Na verdade não existe nenhuma comprovação científica de que algumas posições sexuais são mais eficientes do que outras, porém alguns especialistas acreditam que possibilitar maior penetração para que a ejaculação seja mais próxima ao canal cervical e usando a gravidade como aliada para guiar os espermatozoides até o útero, pode aumentar as chances do tão sonhado positivo aparecer.
Melhores posições sexuais para engravidar
Considerando que uma maior penetração a fim da ejaculação acontecer mais próxima do canal cervical e utilizando a gravidade como aliada, uma das posições mais promissoras é o tradicional “papai e mamãe”. Uma dica bacana é colocar um travesseiro embaixo do bumbum antes da relação para que a gravidade dê uma forcinha na hora de conduzir os espermatozoides para atravessarem o canal cervical.
Veja a imagem abaixo para entender a anatomia do aparelho reprodutor feminino.
Outras posições em que a mulher fique embaixo do homem e possibilitando boa penetração também são indicadas.
Aumentando as chances de engravidar após a relação sexual
Outra dica, mas que também não é unânime entre os especialistas, é da mulher permanecer deitada após a relação sexual para aumentar o número de espermatozoides em busca do óvulo. A teoria foi criada porque nem todo espermatozoide consegue chegar até o útero, sendo muitos deles “perdidos” junto com o sêmen acaba escorrendo para fora do canal vaginal da mulher, ou seja, permanecendo deitada (com um travesseiro embaixo do bumbum é ainda melhor) por uns 15 minutos, maior a quantidade de espermatozoides que entrarão na corrida pelo óvulo.
Mais dicas para engravidar
Como engravidar não é tão fácil como as tentantes gostariam – um casal fértil tem cerca de 25% de chances de engravidar por ciclo – existem outros fatores que são mais importantes que a posição da relação sexual, como conhecer seu período fértil, observar os sinais de que está ovulando, cuidar da sua saúde e do seu companheiro (evitar álcool, fumo, drogas, ter hábitos saudáveis…), e até mesmo tomar ácido fólico pelo menos 1 mês antes de engravidar para auxiliar na formação do tubo neural do bebê e evitar mal formações.
O estresse e ansiedade também podem prejudicar a gravidez, então estar relaxada e curtir o momento também é muito importante. O sexo com o único objetivo de engravidar, além de não ser prazeroso para o casal, também não é tão eficiente quando se trata de engravidar.
Você também vai gostar de ler:
Dicas para engravidar
Como usar a tabelinha para engravidar
Quanto tempo esperar antes de procurar um especialista em reprodução humana