez acontece em torno de 1 de cada 4 mulheres no inicio da gestação onde muitas ainda não sabem que estão grávidas. Se trata do processo de nidação, onde o embrião é implantado no endométrio, ou seja, se instala no útero, onde irá se desenvolver até o nascimento.

Geralmente quando ocorre, o sangramento da nidação é suave, em outros casos pode chegar a ser confundido com a própria menstruação por suas características e duração (de dois a três dias). Este fenômeno costuma ocorrer entre o sexto e décimo dia posterior à fecundação do óvulo.

Por que ocorre o sangramento?

Quando o embrião está se instalando no útero são estabelecidas conexões vasculares com os pequenos vasos do endométrio por onde o feto irá obter nutrientes e oxigênio do sangue da gestante para desenvolver-se. Durante o processo a ruptura de pequenas veias e artérias que irrigam o endométrio pode acontecer o sangramento. O fato de normalmente coincidir com o período que a mulher espera a menstruação será uma razão lógica para confundir-se.

Diferentes gravidezes da mesma mulher podem apresentar padrões distintos sobre o sangramento ou não sangramento, bem como pode variar o volume do fluxo. Como já sabemos, cada gravidez é única.

O que fazer em caso de sangramento durante a gravidez?

Apesar do sangramento durante a gravidez despertar temores e sempre ser motivo para estar alerta e consultar o obstetra, normalmente não será um problema. No entanto, reforço que sempre que ocorra um sangramento é preciso informar o ginecologista obstetra de forma imediata .

Tipos de sangramento durante a gravidez

Além do sangramento que ocorre na implantação do embrião, outros pequenos sangramentos podem ser gerados por conta de esforços físicos. Em virtude da mucosa do colo do útero costumar estar mais irrigada, existe uma maior tendência de sangramento na primeira etapa da gravidez, geralmente não são graves, no entanto cabe ao obstetra descartar os riscos.

Sangramentos no primeiro trimestre da gestação podem indicar complicações como abortamento, gravidez ectópica ou mola hidatiforme. Para identificar a causa do sangramento serão realizadas ultrassonografias e análises de sangue para completar o diagnóstico. Através do ultrassom, podem ser visualizadas áreas de descolamento subcoriônico que serão acompanhadas pelo especialista.

Durante o segundo e terceiro trimestre, caso ocorra o sangramento, outros riscos como placenta prévia e descolamento de placenta devem ser analisados.

É normal sangrar depois da transferência em reprodução assistida?

A gravidez obtida através de um tratamento de reprodução humana se desenvolve da mesma maneira que uma gravidez espontânea, os riscos dependerão de cada caso de acordo com a saúde da paciente e não pelo fato de ser uma gravidez obtida graças a um tratamento. Com relação aos sangramentos, o sangramento da nidação explicado anteriormente, quando ocorre em mulheres que fizeram a transferência da fertilização in vitro ou inseminação artificial costuma causar preocupação, já que existe a consciência e expectativa de confirmação da gravidez.

Não desanime se tiver um sangramento depois da transferência de reprodução humana assistida, isso não significa o fracasso da FIV ou da inseminação; mas é importante informar a equipe médica ou enfermeira responsável sobre a ocorrência de um eventual sangramento para que qualquer dúvida seja esclarecida.

Sobre Dra. Silvana Chedid

Dra. Silvana Chedid
Dra. Silvana Chedid (CRM 57672) é especialista em Reprodução Humana pelo Center for Reproductive Medicine da Universidade de Bruxelas (Bélgica). Por 15 anos dirigiu o CEPERH (Centro de Endoscopia Pélvica e Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo) e por 10 anos sua clínica própria, que foi incorporada ao grupo espanhol de medicina reprodutiva IVI em 2012. www.ivi.net.br

Veja também

Todas as vacinas que grávida precisa tomar

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) possui um calendário com todas as vacinas que grávida …

16 comentários

  1. Adriana Nunes

    Fiz a primeira ultra com 16 semanas, já no segundo trimestre. posso confiar na idade gestacional da ultrassom? Pela minha menstruação eram 17 semanas.

  2. Viviane Campos

    Boa noite D.a Hoje fiz minha segunda inseminação artificial, porém bem diferente da prmeira vez, dessa vez sangrei. Um dangramento vermelho e no fim da tarde veio uma quantidade bem menor, porém marrom. Isso é nromal no dia da inseminação? Será que interfere no resultado? Será que por causa do sangramento não vou conseguir engravidar? PS: Na hora do cateter sentir uma colica um pouco forte.

  3. Dr. Boa noite

    Dia 23/12 tive relação sem camisinha com meu parceiro e ele não gozou dentro, porém estou apreensiva pois sei q o líquido q sai antes do homem gozar tbm pode engravidar! Tomei a pílula do dia seguinte e Dia 05/01 minha menstruação veio como esperado! Posse ter engravidado? Estou me sentindo meio estranha desde ontem! Estou preocupada!
    Obrigada!

