Ícone do site Almanaque dos Pais

Você conhece os estágios da doença periodontal?

A doença periodontal atinge os tecidos de suporte dental, podendo causar a perda dos dentes.

Gengivite é o estágio inicial da doença periodontal e caracteriza-se pela inflamação da gengiva devido ao acúmulo de biofilme não removido na higienização bucal, pois as bactérias contidas no biofilme produzem toxinas que prejudicam a gengiva.

Sinais = sangramento gengival durante a escovação, alimentação ou manipulação.

Este estágio é reversível, pois a doença ainda não atingiu os tecidos conjuntivo e ósseo, responsáveis pelo suporte dos dentes.

Periodontite é um estágio intermediário com danos irreversíveis, pois as fibras do ligamento periodontal e o osso estão danificados. A gengiva ao redor do dente está visivelmente inflamada e começa a formação de uma “bolsa periodontal”, ou seja, um aprofundamento entre a gengiva e o dente que acumula biofilme e restos alimentares que ajudam a piorar o estado de saúde bucal.

Periodontite avançada é o estágio final da doença periodontal e onde as fibras do ligamento periodontal e o osso estão muito danificados causando migração e/ou mobilidade dos dentes.

Dependendo do estágio da doença periodontal, os dentes podem ficar moles, cair espontaneamente ou serem extraídos devido a perda do suporte ósseo.

Sintomas da doença periodontal:

Obs: Uma gengiva saudável possui consistência firme, cor rosada e brilhante, fixada ao dente formando um contorno uniforme.

Consulte um dentista regularmente e mantenha uma boa higiene bucal para prevenir a doença periodontal, mas se vier a apresentar qualquer um destes sintomas, um tratamento precoce é essencial para um bom prognóstico.

Você também vai gostar de ler:

Como lidar com os cabelos brancos na gravidez
Como saber se meu filho precisa usar aparelho?
Posso engravidar fora do período fértil? Em vídeo
Bebês podem ter cárie?


Imagens: Reprodução Colgate

Sair da versão mobile