Home / Especiais / Brincadeiras / Como fazer uma entrevista de fim de ano com as crianças

Como fazer uma entrevista de fim de ano com as crianças

O último mês do ano, além de trazer várias celebrações e festas, também traz as férias escolares. Para as crianças, a alegria de ter vencido mais uma etapa e o alívio porque finalmente chegou a hora de descansar e brincar o dia inteiro!

Para os pais, é mais um ano da vida dos pequenos que passou voando. Eles crescem rápido demais, não é mesmo? É comum nessas horas, se apegar às lembranças e revisitar as fotografias de quando os filhotes eram bebês. Momentos especiais, sorrisos gratuitos e muita coisa boa que vocês passaram juntos.

Foto: woodleywonderworks
Foto: woodleywonderworks

Então, que tal aproveitar essa época especial e guardar alguns detalhes da vida das crianças para serem lembrados todos os anos? Mais do que as fotos, você pode registrar como seu filho enxerga o mundo em cada fase da vida dele. E um jeito diferente de guardar essa memória é fazer uma entrevista com o filhote. Veja como é fácil!

A ideia de qualquer entrevista é apenas fazer uma série de perguntas. No caso do seu filho, o interessante vai ser também a maneira de guardar essa entrevista. Se ele já souber escrever, você pode pedir para ele responder o questionário simples abaixo e até a letrinha dele vai ser mais um detalhe a ser guardado. Junte uma foto bem legal e pronto! É só fazer outro no ano que vem e ir comparando depois, para lembrar de detalhes engraçados e até emocionantes.

[notification type=”notification_info” ]Clique na imagem abaixo e depois aperte “Ctrl” e “P” ao mesmo tempo no seu teclado para imprimir.[/notification]

entrevista-2

Claro que as perguntas acima são apenas sugestões e o modelo também. Coloque sua criatividade para funcionar e acrescente outras perguntes, mude o formato, experimente usar cartolina, faça um mural ou peça para o seu filho fazer um desenho atrás do questionário. Vale tudo para guardar uma lembrança com tantos detalhes!

E por que não fazer um vídeo? Se o seu filhote ainda é pequeno, não sabe escrever ou você tem mais de uma criança, experimente fazer a entrevista em vídeo. Não precisa ser nada muito elaborado. Chame os pequenos, tenha uma lista de perguntas em mãos e um celular com câmera. Comece pedindo pra ele dizer o nome e quantos anos tem. Depois é só seguir sua lista ou inventar enquanto filma.

Se você souber como editar o vídeo no computador, ótimo! Mas se não souber, também não tem mistério. Existem bons apps para celular que são fáceis de mexer e não custam muito. Com eles é possível cortar trechos e acrescentar efeitos de texto ou filtros, que vão deixar o seu vídeo mais legal de um jeito bem simples. Depois é só transferir para o computador e criar uma pastinha de lembranças do seu filho.

Fazer a entrevista em vídeo tem a vantagem de guardar muito mais do que detalhes escritos, fotos ou desenho. Anos depois, você vai poder escutar novamente a risada do seu filhote e rever aquele olhar sapeca que só ele tem. Além disso, quando você fizer aquela faxina, não corre o risco das lembranças se perderem com o resto da papelada.

Fazer uma entrevista de fim de ano com as crianças é uma ótima ideia, pois além do término do ano escolar, outros eventos acontecem nessa época, como o Natal e o Ano Novo. Já imaginou filmar seu filhote no dia do Natal, antes e depois dele ganhar de presente aquela bicicleta que vai marcar a infância dele?

Se você quiser, também é possível fazer a entrevista em outras épocas do ano, como por exemplo, o aniversário do filhote ou algum outro evento marcante na vida de vocês. O importante mesmo é registrar como o seu filho enxerga o mundo e suas coisas favoritas ao menos uma vez por ano. Assim você vai ter uma lembrança detalhada para cada fase da vida do seu pequeno.

Guest Post produzido por Cleanipedia.

Sobre Autor Convidado

Artigo escrito por um autor convidado. Mais informações sobre o autor você encontra no final texto acima.

Veja também

Quando posso saber o sexo do bebê

Saiba quando você pode saber o sexo do bebê, os métodos para sexagem fetal e brincadeiras para descobrir se é menino ou menina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.