    • Dra. Silvana Chedid

      Olá Priscila,

      Tomando a pílula do dia seguinte, o mais provável é não engravidar. Se além disso sua menstruação veio, não deveria estar preocupada.

      Mas se achar que ficaria mais tranquila tirando todas as dúvidas, faça um teste de farmácia.

      Boa sorte!

  4. GHEYSA NASCIMENTO BASILIO NASCIMENTO

    Oi doutora menstruei dia 03 /09/2015 estou tendo relação com meu marido vários dias, agora estou sentindo uma fisgada na barriga e até gostosa posso está grávida falta seis dias para minha menstruação descer, peço a Deus que não desça, obrigada por esta aqui respondendo

  5. Menstruei dia 29 de julho e descobri que estou grávida, quantas semanas exatamente estou?

    • Dra. Silvana Chedid

      Olá Jackeline,

      Parabéns!
      As semanas de gravidez são sempre uma estimativa baseada no período que supostamente você estaria ovulando, que caso sua menstruação seja regular seria no 14º dia após o primeiro dia do ciclo (primeiro dia da menstruação).

      te desejo uma ótima gravidez! aproveite muito este momento tão especial da sua vida.

  6. Boa tarde Dra. Silvana.
    Minha menstruação está 1 dia atrasada, porém ela nunca teve atraso. Hoje veio um sangue bem escuro e ralo em pequena quantidade. Posso estar grávida? A nidação pode acontecer após o atraso menstrual?

  7. Olá, meu nome é Paula e tenho 28 anos. Há oito tomo nordette e resolvi parar. Tenho relações constantes com meu esposo e no último dia 21 menstruei normalmente. Depois, tive um sangramento no dia trinta. Achei que era nidação e fiz um exame de farmácia mas deu negativo. Durante esse FDS passado comecei a sentir pontadas no pé da barriga e o bico dos meus seios estão super sensíveis. Posso estar grávida? Gostaria de uma ajudinha. Obrigada.

  8. Jéssica Marianna Barco de Toledo Piza Cunha

    Boa Tarde!
    Minha última M veio dia 12/07, mas não foi como as outras… Veio pouquíssimo sangue por 2 dias e alternados do resto só uma borra marrom. Hoje 06/08 era o dia programado pra M, porém acordei com uma espécie de cólica, vou chamar assim pq nunca senti nada igual. É uma espécie de queimação cerca de um palmo abaixo do umbigo. Sempre tenho cólicas na M, porém só as sinto após o sangue descer, nunca antes e minha M sempre foi “de baldes “. Fiz um teste de laboratório, mas o resultado é só amanhã… Posso estar grávida?? Sou tentante à 4 anos e meio. Obrigada

    • Dra. Silvana Chedid

      Olá, Você engravidou? hoje já deveria ter o resultado.
      Caso você e seu marido não tenham engravidado ainda recomendo consultar um especialista em reprodução humana. Não necessariamente significa que você terá que fazer uma inseminação ou Fertilização in Vitro, mas muitas vezes alguma pequena disfunção que pode ser solucionada para você engravidar naturalmente não está sendo tomada.

      obrigada por escrever!

  9. Oi alguem poderia me ajudar?
    olha tive uma M que veio no dia 30/05 até o dia 03/06 depois M de novo no dia 27/06 até o dia 01/07 e depois ela veio no dia 21/07 até o dia 27/07 desde o dia 01 tomei o anticoncepcional tudo errado e mesmo assim no dia 21 ela veio normal até o dia 270/07 depois não tomei mais anticoncepcional e eu e meu marido treinamos todos os dias com ejaculação dentro e ontem dia 04/07 quando fui ao banheiro urinar quando me limpei vi que saiu sangue só no PH e não manchou nada na calcinha, e hoje dia 05//08 na parte da manhã desceu um pouco mais, coloquei o absorvente e sujou só um pouquinho de nada, e quando vou no banheiro só sai no ph e nada no absorvente, só esta um pouco borradinho é um sangue sujo. SERA QUE ISTO É NORMAL ? no dia 21 achei que fosse Nidação mais era apenas M mesmo, não estou sentindo dores nos seios, o que senti foi só dor de cabeça e umas pontadas leve na barriga. Alguém pode me ajudar e tirar minhas duvidas?

    • Dra. Silvana Chedid

      Ana, não é normal a menstruação irregular. Consulte seu ginecologista, pois pode ser que seja algo fácil de solucionar com o diagnóstico adequado, mas principalmente se você está tentando engravidar é recomendável consultar seu ginecologista para fazer uma avaliação geral, além de tomar algumas vitaminas que serão importantes para o desenvolvimento do bebê, como o ácido fólico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.