Ícone do site Almanaque dos Pais

Dicionário da Gravidez – significado dos principais termos, exames e abreviações

Ao descobrir que está grávida, em poucas semanas uma série de termos, palavras e siglas começam a fazer parte de seu vocabulário, tanto na hora de pensar no enxoval do bebê, quanto exames, desenvolvimento e até parto. Mas afinal, o que significam todas essas coisas? Vamos lhe ajudar a descobrir o significado com o nosso dicionário da gravidez.

Não encontrou o termo que procura? Escreva nos comentários para que possamos lhe ajudar e incrementar nosso dicionário.

Dicionário da Gravidez

[notification type=”notification_mark” ]Letra A[/notification]

 

Amniocentese

Exame diagnóstico capaz de identificar doenças genéticas e infecções. Uma amostra do líquido amniótico é colhida de dentro do útero e, então, examinada em laboratório.

Apgar

Exame realizado no recém-nascido no primeiro, quinto e décimo minuto de vida. Após avaliar respiração, cor da pele, reflexo, batimento cardíaco e tônus muscular, o bebê recebe uma nota, com o máximo de 10, que refere-se à qualidade de suas funções vitais.

Apojadura

É a descida do leite, que acontecesse após a criança mamar o colostro. Geralmente acontece no terceiro dia após o parto.

Aréola

Região circular escura em volta do mamilo. Lembre-se que o bebê deve abocanhar essa região para pega correta da amamentação.

Aspirador nasal

Item não obrigatório para o enxoval do bebê, um aspirador manual de borracha com uma ponta mais fina que ajuda higienizar o nariz do bebê.

 [notification type=”notification_mark” ]Letra B[/notification]

Baby blues

Uma leve depressão que acomete algumas mamães após o parto, porém bem mais leve do que a Depressão Pós Parto. Em inglês o termo “blue”, além de azul, significa tristeza.

Bebê cefálico

Posição em que o bebê está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto normal ou natural.

Bebê córmico

Posição em que o bebê está em posição transversal no útero.

Bebê pélvico

Posição em que o bebê está sentado no útero.

Beta- hCG

É um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana, cuja forma abreviada é beta-hCG ou BhCG. Este hormônio é produzido pelo embrião e chega ao sangue da mãe através da placenta. A presença do BhCG é primeiro sinal enviado pelo embrião que pode ser medido para comprovar a gravidez. O teste para detectar o Beta hCG pode ser realizado por meio da urina ou sangue da mulher.

Saiba mais: O que é Beta-hCG

Biometria Fetal

Medidas ultra-sonográficas diretas do feto fornecem informações que podem ser utilizadas para a estimativa da idade gestacional. Quando combinadas a informações clínicas apropriadas elas podem ser usadas para a documentação de padrões de crescimento normais ou alterados de órgãos e sistemas fetais, tomando possível a detecção de muitos distúrbios.

Body

Body, um item fundamental no enxoval do bebê, é aquela roupinha que parece um macacão sem pernas. Esse item queridinho das mamães possui uma variedade incrível de estampas e modelos, podendo ser regata, manga curta, comprida, estampas divertidas, de bichinhos, times e até social ou com uma sainha aplicada.

[notification type=”notification_mark” ]Letra C[/notification]

CA

Abreviação de Circunferência Abdominal

CC

Abreviação de Circunferência Cefálica

CCN

Abreviação de Comprimento Cabeça Nádega

CF

Abreviação de Comprimento do Fêmur

Ciclo menstrual

Período em dias que começa a ser contado no primeiro dia da sua menstruação, até o dia anterior à próxima menstruação.

Saiba mais: Como saber de quantos dias é meu ciclo menstrual.

 Colostro

Importante para a proteção do bebê, o colostro é conhecido como o primeiro leite materno. Rico em proteínas, anticorpos e sais minerais, começa a ser produzido durante a gestação.

Concha de amamentação

Objeto utilizado por baixo do sutiã que auxilia mamães com mamilo invertido (com o bico para dentro) ou mesmo na cicatrização do mamilo rachado devido à amamentação. Possui diversos modelos para cada finalidade: base rígida, base flexível, orifício grande ou pequeno.

Corpo Lúteo

Forma-se com o rompimento do folículo durante a ovulação. Libera hormônios para possibilitar uma gestação. Quando acontece a gravidez, o corpo lúteo continua liberando estrogênio e progesterona até que a placenta esteja formada e assuma esse papel (cerca de 12 semanas), quando não há gravidez ele se degenera em 14 dias.

Coto Umbilical

Após cortar o cordão umbilical após o parto, o coto umbilical é o pedaço que fica preso ao umbigo do bebê. Possui cerca de 3cm e cai em aproximadamente 15 dias após o nascimento.

