Esta pergunta é frequente nos consultórios odontológicos e as técnicas para escovar os dentes são diversas.
Selecionei algumas dessas técnicas, suas indicações e o passo-a-passo para que vocês possam ensinar seus filhos a escovar direitinho os dentes, lembrando que as crianças que não sabem cuspir direito o excesso de pasta, devem evitar seu uso até que aprendam.
Técnica de fones
Adultos e crianças com pouca coordenação motora.
Os movimentos são circulares (BOLINHA) em toda a parte de fora dos dentes, os mesmos movimentos são usados na parte interna dos dentes, mas a boca deve permanecer aberta.
Na parte de cima dos dentes posteriores (a superfície que tritura os alimentos), os movimentos são de vai e vem (TRENZINHO).
O movimento da escova na parte de dentro dos dentes da frente (superiores e inferiores) deve ser da gengiva para a ponta (VASSOURINHA).
Técnica de Stillman Modificada
Adultos e crianças com coordenação motora ou interessadas.
A escova é posicionada com as cerdas em um ângulo de 45° em relação ao dente, recobrindo uma parte da gengiva.
Na superfície externa dos dentes, os movimentos são vibratórios, massageando a gengiva e os dentes, deslizando as cerdas até as pontas dos dentes.
Na parte de cima dos dentes posteriores, os movimentos são curtos e de vai e vem.
O movimento da escova na parte de dentro dos dentes da frente (superiores e inferiores) deve ser da gengiva para a ponta.
Técnica de Bass
Adultos e crianças com coordenação motora ou interessadas.
A escova é posicionada com as cerdas em 45° em relação ao dente, mas estas devem penetrar aproximadamente 1 mm, de maneira suave, dentro do sulco gengival, a porção da gengiva que contorna o dente.
Os movimentos são vibratórios, seguindo o padrão da técnica de Stillman modificada.
Técnica de SCRUB (esfregar)
Mais simples e utilizada por pessoas que nunca receberam instruções de higiene bucal.
Os movimentos são de vai e vem em toda a superfície dental.
A pressão exercida nos dentes e gengiva deve ser suave, o que vale mais é o jeito e não a força, pois quando aplicamos muita força, as cerdas se abrem (deformam) e ao escovar os dentes, elas não limpam direito a superfície, ou seja, tornam-se ineficientes.
Na minha opinião, não existe uma técnica melhor ou pior, cada um se adapta a um tipo de escovação, e o que importa mesmo é limpar bem os dentinhos, não concorda?
Se ainda restam dúvidas ou você acha que não consegue limpar direito os dentes, procure um dentista, ele poderá indicar e ensinar a melhor técnica, dando estímulos a cuidar dos dentinhos do seu filho.