Ícone do site Almanaque dos Pais

Tudo sobre a placenta: o que é, tamanho e complicações

A placenta é um órgão criado a partir do óvulo fecundado. O processo de gerar o bebê inclui também o desenvolvimento da placenta, que irá proteger e nutrir o feto até o momento do nascimento.

A conexão entre a mãe e o bebê é realizada através da placenta, que começa seu desenvolvimento a partir da implantação do embrião no útero materno. Sua principal função, além de proteger o bebê, é realizar o intercâmbio de partículas entre a gestante e o bebê.

Para que serve a placenta:

Tamanho da placenta

Nas últimas semanas de gestação a placenta chega a medir entre 15 e 20 centímetros de diâmetro, com uma grossura que varia entre 1,5 e 3 centímetros e peso entre 450 e 550 gramas. Antes desta fase, ela acompanha o desenvolvimento do feto principalmente até o quarto mês, após esse período o tamanho da placenta varia pouco.

Complicações da placenta

Existem vários tipos de placenta prévia (oclusiva, parcial ou marginal), dependendo de suas características é possível ter a opção de cesárea ou parto vaginal.

O risco de placenta prévia é maior em mulheres que possuem anomalias uterinas, em idade materna avançada (após os 38 anos), que passaram por gestações anteriores ou em gestação de mais de um bebê.

Tratamento da placenta prévia: O tratamento deve ser definido individualmente. Em casos menos complicados é recomendado o repouso e suspender relações sexuais e atividades que exijam esforço. Se há sangramento, pode ser necessária a hospitalização.

Tratamento: O repouso é o tratamento recomendado para aumentar a quantidade de sangue que chega ao útero enquanto a evolução dos resultados é acompanhada por ultrassom.

Tratamento: Normalmente é um problema relacionado com partos de cesáreas realizados em gestações anteriores ou placenta prévia. Para evitar os riscos do acretismo placentário o parto é programado com antecedência para prevenir hemorragias.

Tratamento: Geralmente é necessária a internação para realização do parto através de cesárea.

Você também vai gostar de ler:

Como lidar com os cabelos brancos na gravidez
É verdade que problemas na tireoide causa aborto?
Quando começa a produção do HCG
Os 21 sintomas de gravidez mais comuns nas primeiras semanas

Sair da versão mobile