Home / Mamãe / Comportamento / Regras para visitar bebê recém-nascido e dicas de presentes

Regras para visitar bebê recém-nascido e dicas de presentes

A vontade de conhecer o mais novo membro da família, ou o filho daquele grande amigo, é enorme. Ver seu rostinho, estar ao lado dos pais para viver esse lindo momento na vida do casal, enfim, visitar bebê recém-nascido no hospital ou em sua casa é uma delícia, porém requer alguns cuidados para que a visita não vire um transtorno.

visitar bebê recém-nascido

Regras para visitar bebê recém-nascido

1-) Se não for da família ou muito íntimo, evite visitar no dia do nascimento

O dia do nascimento do bebê é exaustivo para a nova mamãe, que passou algumas horas se dedicando ao parto (seja natural ou cesariana) e sua recuperação.

É importante que a nova mamãe descanse, fale pouco para evitar formação de gases, e que concentre sua energia em seu filho: amamentação, carinho, cheiro e declarações de amor. Portanto, se você não é aquele amigo íntimo, ou um familiar próximo, o melhor é evitar visitar no primeiro dia.

2-) Somente os mais próximos devem visitar o bebê na maternidade

Na maternidade a mamãe não tem muita privacidade, precisando algumas vezes expor os seios para amamentar o bebê, se levantar ainda meio desajeitada – devido ao parto normal ou cesariana – para ir ao banheiro deixando sua roupa íntima exposta, enfim, se você não tem muita intimidade com a mamãe, é melhor aguardar umas semaninhas para visitar o bebê em sua casa.

Algumas pessoas podem defender que a maternidade é um local adequado para visitas porque a mamãe não precisa “fazer sala”, mas lembre-se que a etiqueta para visitar um bebê em sua casa também desobriga a mamãe de servir qualquer petisco, deve ser sempre breve e em horário combinado! Falaremos sobre isso mais abaixo.

3-) Quando visitar o bebê recém-nascido em casa

Ao chegar da maternidade os papais levam um tempinho para ajustar a rotina em casa, organizar as roupas, desfazer malas e colocar a casa em ordem. Aguarde cerca de 2 semanas para visitar, porém ligue antes para saber qual o melhor momento.

Nunca peça para os papais nada além de água. Nada de cervejinha, café, suco, drinques, lanches ou petiscos. Você está indo para visitar o bebê recém-nascido e não para ficar jogando conversa fora e tirar a concentração dos papais em criar uma nova rotina com o bebê.

4-) Marque um horário

Não é agendamento de consulta, mas é importante que você ligue para a nova mamãe e combine um horário que seja bom para todos. Chegar no horário combinado é elegante e necessário!

Se notar que a outras pessoas estão chegando e a casa está ficando barulhenta ou cheia, é hora de parabenizar os papais e se despedir.

5-) Não use perfumes ou hidratantes muito cheirosos. Fumantes: Fiquem longe do fumo pelo menos 2 horas antes da visita

Cheiros fortes podem causar alergias no bebê e é por isso que as flores que a mamãe recebe ficam do lado de fora do quarto. Então nada de perfumes, hidratantes cheirosos e, obviamente, fumo.

O cheiro do fumo permanece na pele, roupa, cabelo e hálito por muito mais tempo do que 2 horas, mas se você não consegue ficar longe do fumo por pelo menos 2 horas antes da visita, é melhor manter alguma distância do bebê e da mamãe.

6-) Na hora da mamada dê privacidade para a mamãe

Se notou que está na hora da mamada, dê privacidade para a mamãe e bebê. Na maternidade a dica é sair do quarto até que a mamada tenha se encerrado. Se você está na casa da nova mamãe, ofereça para pegar um copo d’água para ela (amamentar dá uma sede enorme) e enrole alguns minutos até que a bebê já esteja mamando e a mamãe acomodada.

Após levar o copo com água, você pode aproveitar para ir ao banheiro e, se tiver mais intimidade, oferecer para preparar o banho da mamãe ou ajudar a organizar algum cômodo ou item que a mamãe esteja precisando.

