Home / Pré-gestação / Tentantes / Como saber se estou grávida

Como saber se estou grávida

Sem dúvidas umas das perguntas mais frequentes das tentantes é “Como saber se estou grávida”, afinal realizar testes e mais testes de gravidez sem ter evidências de que o positivo estará lá pode se tornar uma frustração na vida do casal. Então, observar os sintomas de gravidez enquanto aguarda o atraso menstrual pode lhe ajudar a diminuir a ansiedade durante essa fase.

sera que estou gravida

– Você teve relações sexuais em seu período fértil?

Cerca de 30% das mulheres apresentam um ligeiro sangramento durante a implantação do óvulo na parede do útero (nidação), porém ele muitas vezes é confundido com a menstruação.  O sangramento da nidação acontece cerca de 5 a 10 dias após a ovulação, bem próximo à data da sua menstruação. Lembre-se que nem todas as mulheres apresentam qualquer sangramento durante a nidação.

Se você descobriu que está grávida, e no ciclo anterior sua menstruação foi bem discreta (pouco fluxo) e durou no máximo 3 dias, é possível que tenha sido a nidação e você já está grávida a mais tempo do que imaginava. Para tirar a dúvida realize um exame de sangue chamado Beta-hCG quantitativo, ele medirá a quantidade do hormônio em seu sangue, sendo possível prever o início da gestação.

– Diferença entre sangramento da nidação e da menstruação

O sangramento da nidação é de pouca quantidade, apenas sujando levemente a calcinha ou absorvente. Como o sangue é de pouco volume, pode demorar um pouco mais para percorrer o útero até chegar à vagina, o que o deixa com a coloração mais escura. Porém a cor do sangramento da nidação pode ser também rosada ou um sangue mais aguado.

O sangramento da menstruação tende a aumentar com o decorrer dos dias, mesmo em mulheres com período menstrual curto (3 a 4 dias) a quantidade de sangue é maior e sua cor mais vermelha.

– Cólica intensa ou moderada?

O sangramento da nidação pode vir acompanhado de cólicas leves causadas pela implantação do óvulo no endométrio. Se a cólica se intensificar, pode ser sinal que sua menstruação chegou, ou então de uma gravidez ectópica. Outros sintomas como dores, cólica que continua a se intensificar, febre, calafrios ou mesmo sangramento intenso, podem significar outras complicações como apendicite ou infecções no trato urinário. Sentindo qualquer desses sintomas, procure um médico imediatamente.

– Visitas constantes ao banheiro, mas só para xixi

A vontade de fazer xixi ficou mais frequente? Pode ser que o útero começou a se expandir para acomodar uma nova vida e comprimiu sua bexiga. Mas também pode ser sinal de infecção urinária, fique atenta!

Você nunca teve intestino preso e agora enfrenta esse problema? As chances de gravidez estão ficando mais altas!

– Seios sensíveis

Os seios mais sensíveis e inchados é um sintoma muito comum da TPM, porém se eles estão sensíveis demais (em alguns casos chegam a doer até quando a água do chuveiro cai diretamente sobre eles), é hora de observar outros sinais de gravidez, suas chances estão aumentando!

– Acordar enjoada ou sentir náuseas com alguns cheiros

Desde a nidação algumas mulheres já podem começar a sentir os famosos enjoos da gestação. Os enjoos geralmente são mais fortes logo pela manhã, ou podem surgir ao sentir cheiros, mesmos aqueles que você adora como perfumes, flores, alimentos e bebidas.

– Sono e exaustão

Você dormiu super bem, e alguns minutos após se levantar já está se sentindo cansada? Depois do almoço é praticamente impossível manter os olhos abertos? Se o cansaço está fora do normal para sua rotina esse pode ser mais um sinal de que tem bebê a bordo.

– Estou feliz e de repente fico triste e irritada

As alterações hormonais da gravidez afetam o humor da mulher constantemente, você pode estar extremamente feliz sem nenhuma razão e poucos minutos depois se sentir irritada e com vontade de chorar. Como esses sintomas também são comuns na TPM fica difícil dar um palpite se pode ser gravidez.

