Ícone do site Almanaque dos Pais

7 Sintomas de gravidez que você jamais imaginou

Você não leu errado, é exatamente o que eu vou te contar hoje, os 7 sintomas de gravidez que você jamais imaginou que existiam ou que mesmo que eles eram sintomas de gravidez.

Os sintomas de gravidez mais conhecidos, como enjoo, azia, inchaço, sensibilidades nos seios, entre outros, eu tenho certeza que você já conhece e sempre que procura pelo assunto na Internet é sobre eles que você lê.

Mas se você começa a pesquisar um pouco mais ou mesmo durante conversa com amigas grávidas ou mães, acaba descobrindo algumas coincidências e se questionando se era um sintoma de gravidez que ninguém te contou.

7 Sintomas de gravidez que você jamais imaginou

1 – Muito suor

Que a gestante fica mais calorenta você já sabe, mas você sabe que esse calor todo acaba aumentando a transpiração?

Tudo isso acontece porque durante a gravidez o fluxo sanguíneo é aumentado, dilatando os vasos sanguíneos. Então você soma tudo isso ao coração acelerado para dar conta desse sangue todo, o peso extra que a futura mamãe carrega e pronto, receita perfeita para que seu corpo precise controlar a temperatura utilizando o seu melhor artifício: suor.

Deixe seu corpo transpirar utilizando roupas leves e de algodão. Os tecidos sintéticos aumentam a sensação de calor e corpo suado não deixando que o suor dissipe.

2 – Coceira

A coceira acomete aproximadamente 20% das gestantes, um número alto e mesmo assim raramente alguém relaciona coceira à gestação.

A coceira pode acontecer em diferentes momentos da gravidez. No 1º trimestre, devido à produção  do hCG a pele da futura mamãe fica mais ressecada, um fator que contribui para a coceira.

Outra causadora de coceira é o estiramento da pele, especialmente da barriga, seios, coxa e quadril. O estiramento pode, inclusive, causar as temidas estrias.

Beber bastante água para manter seu corpo hidratado também auxilia na hidratação da pele, evitando essas coceiras. O uso de hidratante corporal também é um excelente aliado.

Quando a coceira deve ser investigada?

Apesar de geralmente não representar nenhum problema, costumo dizer que o médico obstetra deve estar ciente de todo e qualquer dor e desconforto que acometa a gestante, nada descarta a avaliação de um médico.

Por isso, ao sentir um dos sintomas abaixo, é importante relatar para seu médico obstetra para que ele possa investigar se a coceira representa complicações, como alterações vasculares ou problemas renais, por exemplo:

3 – Coriza

A sensação de nariz escorrendo ou entupido persegue as gestantes, tudo graças à retenção de líquidos que acaba inchando também a mucosa nasal. O inchaço acaba dificultando a entrada do ar e, consequentemente, aumentando a produção de coriza.

Não existe uma fórmula mágica para se livrar desse sintoma, apenas o uso de soro fisiológico – jamais descongestionantes, já que podem prejudicar o bebê – que pode ser utilizado para lavar a região ou através de aparelhos de inalação.

4 – Tosse

Além de estar mais suscetível à gripes e resfriados, a tosse também pode aparecer por razões do muco nasal aumentado ou mesmo por conta da gestação mais avançada em que a futura mamãe não consegue expandir seus pulmões para respirar melhor.

Para melhorar desse sintoma, a dica é estar sempre hidratada e fugir de produtos químicos, poeira e demais locais que podem irritar suas vias aéreas.

5 – Ardência nos olhos e vista embaçada

Os hormônios da gravidez podem fazer com que você comece a sentir os olhos mais secos, o que deixa a sua visão mais embaçada e podendo até causar ardência. Para esses casos o oftalmologista pode indicar um colírio à base de soro para lubrificar sua vista e se livrar desses sintomas.

6 – Se você usa óculos, aumento no grau da lente

Se você usa óculos e está desconfiada que não está enxergando tão bem, provavelmente você está certa. A retenção de líquidos pode afetar inclusive o formato e espessura da córnea, sendo necessário uma visita ao oftalmologista para corrigir temporariamente as lentes do óculos. Pois é, apenas temporariamente, após o parto essa alteração volta ao normal.

Quando problemas nos olhos deve ser investigado

Um dos sintomas da pré-eclâmpsia é a visão turva, visão duplas com com manchas. Se notar essas alterações em sua visão, fale com seu médico obstetra.

7 – Zumbido no ouvido

O zumbido ou aquela sensação de ouvido tampado também é um sintoma de gravidez mais comum do que você imagina. Geralmente não é sintoma de nenhuma doença mais grave, é apenas mais um sentido que está sendo afetado pela famosa retenção de líquido e produzindo mais muco do que deveria.

Porém como o zumbido pode ter relação com outras doenças, como rubéola ou mesmo pressão arterial aumentada, é importante que você relate esse problema ao seu médico durante suas consultas de rotina para que ele possa descartar essas doenças.

Se o zumbido ou sensação de ouvido tampado estiver trazendo incômodo, o obstetra pode sugerir uma consulta ao otorrinolaringologista para aliviar essa sensação.

Você também vai gostar de ler:

Gravidez Semana a Semana
Os 21 sintomas de gravidez mais comuns nas primeiras semanas
Como saber o dia que engravidei?
Chá de bebê – como organizar um chá de bebê em 10 etapas

Sair da versão mobile