7-) Quanto tempo deve durar a visita ao bebê recém-nascido

Visitas longas estão fora de cogitação! Sendo em casa ou na maternidade a mamãe está focada em satisfazer as necessidades de seu bebê e, quando sobra um tempinho, descansar. O tempo ideal da visita é de 20 minutos.

Lembre-se sempre: a casa não precisará estar arrumada para te receber, o mais importante é que mamãe e bebê estejam confortáveis!

8 -) Lave as mãos assim que entrar na casa ou quarto da maternidade

A primeira ação que você deve tomar ao entrar na casa ou no quarto da maternidade, é lavar suas mãos e passar álcool em gel. Faça isso antes mesmo de cumprimentar os novos papais.

9-) Se está doente, uma ligação é mais elegante que uma visita

Gripe, resfriado, mal-estar… não importa o tipo da doença, se há risco de ser transmissível é melhor deixar a visita para depois. O bebê ainda é muito frágil e o simples resfriado pode ter consequências desastrosas em seu pequeno organismo.

Ligue para os novos papais e parabenize, por telefone, a chegada do herdeiro. Combine uma visita para quando estiver 100%.

10-) Quando pegar o bebê no colo

Pode ser irresistível pegar aquele pequeno ser tão frágil e lindo em seus braços, mas só o faça se os papais oferecerem (perguntar se pode pegar o bebê não é adequado).

Muitas vezes os papais ainda estão apreensivos quanto aos cuidados com o bebê e podem se sentir desconfortáveis ao verem alguém pegando o pequeno herdeiro.

11-) Não segure as mãos do bebê e nada de beijos

As mãos do bebê são lindas e a sensação de quando eles seguram nossos dedos é maravilhosa. Mas resista aos seus instintos e não coloque suas mãos nas mãos do bebê. O bebê frequentemente leva suas mãozinhas à boca e, junto com ela, todos os vermes, sujeiras e bactérias que foram passadas por outras pessoas. Essa regra vale para sempre, ou seja, nunca acaricie e segure as mãos dos bebês recém-nascidos ou crescidinhos.

Dar beijos em seu pequeno rostinho pode ser tentador, mas é mais um impulso que você precisa controlar para evitar qualquer transtorno para o bebê.

12-) Vai fotografar, então desligue o Flash

Antes de sacar a máquina fotográfica, vale perguntar aos papais se pode tirar algumas fotos do bebê (alguns papais preferem preservar seu filho nos primeiros dias, então para não tornar a situação constrangedora sempre pergunte antes mesmo de pegar a máquina).

Se as fotos foram autorizadas, desligue o flash para proteger os olhinhos do bebê e registre esse momento tão especial.

13-) Nunca coloque fotos do bebê nas redes sociais

Nunca, em hipótese alguma, coloque as fotos do bebê ou dos papais nas redes sociais!

Tudo que é compartilhado nas redes torna-se público e somente os pais podem decidir se querem expor ou não seus filhos. O mesmo vale para avisar que o bebê nasceu, somente comunique se os papais pedirem, senão deixe que eles tenham o prazer de anunciar aos sete ventos que o mais novo herdeiro chegou.

14-) Nada de ficar dando palpites sobre os cuidados com o bebê

Se você já é papai ou mamãe experiente e percebe que os novos papais estão com dificuldades para lidar com algum cuidado com o bebê, oferecer ajuda pode ser de grande valia, mas ficar dando palpite de como faz isso ou aquilo pode ser indelicado.

Antes de começar a tagarelar, pergunte ao casal se precisam de alguma ajuda. Se eles quiserem saber como você faz, eles perguntarão.

15-) Lembrancinhas

As lembrancinhas devem ser entregues pelos papais, e não há mal algum em lembrá-los se você já está indo embora, afinal são tantas novidades que é natural que os papais acabem se esquecendo de entregá-las.