– Levantou rápido e tudo girou

A tontura também faz parte dos sintomas de gravidez. Se está sentindo tonta sem razões aparentes você pode estar grávida.

– Teste de gravidez

  • Disse “SIM” para alguns (ou todos) os sintomas de gravidez acima?
  • Já está na hora da sua menstruação descer e só veio uma manchinha de sangue?
  • A menstruação está atrasada pelo menos 2 dias?

Você pode realizar um teste de farmácia ou exame de sangue (Beta-hCG quantitativo) e acabar com qualquer dúvida.

– Deu Positivo, e agora?

Agende uma consulta com um ginecologista obstetra, ele irá lhe examinar para confirmar a gestação e solicitar alguns exames e orientações que serão necessárias para uma gestação saudável.

– Deu Negativo, e agora?

Se engravidar faz parte de seus planos, o primeiro passo é conversar com o seu ginecologista para que ele avalie sua saúde e lhe receite o ácido fólico, importante para a formação neural do bebê e deve começar a ser tomado pelo menos 3 meses antes de engravidar.

Já fez tudo isso? Então é hora de recuperar os ânimos! Engravidar não é tarefa fácil, um casal fértil que mantém relações durante o período fértil, tem somente cerca de 20% de chance de engravidar em cada ciclo. É perfeitamente comum levar cerca de 1 ano para engravidar sem que isso signifique qualquer problema de fertilidade do casal.

Se você, mulher, já é tentante a mais de 1 ano e tem mais de 35 anos, é interessante conversar com um especialista em reprodução humana para avaliar suas chances de engravidar naturalmente. Se o casal é tentante a mais de 2 anos e tem dúvidas sobre sua fertilidade, também é indicado agendar consulta com um especialista.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Gravidez Anembrionada | Gravidez sem bebê ou ovo cego

A gravidez anembrionada também é conhecida como ovo cego ou gravidez sem bebê. Um fenômeno …

17 comentários

  1. Leticia mayle

    Oi meu ajuda tive relaçao faz 9 dias minha mestria cão era pra vir ontem e chegou hoje bem poco e uma gordinha marrom claro com sangue roSado e tô com uma colica intensa já faz uns três dias, tive relações sem proteção e tomei pilula Ds 48 horas depois , será que posso estar grávida? Já tomei a pílula do dia seguinte antes e ela atrasou minha menstruação 4 dias já é dessa vez tá sendo diferente me ajudem por favor será que estou gravida?

    • Almanaque dos pais

      Olá Leticia,
      A pílula do dia seguinte possui alta concentração de hormônios, o que causa uma bagunça no ciclo menstrual da mulher, ou seja, causando atraso ou adiantamento do ciclo menstruação e a próxima ovulação será em uma data desconhecida.
      Se você menstruou normalmente (com fluxo menstrual normal) provavelmente não é gravidez, porém para ter certeza você precisará realizar um teste de gravidez. A dica é realizar um beta-hCG quantitativo cerca de 15 dias após a relação sexual.
      Beijos

  2. Bom dia!

    Menstruei dia 18.06.2016 meu ciclo menstrual não costuma ser certo, usamos preservativos só na hora de gozar. Tive relação dia 29.06 e 02.07 . Há possibilidades de engravidar ?

    • Almanaque dos pais

      Olá Rosa,
      Não há período 100% seguro para não engravidar.Cada organismo é único, ou seja, nem todas as mulheres ovulam com o mesmo intervalo e nem sempre a mesma mulher ovula no mesmo intervalo do ciclo menstrual. Outra informação importante é que os espermatozoides sobrevivem alguns dias dentro do corpo da mulher aguardando o óvulo maduro aparecer, ou seja, a relação sexual pode acontecer dias antes do seu período fértil e mesmo assim você engravidar. Se você não deseja engravidar agende uma consulta com um médico ginecologista para falar sobre métodos anticoncepcionais. Lembre-se sempre que a camisinha, além de prevenir a gravidez, também evita a transmissão de diversas doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids.
      Beijos

  3. fabiana maria

    Bom dia me ajude por favor,deu fiz o exame de sangue e deu 29277,0mui/ml,me explicar melhor estou confusa.obrigada

