Laqueadura ou ligadura de trompas
A laqueadura, ou ligadura de trompas, é uma cirurgia na qual as trompas uterinas da mulher são cortadas e as extremidades amarradas a fim de impedir que os óvulos cheguem ao útero, assim como os espermatozoides alcancem a trompa, que é o local em que a fertilização geralmente acontece.
Considerada uma cirurgia simples, ela implica na abertura da cavidade abdominal para ser realizada, o que leva algumas mulheres a solicitarem que seja feita após o parto por cesárea.. Para evitar excessos tanto de parto por cesariana, quanto de esterilização desnecessária, o Ministério da Saúde proíbe que essa cirurgia seja realizada junto com a cesárea, ao menos que seja comprovada a necessidade.
A laqueadura é realizada gratuitamente pelo SUS quando a mulher possui 2 filhos vivos e pelo menos 25 anos de idade. Para mais informações compareça a um posto de saúde.
Laqueadura sem cirurgia
Um novo método de laqueadura, que está sendo oferecido a muitas mulheres no SUS e hospitais particulares como o Hospital das Clínicas de São Paulo, é a laqueadura sem cirurgia, em que um implante do ESSURE, que possui cerca de 4cm de comprimento e espessura de um fio de cabelo, é implantado na tuba uterina e, em aproximadamente 3 meses acaba por obstruir a trompa através de um processo de cicatrização que fecha a passagem, impedindo que a mulher engravide. Antes dos 3 meses a mulher deve continuar a prevenir gravidez com outros métodos, como camisinha ou pílula. É considerado 99,8% seguro.
O procedimento é realizado em cerca de 5 minutos e não exige nenhum repouso posterior ou anterior. Deve ser realizado com um profissional capacitado para histeroscopias. Através do histeroscópio o dispositivo, que parece uma mola, é inserido na vagina até alcançar a tuba uterina. O método é irreversível.
Para realizar o procedimento através de clínicas particulares é preciso desembolsar cerca de R$5.000,00 (valor em 2015). Alguns convênios médicos já estão aprovando esse tipo de procedimento, desde que a mulher esteja dentro dos parâmetros necessários, como 2 filhos vivos e mais de 25 anos de idade, e que não possam passar por uma cirurgia com anestesia, como mulheres obesas, com problemas cardíacos graves, entre outras patologias.