Ícone do site Almanaque dos Pais

Regras para visitar bebê recém-nascido e dicas de presentes

A vontade de conhecer o mais novo membro da família, ou o filho daquele grande amigo, é enorme. Ver seu rostinho, estar ao lado dos pais para viver esse lindo momento na vida do casal, enfim, visitar bebê recém-nascido no hospital ou em sua casa é uma delícia, porém requer alguns cuidados para que a visita não vire um transtorno.

Regras para visitar bebê recém-nascido

1-) Se não for da família ou muito íntimo, evite visitar no dia do nascimento

O dia do nascimento do bebê é exaustivo para a nova mamãe, que passou algumas horas se dedicando ao parto (seja natural ou cesariana) e sua recuperação.

É importante que a nova mamãe descanse, fale pouco para evitar formação de gases, e que concentre sua energia em seu filho: amamentação, carinho, cheiro e declarações de amor. Portanto, se você não é aquele amigo íntimo, ou um familiar próximo, o melhor é evitar visitar no primeiro dia.

2-) Somente os mais próximos devem visitar o bebê na maternidade

Na maternidade a mamãe não tem muita privacidade, precisando algumas vezes expor os seios para amamentar o bebê, se levantar ainda meio desajeitada – devido ao parto normal ou cesariana – para ir ao banheiro deixando sua roupa íntima exposta, enfim, se você não tem muita intimidade com a mamãe, é melhor aguardar umas semaninhas para visitar o bebê em sua casa.

Algumas pessoas podem defender que a maternidade é um local adequado para visitas porque a mamãe não precisa “fazer sala”, mas lembre-se que a etiqueta para visitar um bebê em sua casa também desobriga a mamãe de servir qualquer petisco, deve ser sempre breve e em horário combinado! Falaremos sobre isso mais abaixo.

3-) Quando visitar o bebê recém-nascido em casa

Ao chegar da maternidade os papais levam um tempinho para ajustar a rotina em casa, organizar as roupas, desfazer malas e colocar a casa em ordem. Aguarde cerca de 2 semanas para visitar, porém ligue antes para saber qual o melhor momento.

Nunca peça para os papais nada além de água. Nada de cervejinha, café, suco, drinques, lanches ou petiscos. Você está indo para visitar o bebê recém-nascido e não para ficar jogando conversa fora e tirar a concentração dos papais em criar uma nova rotina com o bebê.

4-) Marque um horário

Não é agendamento de consulta, mas é importante que você ligue para a nova mamãe e combine um horário que seja bom para todos. Chegar no horário combinado é elegante e necessário!

Se notar que a outras pessoas estão chegando e a casa está ficando barulhenta ou cheia, é hora de parabenizar os papais e se despedir.

5-) Não use perfumes ou hidratantes muito cheirosos. Fumantes: Fiquem longe do fumo pelo menos 2 horas antes da visita

Cheiros fortes podem causar alergias no bebê e é por isso que as flores que a mamãe recebe ficam do lado de fora do quarto. Então nada de perfumes, hidratantes cheirosos e, obviamente, fumo.

O cheiro do fumo permanece na pele, roupa, cabelo e hálito por muito mais tempo do que 2 horas, mas se você não consegue ficar longe do fumo por pelo menos 2 horas antes da visita, é melhor manter alguma distância do bebê e da mamãe.

6-) Na hora da mamada dê privacidade para a mamãe

Se notou que está na hora da mamada, dê privacidade para a mamãe e bebê. Na maternidade a dica é sair do quarto até que a mamada tenha se encerrado. Se você está na casa da nova mamãe, ofereça para pegar um copo d’água para ela (amamentar dá uma sede enorme) e enrole alguns minutos até que a bebê já esteja mamando e a mamãe acomodada.

Após levar o copo com água, você pode aproveitar para ir ao banheiro e, se tiver mais intimidade, oferecer para preparar o banho da mamãe ou ajudar a organizar algum cômodo ou item que a mamãe esteja precisando.

7-) Quanto tempo deve durar a visita ao bebê recém-nascido

Visitas longas estão fora de cogitação! Sendo em casa ou na maternidade a mamãe está focada em satisfazer as necessidades de seu bebê e, quando sobra um tempinho, descansar. O tempo ideal da visita é de 20 minutos.

Lembre-se sempre: a casa não precisará estar arrumada para te receber, o mais importante é que mamãe e bebê estejam confortáveis!

8 -) Lave as mãos assim que entrar na casa ou quarto da maternidade

A primeira ação que você deve tomar ao entrar na casa ou no quarto da maternidade, é lavar suas mãos e passar álcool em gel. Faça isso antes mesmo de cumprimentar os novos papais.

9-) Se está doente, uma ligação é mais elegante que uma visita

Gripe, resfriado, mal-estar… não importa o tipo da doença, se há risco de ser transmissível é melhor deixar a visita para depois. O bebê ainda é muito frágil e o simples resfriado pode ter consequências desastrosas em seu pequeno organismo.

Ligue para os novos papais e parabenize, por telefone, a chegada do herdeiro. Combine uma visita para quando estiver 100%.