    • Almanaque dos pais

      Olá Fabiana,
      Se o resultado estiver correto, você está grávida.
      Agende uma consulta o mais breve possível com um ginecologista obstetra para ser examinada e receber as primeiras orientações sobre exames, alimentação e aproveite para tirar todas as suas dúvidas.
      Beijos

  4. jessica cristina

    meu ciclo e pontual duraçao de 28 dias, minha menstruaçao veio normal dia 17/12/2015, tive relaçao no meu periodo fertil 29 e 31 dez, ( 20 min antes da relaçao fiz ducha interna com bicarbonato por que meu marido tem baixa quantidade), um dia depois que acabou meu periodo fertil comecei a ter um sangramento rosado que so saia no papel ( isso foi dia 03/01), dia 04 veio vermelho vivo mais nao durou o dia inteiro e dia 05 e 06 so saia no papel quando me limpava depois do xixi, achei estranho por que isso nunca aconteceu antes e tambem porque nao senti nem uma colica, so comecei a sentir um leve desconforto e uma pressao na bexiga depois que o sangramento acabou, e ele veio 11 dias antes da data prevista para minha mentruaçao,.
    foi nidaçao ou menstruaçao?

    • Almanaque dos pais

      Olá Jessica.
      A ducha foi sugestão de seu médico? Caso não tenha sido é melhor conversar com seu ginecologista antes de repetir esse procedimento, combinado?
      A nidação acontece por volta de 4 a 7 dias após a fecundação do óvulo e nem todas as mulheres apresentam sangramento durante a nidação. Para saber se é gestação você precisará realizar algum teste de gravidez, e cada tipo necessita de um tempo de espera diferente. Clique aqui e saiba quantos dias deve aguardar para realizar cada tipo de teste.
      Se o sangramento se tornar mais intenso, pode ser sua menstruação antecipando, mas havendo dor, desconforto ou qualquer outro sintoma diferente, fale com seu médico para ser examinada, combinado?
      Beijos

  5. Mensturei dia 30/04 e durante o período fertil de 10/05 a 16/05 tive relações nos dias 11,13 e 14. Desde ontem, dia 19/05 estou sentindo cólicas e fisgadas no pé da barriga. Sensação de como se fosse menstruar. Pode ser a nidação?

    • Almanaque dos pais

      Tudo bem Suely?
      Pode sim, algumas mulheres sentem essas fisgadinhas quando o óvulo fecundado está se fixando à parede do útero. Aguarde o atraso menstrual para realizar um teste de farmácia ou o exame de sangue (beta-hCG quantitativo).
      Beijos e estamos torcendo por você!

  6. denise freitad

    Tive dia 01de maio um sangramento marrom tipo meleca e depois sangue bem pouguinho só guando eu ia no banheiro sera que foi nidação? Sera que estou gravida

  7. Minha ultima mestruacao fui em 25/01/2015 ai depois parei o remedio teve relações direto sem protecao sou regula ciclo de 28 dias
    Mas quando foi dia 04/03/2015 e 05/03/2015
    Veio dinovo muito rala e pouquinho e eu continua sem tornar remedio e tendo relação sem proteção
    Posso ta gravida

  8. Oi tenho um calendario q calcula meu período fertil , nele diz q hj minhas chances de engravidar são medias. Tive relação de ontem pra hj, e agora to sentindo um colica mas minha menstruação so vem daki a 10 dias posso ter engravidado? estou super anciosa e meu maior sonho!!
    desde ja Obrigada

  9. Estava tomando anticoncepcional. Ao acabar a cartela dei a pausa, porém não comecei outra cartela e assim que minha menstruação parou tive relação várias vezes com meu namorado sem proteção alguma. Posso está grávida. Estou muito anciosa, pois é um sonho.

    • Almanaque dos pais

      Olá Amanda, tudo bem?
      Existe sim a chance de engravidar e muitas mulheres engravidar logo no primeiro ciclo após parar a pílula, porém o mais comum é que demore um pouco mais para seu corpo de ajustar sem o anticoncepcional e voltar a ovular normalmente.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.