Ícone do site Almanaque dos Pais

Tomar anticoncepcional grávida faz mal?

Tomar anticoncepcional grávida (a pílula tradicional com cartelas com 21 unidades e intervalo de 5 a 7 dias) não faz mal para o bebê ou gestante, pelo menos nas primeiras semanas, que é quando geralmente ainda não se sabe da gravidez.

Foto: Reprodução Quora

Quando tomar anticoncepcional grávida pode fazer mal para o bebê?

A pílula anticoncepcional tradicional possui estrogênio e progesterona. Quando usada por mais de 30 dias após a concepção, pode desregular esses hormônios no corpo da gestante e causar problemas no desenvolvimento do órgão sexual do bebê.

O mesmo cuidado se deve para pílulas de progesterona (de uso contínuo).

Tomei anticoncepcional sem saber que estava grávida, e agora?

Se você descobriu que está grávida, interrompa imediatamente o uso da pílula anticoncepcional (comum ou de progesterona) e também é aconselhado informar seu médico.

No caso de implantes subcutâneos, adesivos e injeções de progesterona, como são aplicados somente no período menstrual, as chances de utilizá-los quando se está grávida é muito pequena. Porém se você descobrir que está grávida, deve remover o implante ou adesivo, ou parar com as injeções.

O que pode acontecer com o bebê se tomar pílula anticoncepcional por muito tempo

É muito raro um caso de aborto por conta do uso prolongado de anticoncepcional durante a gravidez. Os hormônios da pílula poderiam causar problemas sérios no desenvolvimento do bebê, o que levaria a um aborto, porém, como já dito, é uma situação muito difícil de acontecer.

Além da malformação no órgão sexual,  Outros problemas que podem ser causados pelo uso prolongado do anticoncepcional durante a gravidez, por conta dos hormônios presentes no medicamento e que podem desregular os hormônios da gestante, são:

  • Leucemia
  • Malformação cardíaca
  • Malformação nervosa
  • Malformação no trato urinário (rim, ureter, bexiga, uretra)

Você também vai gostar de ler:

Grávida pode pintar as unhas?
Vômito em excesso na gravidez pode ser Hiperêmese Gravídica
Candidíase na gravidez: o que é, sintomas e tratamentos
Como converter semanas de gravidez em meses de gravidez

Sair da versão mobile