A tabelinha, muito conhecida como um método para evitar gravidez, porém com pouca eficácia, torna-se um método bem mais eficiente quanto o objetivo é engravidar. Vamos ensinar você a utilizar a tabelinha para engravidar, aprendendo a descobrir o seu período fértil, ou seja, o período com mais chances de conceber um bebê.
Ciclo menstrual regular
A tabelinha só funciona para mulheres com ciclos menstruais regulares, ou seja, quando a menstruação desce sempre no mesmo intervalo de dias. Os ciclos mais comuns são os de 28, 19 e 30 dias. Se você tem dúvidas sobre o seu ciclo menstrual, acesse nossa calculadora do ciclo menstrual para saber a duração do seu ciclo.
Para quem não tem o ciclo menstrual regular, a tabelinha não terá efeito, pois não será possível determinar o período fértil pelo intervalo entre as menstruações. Nesses casos observar os sinais de que você está ovulando, especialmente o surgimento do muco vaginal com aspecto de clara de ovo crua, surtirá mais efeito. Outra opção é utilizar testes de ovulação que são vendidos em farmácias, eles podem lhe indicar se está em seu período fértil.
A tabelinha para engravidar
Anote em um calendário o primeiro dia da sua menstruação e o dia da sua próxima menstruação.
Considere somente a data da sua próxima menstruação e volte 14 dias no calendário. Esse será o dia mais provável da ovulação.
Como a ovulação pode antecipar ou atrasar devido a fatores hormonais, estresse, ou mesmo genética, considere 4 dias para frente e 4 dias para trás. Como o espermatozoide sobrevive alguns dias dentro do corpo da mulher em busca de um óvulo maduro para fecundar, mesmo que a relação sexual tenha ocorrido um pouco antes do dia da ovulação, suas chances de engravidar continuam altas.
Esse intervalo de ovulação é o seu período fértil, o período com maiores chances de engravidar.
Exemplo de tabelinha para mulheres com período entre 26 e 32 dias
Quais as chances de engravidar tendo relações no período fértil
As chances de um casal fértil engravidar, mantendo relações durante o período fértil, são entre 20 a 25% por ciclo.