Ícone do site Almanaque dos Pais

A realidade do aborto para interromper uma gravidez indesejada

 

Dificilmente você encontrará alguma mulher que fale sobre ter passado por um aborto clandestino sem que uma lágrima aponte em seus olhos. Além da tensão e sofrimento que é passar por um aborto, todas as razões que a levaram a arriscar sua própria vida para interromper uma gravidez farão parte de sua história de vida, e essa ferida emocional ela carregará para sempre.

Foto: Reprodução www.lifenews.com

O aborto clandestino ou ilegal é uma das 3 maiores causas de morte materna no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente mais de 250 mil mulheres são internadas por conta de complicações decorrentes de abortos realizados de forma ilegal ou clandestina.

Além de clínicas de aborto clandestinas, que não oferecem o mínimo de ética, higiene, preparo ou atendimento emergencial para a mulher, também existe o mercado negro de medicamentos abortivos, medicamentos estes que podem provocar hemorragias, mortes ou mesmo a perda da fertilidade da mulher.

Comprar remédios abortivos é outro recurso que algumas gestantes recorrem para interromper a gravidez, porém os medicamentos, que são vendidos ilegalmente já que não são comercializados no país desde 2013, muitas vezes são falsos. Quando não são falsos, as doses não são definidas por um médico, o que pode trazer complicações para a mulher, como hemorragias, aborto parcial ou até mesmo resultar em óbito.

Aborto permitido por lei no Brasil

No Brasil e conforme o Código Penal de 1940 (ADPF 54) o aborto só é permitido em casos específicos e desde que o tempo gestacional seja inferior à 22 semanas (5 meses);

*Para os casos sinalizados com asterisco, não é exigida autorização judicial para que o aborto seja realizado por um médico. Para casos de estupro também não é exigido Boletim de ocorrência. A palavra da mulher deve ser considerada suficiente e ela precisará de um termo de consentimento (por escrito) declarando que deseja interromper a gravidez e autoriza a equipe médica a realizar o aborto.

Em alguns casos de grave malformação do feto, a mulher pode entrar com pedido judicial para tentar a autorização para realização do aborto.

Você também vai gostar de ler:

Gravidez indesejada
Gravidez na adolescência
A gravidez tem seus lados difíceis
A canela na gravidez – riscos de aborto e no desenvolvimento cerebral do bebê

Sair da versão mobile