Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Quando começa a produção do HCG

Quando começa a produção do HCG

Entenda o que é e quando começa a produção do HCG, sigla para Gonadotrofina Coriônica Humana, que também é conhecido como o hormônio da gravidez.

teste-de-gravidez-hcg

Quando começa a produção do HCG

Após a fecundação do óvulo, que acontece nas trompas de Falópio, ele começa sua viagem para chegar até o útero, uma viagem que dura cerca de 5 dias (veja imagem abaixo em que é considerado o ciclo menstrual de 28 dias).

Nidacao

Após chegar na cavidade uterina o óvulo começa a se implantar na parede do útero (endométrio) e a placenta começa a produzir o HCG, que entra em contato com a corrente sanguínea da futura mamãe.

Resumindo: considerando a data da ovulação, o HCG começará a ser produzido aproximadamente 5 dias após esta data.

Quando posso realizar um teste de gravidez?

Como acontece uma grande variação na concentração do HCG durante as primeiras semanas gravidez, o exame mais sensível para detectar a gravidez precocemente é o exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo. Ele é capaz de detectar HCG no sangue da mulher apenas 3 a 5 dias após o início da implantação do óvulo.

Esse período corresponde de 4 a 2 dias antes do atraso menstrual.

Concentração de HCG aumenta diariamente

Nas primeiras semanas de gravidez a concentração do HCG chega a dobrar a cada 2 ou 3 dias, o que significa que um teste de gravidez realizado antes da data e que apresentou resultado negativo hoje, pode apresentar um resultado positivo em poucos dias. Por isto a importância de se repetir o teste quando a suspeita de gravidez aparece, ou mesmo para avaliar se a gravidez continua progredindo.

Quais os níveis de HCG a cada semana de gravidez?

Os níveis de HCG podem variar de mulher para mulher, assim como estudos mostram que em algumas gestações de bebê do sexo feminino, as concentrações de HCG são maiores, assim como em gestações gemelares.

Apesar de laboratórios utilizarem valores de referências para o HCG diferentes, de uma forma geral podemos considerar a seguinte tabela para determinar a idade fetal em relação à produção do HCG até a data do exame.

idade-fetal-x-beta-hcg

Em gestação múltipla (mais de um bebê), o nível de HCG é aumentado.

Ao realizar o exame beta-HCG quantitativo, agende uma consulta com seu ginecologista para que ele possa interpretar o resultado de forma correta. Os valores de referência podem variar por laboratório que geram sua própria tabela de idade fetal, assim como para resultado positivo ou negativo, ou seja, laboratórios que consideram 25mUI/mL como positivo para gravidez, enquanto outros laboratórios consideram somente 50mUI/mL como positivo para gravidez.

Se meu nível de HCG está bom, quer dizer que minha gravidez é saudável?

Na maioria dos casos sim, porém para verificar a vitalidade do feto é necessário realizar um ultrassom intravaginal por volta da 8ª semana para verificar o coraçãozinho do bebê.

Você também vai gostar de ler:

Teste de gravidez online e grátis
Você está pronta para ser mãe? Teste online
Como a sua criação influencia a mãe ou o pai que você é hoje
Sexo na gravidez: As 11 melhores posições (com imagens)

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Todas as vacinas que grávida precisa tomar

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) possui um calendário com todas as vacinas que grávida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.