Ícone do site Almanaque dos Pais

Só para homens: Sexo durante a gravidez

Sexo durante a gravidez

Não tenha dúvidas que o sexo muda assim que uma gravidez é descoberta, especialmente se for a primeira gestação do casal. Enquanto alguns homens chegam a perder a libido, outros continuam com a libido inalterada ou mesmo sentem ainda mais desejo por sua parceira.

O aumento no desejo pode estar relacionado ao sentimento de:

Foto reprodução: Angel of health tips

– Missão cumprida
Quando o homem engravida sua mulher pode ocorrer um sentimento de satisfação e realização, uma confirmação da sua masculinidade e continuidade.

Sem medos e cobranças
Depois de muitos anos com medo de engravidar a parceira – camisinha que pode estourar, pílula que a mulher esqueceu de tomar – você pode finalmente transar sem pensar se vai engravidar ou não. Não tem como negar que é realmente um alívio.

O outro lado da moeda é que você finalmente não precisa se preocupar em transar para fecundar – pensar no período fértil, mulher chegando com termômetro na mão e mandando você comparecer, ovulação… – e finalmente vai poder transar simplesmente porque é bom e deixar se levar por esse momento.

– Novos parquinhos
Com a mudança do corpo da mulher o homem pode se encantar com os seios turbinados, o bumbum mais cheinho e novas curvas

– Mulher grávida é sexy
Nem todos os homens concordam, mas quando se trata da sua mulher grávida do seu filho, isso pode levar alguns homens à loucura – no bom sentido – aumentando consideravelmente o desejo sexual.

Como nem tudo pode sair como você gostaria, algumas dúvidas podem surgir e é importante lembrar que, não havendo restrição médica, o sexo com penetração é saudável para o casal e não machuca, assusta, atormenta, traumatiza ou cega o bebê.

Existem posições que podem trazer mais conforto para a gestante, especialmente quando o útero se expande e a barriguinha começa a aparecer e ficar mais sensível – o que acontece por volta do segundo mês.
Leia também: Sexo na gravidez: As 11 melhores posições (com imagens)

Quem não quer ter relações é a mulher

Algumas mulheres podem ter a diminuição da libido, especialmente no primeiro trimestre onde os enjoos e indisposição podem minar qualquer avanço. No terceiro trimestre outro impedimento que pode aparecer é o tamanho da barriga, mas nesse caso basta investir em posições em que a barriga não seja pressionada.
Por fim, quem acaba definindo o ritmo das relações nesses casos é a mulher. Porém se você notar que a libido está voltando, invista em elogios e carícias que você será recompensado.

Convencendo a Dona Barriga

Quando a mulher não está muito animada nem sempre quer dizer que você ficará, literalmente, na mão.
Elogie
A gestante fica extremamente sensível e com a autoestima abalada quando seu corpo começa a mudar. Essa história de que a mulher grávida se sente linda, feminina e todo blablabla não é verdade para 99% das mulheres. E se a autoestima da mulher estiver afetada, certamente ela estará insegura com o que você está sentindo e achando dessa mudança corporal toda.
Fale o quanto ela é e está bonita, que em breve ela terá o corpo de volta, mas que você também adora o corpo que ela tem hoje.
Faça carinhos
Se a mulher ainda não está no clima, invista em carinhos, massagem suave nas costas e ombros e beijos. Se mesmo assim o clima não aparecer é melhor tentar outro dia.
Sexo não é só penetração
A mulher pode estar desconfortável com a penetração, especialmente nas últimas semanas de gestação. Mas se o desejo apareceu não haver penetração não é impedimento para receber ou dar prazer, é hora de investir em carícias mais quentes, masturbação, sexo oral ou mesmo brinquedinhos que podem apimentar e satisfazer o casal.

Conversando a gente se entende

Independente da opção do casal por manter relações sexuais durante a gestação, aumentar ou diminuir a frequência ou mesmo abstinência por opção ou ordens médicas, o mais importante é o diálogo para manter o casal unido e prontos para a chegada do herdeiro.
Exponham seus sentimentos, angústias, medos e tentem compreender as opções de cada um sobre qual caminhos querem seguir em relação ao sexo. A intimidade, respeito e admiração vão além do ato sexual.

Você também pode gostar:

Só para mulheres: O sexo após o nascimento dos filhos
Só para os homens: O sexo após o nascimento dos filhos

Sair da versão mobile