Ícone do site Almanaque dos Pais

Sintomas de gravidez – Será que estou grávida?

Os sintomas de gravidez, especialmente logo nas primeiras semanas, nem sempre são percebidos pela grande maioria das mulheres, mesmos para as tentantes que estão ansiosas por qualquer sintoma. Porém para as mulheres que conhecem bem o seu corpo e conseguem perceber mesmo uma pequena alteração, alguns sintomas de gravidez, por mais discretos que sejam, podem ser um grande sinal de que uma vida começa a ser gerada.

Quando começam os sintomas de gravidez

É bom saber que a primeira semana de gravidez não é a semana em que acontece a fecundação. A gravidez começa a ser contada no primeiro dia da última menstruação da mulher, que é quando um novo ciclo se inicia e o corpo feminino começa a se preparar para ovular. A ovulação vai acontecer somente na segunda ou terceira semana. Leia também: O que é ovulação e período fértil.
Clique para calcular os dias do seu ciclo menstrual e seu período fértil.

O óvulo pode ser fecundado nas próximas 24 horas após a ovulação, o que geralmente acontece nas Trompas de Falópio e, então, começa a sua jornada de 5 dias até o útero, onde ele então começa a se implantar na parede do útero, o endométrio. Essa implantação é chamada de nidação.

Somente na nidação começam os sintomas de gravidez.

Sintomas de gravidez

Os sintomas de gravidez variam de mulher para mulher, e até mesmo de gestação para gestação, ou seja, uma mesma mulher pode sentir sintomas completamente diferentes em suas gestações.

Existem ainda casos de mulheres que não apresentam sintoma algum e só darão conta da gravidez com o atraso menstrual.

Conheça os principais sintomas de gravidez

Nem todas mulheres apresentam esse sangramento, um sintoma da nidação que acontece cerca de 5 dias após a ovulação. O sangramento pode ocorrer durante a implantação do óvulo e, diferente da menstruação, é de cor rosa ou marrom e de pouca intensidade, chegando a durar no máximo 3 dias.

Pode estar acompanhado de uma ligeira cólica e muitas vezes é confundido com a menstruação.

A maioria das mulheres percebem o atraso menstrual como o primeiro sintoma de gravidez, porém muitas vezes o sangramento da nidação (um sintoma quem nem sempre acontece) é confundido com a menstruação e essa primeira dica acaba passando desapercebida e só sendo notada na falta de menstruação do ciclo seguinte.

O atraso menstrual não é um sintoma 100% seguro para mulheres com ciclos irregulares e, também, para mulheres com ciclos regulares, pois fatores emocionais ou físicos podem facilmente bagunçar o ciclo menstrual.

Nos primeiros dias da nidação algumas mulheres já sentem os seios mais inchados e doloridos, um sintoma similar ao da TPM, porém mais intenso.

Com a evolução da gestação os mamilos passam a ter uma coloração mais escura.

Antes mesmo do atraso menstrual, algumas mulheres começam a sentir fadiga. É o corpo trabalhando em prol da nova vida que começa no ventre, sobrando menos energia para as tarefas do dia a dia. Durante a gestação é importante que a mulher descanse mais e durma pelo menos 8 horas durante a noite.

Será que estou grávida?

Com tantos sintomas diferentes a mulher começa a desconfiar de uma gestação, porém para ter certeza ela deverá realizar um exame de sangue, o beta-HCG, um teste de farmácia, ou um exame clínico por um ginecologista.

O resultado deu Positivo, e agora?

Ao confirmar a gravidez o primeiro passo é começar o pré-natal, ou seja, o acompanhamento de toda a gestação com um ginecologista obstetra. Serão solicitados exames periódicos de sangue, ultrassons entre outros para acompanhar o desenvolvimento do bebê e a saúde da mamãe e bebê, a fim de garantir uma gestação saudável e um parto tranquilo.

O resultado deu Negativo, e agora?

Se o sonho da gestação ainda não virou realidade, nada de desanimar! As chances de um casal fértil engravidar tendo relações em seu período fértil são entre 20 e 25% por ciclo, ou seja, nós seres humanos não somos tão eficientes assim quando se trata de procriação. É perfeitamente normal levar cerca de 1 ou 2 anos para engravidar sem que isso signifique que haja algum problema de fertilidade.

Porém em alguns casos é melhor procurar ajuda de um especialista em fertilidade, por exemplo:
– Casal com mais de 35 anos após 6 meses de tentativas quando há casos de infertilidade na família ou caso de menopausa precoce
– Casal após 1 ano de tentativas
Saiba mais em: O que é infertilidadeQuando não sabe se é fértil, qual especialista procurar?

 

Sair da versão mobile