Ícone do site Almanaque dos Pais

Como saber se estou grávida

Sem dúvidas umas das perguntas mais frequentes das tentantes é “Como saber se estou grávida”, afinal realizar testes e mais testes de gravidez sem ter evidências de que o positivo estará lá pode se tornar uma frustração na vida do casal. Então, observar os sintomas de gravidez enquanto aguarda o atraso menstrual pode lhe ajudar a diminuir a ansiedade durante essa fase.

– Você teve relações sexuais em seu período fértil?

Cerca de 30% das mulheres apresentam um ligeiro sangramento durante a implantação do óvulo na parede do útero (nidação), porém ele muitas vezes é confundido com a menstruação.  O sangramento da nidação acontece cerca de 5 a 10 dias após a ovulação, bem próximo à data da sua menstruação. Lembre-se que nem todas as mulheres apresentam qualquer sangramento durante a nidação.

Se você descobriu que está grávida, e no ciclo anterior sua menstruação foi bem discreta (pouco fluxo) e durou no máximo 3 dias, é possível que tenha sido a nidação e você já está grávida a mais tempo do que imaginava. Para tirar a dúvida realize um exame de sangue chamado Beta-hCG quantitativo, ele medirá a quantidade do hormônio em seu sangue, sendo possível prever o início da gestação.

– Diferença entre sangramento da nidação e da menstruação

O sangramento da nidação é de pouca quantidade, apenas sujando levemente a calcinha ou absorvente. Como o sangue é de pouco volume, pode demorar um pouco mais para percorrer o útero até chegar à vagina, o que o deixa com a coloração mais escura. Porém a cor do sangramento da nidação pode ser também rosada ou um sangue mais aguado.

O sangramento da menstruação tende a aumentar com o decorrer dos dias, mesmo em mulheres com período menstrual curto (3 a 4 dias) a quantidade de sangue é maior e sua cor mais vermelha.

– Cólica intensa ou moderada?

O sangramento da nidação pode vir acompanhado de cólicas leves causadas pela implantação do óvulo no endométrio. Se a cólica se intensificar, pode ser sinal que sua menstruação chegou, ou então de uma gravidez ectópica. Outros sintomas como dores, cólica que continua a se intensificar, febre, calafrios ou mesmo sangramento intenso, podem significar outras complicações como apendicite ou infecções no trato urinário. Sentindo qualquer desses sintomas, procure um médico imediatamente.

– Visitas constantes ao banheiro, mas só para xixi

A vontade de fazer xixi ficou mais frequente? Pode ser que o útero começou a se expandir para acomodar uma nova vida e comprimiu sua bexiga. Mas também pode ser sinal de infecção urinária, fique atenta!

Você nunca teve intestino preso e agora enfrenta esse problema? As chances de gravidez estão ficando mais altas!

– Seios sensíveis

Os seios mais sensíveis e inchados é um sintoma muito comum da TPM, porém se eles estão sensíveis demais (em alguns casos chegam a doer até quando a água do chuveiro cai diretamente sobre eles), é hora de observar outros sinais de gravidez, suas chances estão aumentando!

– Acordar enjoada ou sentir náuseas com alguns cheiros

Desde a nidação algumas mulheres já podem começar a sentir os famosos enjoos da gestação. Os enjoos geralmente são mais fortes logo pela manhã, ou podem surgir ao sentir cheiros, mesmos aqueles que você adora como perfumes, flores, alimentos e bebidas.

– Sono e exaustão

Você dormiu super bem, e alguns minutos após se levantar já está se sentindo cansada? Depois do almoço é praticamente impossível manter os olhos abertos? Se o cansaço está fora do normal para sua rotina esse pode ser mais um sinal de que tem bebê a bordo.

– Estou feliz e de repente fico triste e irritada

As alterações hormonais da gravidez afetam o humor da mulher constantemente, você pode estar extremamente feliz sem nenhuma razão e poucos minutos depois se sentir irritada e com vontade de chorar. Como esses sintomas também são comuns na TPM fica difícil dar um palpite se pode ser gravidez.

– Levantou rápido e tudo girou

A tontura também faz parte dos sintomas de gravidez. Se está sentindo tonta sem razões aparentes você pode estar grávida.

– Teste de gravidez

Você pode realizar um teste de farmácia ou exame de sangue (Beta-hCG quantitativo) e acabar com qualquer dúvida.

– Deu Positivo, e agora?

Agende uma consulta com um ginecologista obstetra, ele irá lhe examinar para confirmar a gestação e solicitar alguns exames e orientações que serão necessárias para uma gestação saudável.

– Deu Negativo, e agora?

Se engravidar faz parte de seus planos, o primeiro passo é conversar com o seu ginecologista para que ele avalie sua saúde e lhe receite o ácido fólico, importante para a formação neural do bebê e deve começar a ser tomado pelo menos 3 meses antes de engravidar.

Já fez tudo isso? Então é hora de recuperar os ânimos! Engravidar não é tarefa fácil, um casal fértil que mantém relações durante o período fértil, tem somente cerca de 20% de chance de engravidar em cada ciclo. É perfeitamente comum levar cerca de 1 ano para engravidar sem que isso signifique qualquer problema de fertilidade do casal.

Se você, mulher, já é tentante a mais de 1 ano e tem mais de 35 anos, é interessante conversar com um especialista em reprodução humana para avaliar suas chances de engravidar naturalmente. Se o casal é tentante a mais de 2 anos e tem dúvidas sobre sua fertilidade, também é indicado agendar consulta com um especialista.

Sair da versão mobile