Não ofereça para levar uma lembrancinha para fulano ou peça lembrancinhas para quem não foi visitar, geralmente os papais não compram em grande quantidade e este mimo é para quem já conheceu o pequeno herdeiro. Se oferecerem mais lembrancinhas não há mal em aceitar, mas nada de pedir mais.

Dicas de presentes:
presente

A-) Presente para o bebê recém-nascido

É educado levar uma lembrancinha para o recém-nascido e não precisa ser nada oneroso. Os presentes mais indicados são:
– roupinha (macacão tamanho M ou G fazem muito sucesso);
– pulseira, colar ou brincos (sempre de ouro para não causar alergia no bebê);
– brinquedo (chocalho, pelúcia…);
– sapatinho;
– manta de algodão;
– artigo de banho (shampoo, sabonete líquido, hidratante…);
– porta-retratos ou álbum do bebê.

B-) Presente para a mamãe

Algumas pessoas condenam levar flores para a mamãe, afinal elas precisam ficar fora do quarto da maternidade ou do cômodo da casa em que o bebê pode ficar para evitar alergias. Porém não há mal algum em levar flores desde que você se lembre de mostrar a ela o presente e colocá-lo em um lugar apropriado sem que ela precise se levantar ou ter contato com as flores para isso.

Outros presentes menos polêmicos que você pode levar para a mamãe são:
– guloseimas (bombons, balas e biscoitos finos, brigadeiro de colher…);
– pulseira, colar ou anel com inicial ou nome do filho ou pingente que tenha relação com o bebê;
– camisola ou pijama que facilite a amamentação;
– livros com temática da maternidade.

C-) Presente para o irmão mais velho

Levar um presentinho para o irmão mais velho é um sinal de carinho, afinal ele pode estar enciumado por ter que dividir a atenção, ou até mesmo achar que está perdendo seu espaço na família.

O único presente que o irmão mais velho deve ganhar é BRINQUEDO, afinal roupas não são os presentes preferidos das crianças, não é mesmo?

D-) Presente para o papai

O papai também pode ganhar presentes, especialmente de um grande amigo.Os presentes mais indicados são:
– bebidas;
– livros com temática da paternidade.

Você também vai gostar de ler:

Terrible two: Crianças com 2 anos, dê opções para evitar complicações
Grávida pode depilar com cera quente/fria, lâmina, laser ou cremes?
Comunicação – O que foi feito para nos aproximar, não deveria nos separar
O que diminui e o que pode aumentar a produção de leite materno


Conteúdo publicado originalmente em 04/05/2014 e atualizado em 30/08/2017

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

Lei da cadeirinha para carro em Orlando e em toda Flórida EUA

Confira as regras e a lei da cadeirinha para carro em Orlando para crianças de 0 a 6 anos ou até 1,45m de altura e as regras da cadeirinha para Uber e Taxi.

5 comentários

  1. ola quero tira uma dúvida, eu fiz o teste de gravidez (BETA) deu negativo. mas mesmo assim com com dúvida. este teste posso confiar. me ajude. RESPONDER

    • Almanaque dos pais

      Olá Sandra,
      Se continuar com dúvida você pode repetir o exame em 10 ou 15 dias. Porém acredito que para você ficar tranquila o melhor é agendar uma consulta com o seu médico ginecologista para ser examinada.
      Beijos

  2. ola quero tira uma dúvida, eu fiz o teste de gravidez (BETA) deu negativo. mas mesmo assim com com dúvida. este teste posso confiar. me ajude.

  3. Espero ter pulso firme para fazer essas regras serem obedecidas na minha casa! E espero contar com a ajuda do meu marido!

    • Almanaque dos pais

      Olá Stefanie, tudo bem?
      Realmente o pulso firme é necessário quando se trata de cuidados com um recém-nascido. Se não se sentir confortável com alguma visita que não está agindo como você gostaria, a dica é agradecer a visita e avisar que você vai se retirar para o quarto para ficar a sós com o bebê para amamentar e dormir, assim ninguém fica magoado.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.