Ícone do site Almanaque dos Pais

Tampão Mucoso: o que é e como identificar (fotos)

O que é o Tampão Mucoso?

O Tampão Mucoso, também conhecido como rolhão mucoso, é uma secreção espessa produzida pelo colo do útero no primeiro mês de gestação e que “bloqueia” o próprio colo do útero. Sua função é a de proteger o útero, evitando que bactérias e infecções cheguem até ele.

Durante uma gestação normal o colo do útero – a parte inferior do útero -, permanece fechado e começa a dilatar somente quando a mulher começa a entrar em trabalho de parto. Nas semanas finais da gestação aumenta a concentração de estrogênio, que deixa o tampão mucoso mais fino e ele pode começar a sair pela vagina. Geralmente é notada a liberação ao se limpar após urinar, na calcinha ou mesmo no vaso sanitário.

O Tampão Mucoso pode ser liberado durante o trabalho de parto ou até 2 semanas antes dele começar, por esta razão ele é um sinal de que o trabalho de parto está próximo, mas antes de correr para o hospital, outros sinais de trabalho de parto devem ser observados pela gestante e médico.

Como identificar o Tampão Mucoso?

O Tampão Mucoso é uma secreção mucosa, gelatinosa e espessa e pode se apresentar de diversas formas: semelhante a clara de ovo, branco, rosado, vermelho, marrom ou com fios de sangue devido à pequenos vasos sanguíneos que podem romper por conta das alterações uterinas.

É mais comum que gestantes de primeira viagem, liberem um tampão mucoso mais avermelhado, já que sua parede uterina é mais firme, o que aumenta a chance da ruptura dos vasos sanguíneos. Mulheres que já tiveram filho(s) possuem a parede uterina mais elástica, aumentando as chances de liberar o tampão mucoso de uma única vez e sem vestígios de sangue.

Geralmente seu tamanho é pequeno, cerca de 4,5cm de comprimento, quando ainda está na cavidade uterina, e cerca de 2 colheres de sopa quando está fora da cavidade uterina.

Se na reta final da gestação você notar um ligeiro sangramento acompanhado de uma secreção espessa, é uma indicação de liberação do Tampão Mucoso. Apesar de não significar que você deve correr para um hospital ou qualquer sinal de complicação, é sempre aconselhável comunicar seu médico para que ele possa lhe passar mais informações sinais de que iniciou o trabalho de parto.

Caso a secreção venha acompanhada de dor, desconforto ou sangramento intenso, fale imediatamente com seu médico.

Fotos de Tampão Mucoso

Atenção: As fotos selecionadas abaixo são reais e podem impressionar. Continue a rolar a página somente se realmente quiser visualizar alguns tipos de tampões.

Após a perda do Tampão Mucoso a gestante deve ficar atenta aos sinais de trabalho de parto, que poderá estar em andamento, se iniciar em algumas horas, dias ou até semanas.

 

Você também vai gostar de ler:

O pai deve assistir ao parto?
Doula: Qual o seu papel e a sua importância para a gestante
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados
Grávida pode menstruar? Sangramento durante a gravidez

 

 

Sair da versão mobile