Ícone do site Almanaque dos Pais

Bebês podem ter cárie?

Bebês podem ter cárie?

Como eu digo para meus pacientes: “Para ter cárie, basta ter dentes”.

Sim, bebês podem ter cárie, pois alguns até nascem com dentinhos erupcionados, os chamados dentes natais. Porém os dentes NÃO nascem cariados, mas TORNAM-SE cariados devido a associação de diversos fatores como por exemplo, presença de bactérias (normal em toda cavidade bucal), uma dieta rica em açúcar, higienização inadequada e até mesmo fatores hereditários.

Uma das causas mais comuns de cáries em bebês é a tal MAMADA PARA DORMIR, pois muitos pais aceitam dar a mamadeira para os filhos irem dormir, mas ficam com dó de escovar os dentinhos após a mamada e quando a criança dorme, a salivação diminui e os restos de leite propiciam a proliferação bacteriana, pois as bactérias usam o açúcar como “alimento” e produzem ácidos que corroem a superfície dental. Agora o que muitos não sabem é que isso não ocorre somente com mamadeiras adoçadas com sacarose, mas também com o LEITE MATERNO, pois ele possui um açúcar chamado LACTOSE.

Então como evitar as terríveis cáries?

Com crianças é muito importante ter uma rotina e isso também funciona na hora de escovar os dentinhos. Realize uma boa higienização após as refeições – café da manhã, almoço, lanchinho e jantar.

Se seu filho gosta da mamada para dormir, procure esperar um pouco após o término e observe se ele está dormindo profundamente, assim você pode escovar os dentinhos ou apenas remover o excesso de leite que fica na cavidade bucal sem ele acordar. Você pode fazer isso com uma escova de dente macia e molhada ou até mesmo com uma gaze enrolada no dedo.

Eu sei que NÃO DAR AÇÚCAR para um filho é extremamente DIFÍCIL, até porque existem avós e amiguinhos na escola, porém você pode evitar ao máximo a apresentação do açúcar e até mesmo comprar poucos alimentos doces, e dar preferência para frutas na hora da sobremesa.

Lembre-se que você só sente falta daquilo que conhece, e o mesmo ocorre com as crianças, se não conhece a SACAROSE, não vai sentir falta.

Evitar contato com pessoas que tem cárie também é importante, como compartilhar talheres, assoprar a comida para esfriar ou até mesmo dar aquela lambidinha embaixo da colher para não pingar.

Muita atenção aos remédios pediátricos que normalmente são xaropes – a maioria deles possuem açúcar na composição, e devemos escovar os dentinhos das crianças após cada dose.

Visitar o dentista a cada 6 meses é importante para a prevenção e também evita que a cárie esteja avançada quando diagnosticada, mas esse período só vale para quem tem uma boa higienização e escova os dentes após as refeições, caso contrário a visita deve ser a cada 2 ou 3 meses.

Você também vai gostar de ler:

Antibióticos e as crianças
Por que bebê não pode comer mel?
Creme dental com flúor: USAR ou NÃO para crianças?
Quando nascem os primeiros dentinhos do bebê

Sair da versão mobile