10-) Quando pegar o bebê no colo

Pode ser irresistível pegar aquele pequeno ser tão frágil e lindo em seus braços, mas só o faça se os papais oferecerem (perguntar se pode pegar o bebê não é adequado).

Muitas vezes os papais ainda estão apreensivos quanto aos cuidados com o bebê e podem se sentir desconfortáveis ao verem alguém pegando o pequeno herdeiro.

11-) Não segure as mãos do bebê e nada de beijos

As mãos do bebê são lindas e a sensação de quando eles seguram nossos dedos é maravilhosa. Mas resista aos seus instintos e não coloque suas mãos nas mãos do bebê. O bebê frequentemente leva suas mãozinhas à boca e, junto com ela, todos os vermes, sujeiras e bactérias que foram passadas por outras pessoas. Essa regra vale para sempre, ou seja, nunca acaricie e segure as mãos dos bebês recém-nascidos ou crescidinhos.

Dar beijos em seu pequeno rostinho pode ser tentador, mas é mais um impulso que você precisa controlar para evitar qualquer transtorno para o bebê.

12-) Vai fotografar, então desligue o Flash

Antes de sacar a máquina fotográfica, vale perguntar aos papais se pode tirar algumas fotos do bebê (alguns papais preferem preservar seu filho nos primeiros dias, então para não tornar a situação constrangedora sempre pergunte antes mesmo de pegar a máquina).

Se as fotos foram autorizadas, desligue o flash para proteger os olhinhos do bebê e registre esse momento tão especial.

13-) Nunca coloque fotos do bebê nas redes sociais

Nunca, em hipótese alguma, coloque as fotos do bebê ou dos papais nas redes sociais!

Tudo que é compartilhado nas redes torna-se público e somente os pais podem decidir se querem expor ou não seus filhos. O mesmo vale para avisar que o bebê nasceu, somente comunique se os papais pedirem, senão deixe que eles tenham o prazer de anunciar aos sete ventos que o mais novo herdeiro chegou.

14-) Nada de ficar dando palpites sobre os cuidados com o bebê

Se você já é papai ou mamãe experiente e percebe que os novos papais estão com dificuldades para lidar com algum cuidado com o bebê, oferecer ajuda pode ser de grande valia, mas ficar dando palpite de como faz isso ou aquilo pode ser indelicado.

Antes de começar a tagarelar, pergunte ao casal se precisam de alguma ajuda. Se eles quiserem saber como você faz, eles perguntarão.

15-) Lembrancinhas

As lembrancinhas devem ser entregues pelos papais, e não há mal algum em lembrá-los se você já está indo embora, afinal são tantas novidades que é natural que os papais acabem se esquecendo de entregá-las.

Não ofereça para levar uma lembrancinha para fulano ou peça lembrancinhas para quem não foi visitar, geralmente os papais não compram em grande quantidade e este mimo é para quem já conheceu o pequeno herdeiro. Se oferecerem mais lembrancinhas não há mal em aceitar, mas nada de pedir mais.

Dicas de presentes:

A-) Presente para o bebê recém-nascido

É educado levar uma lembrancinha para o recém-nascido e não precisa ser nada oneroso. Os presentes mais indicados são:
– roupinha (macacão tamanho M ou G fazem muito sucesso);
– pulseira, colar ou brincos (sempre de ouro para não causar alergia no bebê);
– brinquedo (chocalho, pelúcia…);
– sapatinho;
– manta de algodão;
– artigo de banho (shampoo, sabonete líquido, hidratante…);
– porta-retratos ou álbum do bebê.

B-) Presente para a mamãe

Algumas pessoas condenam levar flores para a mamãe, afinal elas precisam ficar fora do quarto da maternidade ou do cômodo da casa em que o bebê pode ficar para evitar alergias. Porém não há mal algum em levar flores desde que você se lembre de mostrar a ela o presente e colocá-lo em um lugar apropriado sem que ela precise se levantar ou ter contato com as flores para isso.

Outros presentes menos polêmicos que você pode levar para a mamãe são:
– guloseimas (bombons, balas e biscoitos finos, brigadeiro de colher…);
– pulseira, colar ou anel com inicial ou nome do filho ou pingente que tenha relação com o bebê;
– camisola ou pijama que facilite a amamentação;
– livros com temática da maternidade.

C-) Presente para o irmão mais velho

Levar um presentinho para o irmão mais velho é um sinal de carinho, afinal ele pode estar enciumado por ter que dividir a atenção, ou até mesmo achar que está perdendo seu espaço na família.

O único presente que o irmão mais velho deve ganhar é BRINQUEDO, afinal roupas não são os presentes preferidos das crianças, não é mesmo?

D-) Presente para o papai

O papai também pode ganhar presentes, especialmente de um grande amigo.Os presentes mais indicados são:
– bebidas;
– livros com temática da paternidade.

Você também vai gostar de ler:

Terrible two: Crianças com 2 anos, dê opções para evitar complicações
Grávida pode depilar com cera quente/fria, lâmina, laser ou cremes?
Comunicação – O que foi feito para nos aproximar, não deveria nos separar
O que diminui e o que pode aumentar a produção de leite materno


Conteúdo publicado originalmente em 04/05/2014 e atualizado em 30/08/2017

Sair da versão mobile