Ícone do site Almanaque dos Pais

Banho quente, sauna, ciclismo, cueca apertada e notebook no colo podem afetar fertilidade do homem

Os testículos precisam de uma temperatura ideal (36°) para produzirem os espermatozoides bons e com motilidade (capacidade de se locomover), e esta produção completa leva cerca de 70 dias. Ao comprometer a temperatura dos testículos hoje, a produção estará comprometida por bastante tempo, até que tudo se normalize. Saiba mais em O testículo do homem – anatomia e função e Espermatozoide: da produção até a ejaculação.

Hábitos que afetam a fertilidade do homem:

Banho quente e sauna

Um demorado banho quente de chuveiro, de banheira ou ofurô (em japonês) é relaxante e prazeroso, porém os homens que estão tentando engravidar devem manter distância de banhos de imersão e saunas.

Os banhos quentes demorados, banhos de imersão ou frequentar sauna (mesmo que esporadicamente) podem diminuir por um longo período a quantidade de espermatozoides vivos e a capacidade de se locomoverem, e quando falamos em longo período estamos nos referindo a quase 3 meses.

Ciclismo

Os ciclistas também podem sofrer com este mesmo problema, pois os testículos ficam colados ao corpo e bem “espremidos”, comprometendo a produção dos espermatozoides e, muitas vezes, resultando em uma contagem baixa no espermograma.

Cueca apertada

A cueca apertada faz com que os testículos fiquem sempre grudados ao corpo do homem e, assim, acabam atingindo temperatura acima da adequada para a produção de esperma, que é de 36°, enquanto a temperatura corporal é de 37°.

Notebook no colo

Apesar de não haverem estudos conclusivos, acredita-se que o uso de notebook ou outro eletrônico no colo do homem também possa prejudicar a produção de espermatozoides.

Fica a dica: Homens que querem engravidar suas parceiras devem evitar todas as situações acima para aumentarem as chances de se tornarem papais.

Você também pode gostar:

Hábitos que prejudicam a fertilidade do homem
Alimentos que favorecem a fertilidade do homem

Sair da versão mobile