Cueiro

Muito popular nas décadas passadas, o cueiro é uma manta de flanela utilizada para enrolar o bebê. Atualmente é mais usado para forrar camas ou trocadores para repousar o bebê durante a troca ou sonequinha.

Culote

Conhecido antigamente como mijão, o culote é a calça do bebê, feita de algodão leve e que pode ser usada por baixo de macacões. Possui versão com ou sem pezinho.

[notification type=”notification_mark” ]Letra D[/notification]

DBP

Abreviação de Diâmetro Biparietal. Medida da distância entre os ossos parietais do crânio do feto (ossos que formam os lados da cabeça). Essa medida é uma das medidas importantes para se avaliar o feto dentro da barriga da mãe, com relação à formação e crescimento assim, como a CC (Circunferência Craniana).

DPO

Abreviação de Dia Pós Ovulação.

DPP

Abreviação de Data Provável do Parto ou Depressão Pós Parto.

DUM

Abreviação de Data da Última Menstruação

[notification type=”notification_mark” ]Letra E[/notification]

Embrião

Primeira fase do feto que vai desde a concepção do óvulo até a 8ª semana de gestação. Somente após a 8ª semana o bebê será promovido à feto.

EO

Abreviação de Enfermeira Obstetra

Episiotomia

Pequeno corte no períneo para aumentar o canal vaginal e facilitar a saída do bebê durante o parto normal.

Espermatozoide

São as células reprodutivas masculinas.

Saiba mais: Espermatozoide: Da produção até a ejaculação

Esterilidade

A esterilidade é a incapacidade de um indivíduo ou de um casal conceber.

 [notification type=”notification_mark” ]Letra F[/notification]

FIV

Abreviação de Fertilização in Vitro.

Saiba mais: Fertilização in Vitro

Folículo

Bolsa que envolve o óvulo para o seu desenvolvimento na superfície do ovário. Sua ruptura resulta na liberação do óvulo (ovulação).

Fórceps

Um instrumento médico em forma de pinça, com duas hastes alongadas e arredondas que se encaixam na cabeça do bebê. É usado somente em casos de emergência ou sofrimento fetal para auxiliar a retirada do bebê.

 [notification type=”notification_mark” ]Letra G[/notification]

Gameta

São as células reprodutoras. Os gametas femininos são os óvulos, e os masculinos os espermatozoides.

GO

Abreviação de Ginecologista Obstetra

 [notification type=”notification_mark” ]Letra H[/notification]

Hiperêmese Gravídica

Significa, literalmente, vômito em excesso na gravidez e afeta cerca de 1,5% das gestantes especialmente nos três primeiros meses de gestação.

Saiba mais: Vômito em excesso na gravidez pode ser Hiperêmese Gravídica

Histerossalpingografia

Histerossalpingografia, ou Histerosalpingografia, é um exame de Raio X da cavidade uterina. Este exame é útil para avaliar o estado do colo, do útero e das tubas, diagnosticar aderências e obstruções e mostrar malformações, como o útero bicorno (que possui duas cavidades).

Saiba mais: Histerossalpingografia

 

Hora P

Abreviação de Hora do parto.

 [notification type=”notification_mark” ]Letra I[/notification]

Icterícia

Causada pelo excesso de bilirrubina no sangue, deixa os olhos e pele do bebê amarelados. Em alguns casos o recém-nascido precisa ser tratado com fototerapia, ou banho de luz.

Infertilidade

A infertilidade é uma doença que impede um casal de levar uma gravidez até o fim com o nascimento de um bebê saudável depois de um ano de relações sexuais frequentes.

Saiba mais: O que é infertilidade

 [notification type=”notification_mark” ]Letra L[/notification]

LA

Abreviação de Líquido Amniótico

LM

Abreviação de Licença Maternidade, ou de Leite Materno.

Saiba mais: Leite materno

 [notification type=”notification_mark” ]Letra M[/notification]

Mecônio

É o nome dado às fezes do bebê nos primeiros dias de vida. Possui cor escura e esverdeada, e é grudento. O mecônio é produzido pelo feto durante a gestação e sua eliminação ocorre, geralmente, nas primeiras 12 horas de vida do bebê.

Moisés

Moisés é, originalmente, o nome daqueles cestos de vime em que a criança ficava deitada. Hoje o Moisés pode ser encontrado nos mais diversos tipos de material, inclusive sendo acoplado nos carrinhos de bebê. É o preferido pelas mamães nas primeiras semanas do bebê, para que ela possa dormir com seu bebê ao lado da sua cama.

 [notification type=”notification_mark” ]Letra N[/notification]

Nidação

Implantação do óvulo na parede do útero.

Saiba mais: Nidação: o que é nidação, quando ocorre e sintomas

 [notification type=”notification_mark” ]Letra O[/notification]

Ocitocina

Hormônio produzido durante o trabalho de parto que auxilia na contração do útero. Após o parto sua produção estimula a liberação do leite materno e na recuperação do útero.

