Ícone do site Almanaque dos Pais

Nidação: Será que é nidação ou menstruação?

Será que é nidação ou menstruação?

Um ligeiro sangramento um pouco antes da menstruação e a tentante já começa a se perguntar se é nidação ou menstruação?

A resposta é menos precisa do que qualquer mulher gostaria, afinal a nidação nem sempre apresenta sangramento ou sintoma. Acredita-se que cerca de 30% das gestantes apresentem algum sangramento durante a nidação.

Porém o que se sabe é que o sangramento da nidação, quando acontece, é discreto, ou seja, pouco sangue e com duração entre 1 a 3 dias.

Afinal, o que é a nidação?

A nidação é o nome que se dá a implantação do óvulo fecundado no endométrio, uma membrana mucosa que reveste a parede do útero. A nidação tem início cerca de 5 a 10 dias após a fecundação do óvulo- tempo necessário para o óvulo fecundado atravessar a Trompa de Falópio até chegar a útero -, e em algumas mulheres pode demorar até 15 dias para a nidação ser concluída.

A fecundação acontece nas trompas de Falópio e, então, o óvulo fecundado viajará por cerca de 5 dias até chegar ao útero e começar a se implantar no endométrio.

Estima-se que a cada 3 óvulos fecundados, somente um consiga se implantar com sucesso.

Quando a nidação não é bem sucedida, ou quando não há óvulo fecundado para se implantar, acontece a menstruação, que é a descamação do endométrio.

Toda nidação apresenta sangramento?

Não. A maior parte das gestantes não notam nenhum sangramento durante a nidação.

Como saber se é nidação ou menstruação?

O sangramento da nidação geralmente apresenta cor amarronzada, rosada ou um sangue mais aguado. Apresenta-se de forma discreta – notado somente no papel higiênico ou sujando levemente a calcinha ou absorvente – e com duração de até 3 dias.

Quais os sintomas da nidação?

Além do sangramento, outros possíveis sintomas são:

Posso engravidar sem acontecer a nidação?

Não, a nidação é imprescindível para o andamento de uma gestação. Após a nidação é que o organismo começa a produzir o hormônio Beta hCG, que é identificado nos testes de gravidez.

Quando posso realizar um teste de gravidez se desconfiar de uma nidação?

Cerca de 5 dias após parar o sangramento você já poderá realizar um teste de farmácia que seja bem sensível ao Beta-hCG (um farmacêutico poderá lhe ajudar a identificar um teste adequado).

Para o exame de sangue (Beta-hCG quantitativo) aguarde 2 dias de atraso menstrual.

Pode haver nidação com fluxo de sangue intenso?

Não, se houver sangramento intenso é sinal de que sua menstruação chegou. Havendo qualquer dor ou desconforto, ou sangramento escuro incompatível seu período menstrual, procure imediatamente um médico, pois o sangramento poderá indicar gravidez ectópica ou mesmo abortamento.

Dicas de leitura para engravidar mais rápido:

A ansiedade pode atrapalhar na hora de engravidar.

Período fértil – descubra os melhores dias para aumentar as chances de engravidar

As calculadoras ajudam na hora de prever quando você estará em seu período fértil, mas nem toda mulher ovula no mesmo intervalo. Você sabia que o seu corpo lhe envia sinais de que você está ovulando? Conheça esses sinais e identifique com mais segurança o seu período fértil.

Desconfia que está grávida? Conheça os primeiros sintomas de gravidez.

Perguntas Frequentes:

Posso fazer um teste de gravidez antes do atraso menstrual?

Resposta: Se a ansiedade for muito grande, existem tipos de teste de farmácia que são muito sensíveis ao hCG (Hormônio da gravidez) e que prometem um resultado seguro até 2 dias antes do atraso menstrual. Peça ajuda ao farmacêutico para identificar um desses (geralmente são aqueles que você pode realizar o teste com qualquer urina do dia, mas mesmo assim você terá um resultado mais seguro se estiver há algumas horas sem urinar).

O exame de sangue beta-hCG quantitativo também pode ser realizado 2 dias antes do atraso menstrual, porém ainda assim é aconselhável aguardar 1 dia de atraso para realizar qualquer teste de gravidez.

Tive um sangramento discreto no meu período fértil, pode ser nidação?

Resposta: Durante a ovulação algumas mulheres podem apresentar um ligueiro sangramento, por sinal esse sangramento pode ser considerado um sintoma de que você está ovulando.

Se você teve relação sexual nesse período suas chances de engravidar são maiores, porém precisará aguardar o atraso menstrual para realizar um teste de gravidez.


Atualizado em 19/10/2016 para atualização e inclusão das Perguntas Frequentes

Sair da versão mobile