Ocitocina sintética ou Sorinho

Produzido em laboratório, esse hormônio pode ser usado tanto para estimular o parto normal quando este não acontece de forma natural, ou mesmo quando a evolução do parto não está adequada.

Também pode ser utilizada após o parto ou aborto para ajudar na recuperação uterina e diminuir hemorragias.

 [notification type=”notification_mark” ]Letra P[/notification]

Pagão

Mais um item “das antigas” para o enxoval do bebê. É composto, basicamente, por um conjunto de body, culote e casaquinho.

PD

Abreviação de Parto Domiciliar

Peridural

Tipo de anestesia que pode ser aplicada durante o parto normal, pois diminui a sensação de dor sem prejudicar a sensibilidade, ou seja, a mãe sente a contração e pode participar de todo o parto. É aplicada através de um cateter introduzido com a ajuda de uma agulha na lombar da mulher.

Perímetro cefálico (PC) ou Perímetro craniano

O perímetro cefálico ou perímetro craniano é a medida do contorno da cabeça na sua parte maior. É medido através do exame de ultrassom e, através dessa informação, é possível diagnosticar diversos quadros como a microcefalia (cabeça menor do que o padrão), macrocefalia (cabeça maior do que o padrão), hidrocefalia (acúmulo de líquido dentro do crânio), entre outros.

Saiba mais em: Tamanho ideal da cabeça do bebê durante a gestação | Perímetro Cefálico

Picamalácia

Desejo da gestante de comer coisas estranhas, como tijolo por exemplo. Acredita-se que esses desejos estranhos acontecem por falta de alguma vitamina, porém não há comprovação científica.

PN

Abreviação de Parto Normal ou Parto Natural

PNH

Abreviação de Parte Normal Hospitalar

Pré-eclâmpsia

A pré-eclâmpsia ou toxemia gravídica é um distúrbio que afeta cerca de 5% das gestantes e consiste numa elevação da pressão arterial causada pela gestação. As causa exatas desse distúrbio ainda são desconhecidas, porém ela pode progredir lentamente ou rapidamente e alguns sintomas podem ajudar a diagnosticá-la (apesar de em alguns casos ela ser assintomática): aumento da pressão arterial, aumento excessivo de peso, inchaço e perda de proteína pela urina. Em casos mais graves ela pode causar desmaios, convulsões, sangramento vaginal e até coma.

Saiba mais: Pré-eclâmpsia

Puerpério

Período de 45 dias após o parto.

 [notification type=”notification_mark” ]Letra R[/notification]

Raquidiana

Anestesia aplicada uma única vez na lombar da mulher para o parto cesáreo. Mais forte que a peridural, a mulher perde a sensibilidade em toda região do abdômen e pernas, porém continua acordada para acompanhar o parto.

RN

Abreviação de Recém-nascido

 [notification type=”notification_mark” ]Letra S[/notification]

Sexagem Fetal

Exame de sangue que pode identificar o sexo do bebê a partir da 8ª semana de gestação.

Saiba mais: Sexagem fetal

 [notification type=”notification_mark” ]Letra T[/notification]

Temperatura basal

É a temperatura da mulher logo pela manhã, antes de se levantar. Um leve aumento na temperatura basal pode indicar que a mulher está ovulando.

Saiba mais: Sintomas de ovulação

TP

Abreviação de Trabalho de Parto

Saiba mais: Sinais de trabalho de parto

Translucência Nucal

Exame realizado entre a 11ª e 14ª semana de gestação durante o ultrassom. Avalia as probabilidades do feto ter a Síndrome de Down.

Saiba mais em: Ultrassom no primeiro trimestre de gravidez

 [notification type=”notification_mark” ]Letra U[/notification]

US

Abreviação de ultrassonografia

Saiba mais em: Ultrassom no primeiro trimestre de gravidez, Ultrassom no segundo trimestre de gravidez e Ultrassom no terceiro trimestre de gravidez

 [notification type=”notification_mark” ]Letra V[/notification]

Ventosa ou Vácuo extrator

Instrumento médico com forma de semicírculo de metal ou silicone que é ligado a uma bomba a vácuo. É utilizado para auxiliar na retirada do bebê posicionando o instrumento em sua cabeça e retirando o ar com a bombinha. Após o posicionamento da ventosa a mãe deverá fazer força na próxima contração e, então, o médico ajudará puxando o bebê para fora.

Vérnix ou verniz caseoso

Substância branca e oleosa que protege a pele sensível do bebê de microrganismos contidos no líquido amniótico.

Saiba mais: Vérnix ou verniz caseoso

Atualizado em 24/04/2015 para inclusão de novos termos e links

 

Sair da versão mobile