Sua Gravidez: 27ª semana de gravidez
A futura mamãe
O útero já está 8cm acima da linha do umbigo e continuará crescendo 1 cm por semana até o nascimento do bebê.
O terceiro trimestre da gestação é uma fase mais complicada para a mulher pelo fator psicológico e físico:
Físico: Com o bebê crescendo cada dia mais os órgão são pressionados acarretando em prisão de ventre, respiração curta, inchaço, má digestão, além das dores nas costas que ficam mais intensas.
Psicológico: Preocupações com os preparativos para a chegada o bebê, receios com o parto, escolha de maternidade, ansiedade para ter seu bebê nos braços, finanças, licença maternidade e até mesmo a volta ao trabalho após o término da licença.
Também é muito importante ter ciência que a gravidez não é doença, pelo contrário, porém é uma fase em que a gestante precisa de ajuda para algumas tarefas, como levantar peso, além de ter cuidado extra com os movimentos, tais como levantar da cama, descer e subir escadas, abaixar para pegar objetos leves no chão e sair do carro.
Com o útero já próximo ao final das costelas o pulmão fica comprimido, o que dificulta respirar fundo ou longamente porque ele não tem mais espaço para se expandir. Com isso a respiração fica mais curta, porém o corpo da futura mamãe está mais eficiente e isso não acarretará problema de oxigenação para ela ou o bebê. Porém isso contribui para o aumento do cansaço ao tentar realizar qualquer atividade, como por exemplo, passear no shopping ou varrer a casa.
Sempre que passar por conglomerado de pessoas, seja na calçada, shopping ou mesmo no supermercado, posicione-se à frente da gestante para proteger a barriga e abrir caminho para ela passar mais segura. Essa ação é perfeitamente saudável e realmente pode proteger a barriga de algumas cotoveladas ou batidinhas involuntárias das pessoas, pois ela está sensível e a menor batidinha pode ser bem dolorosa.
Leia mais sobre pré-eclâmpsia.
Seu Bebê
Agora seu filhote já está medindo cerca de 24cm (da cabeça ao bumbum e cerca de 32 a 33cm da cabeça aos pés), ele dobrou de tamanho desde a 15ª semana de gestação. Ele está pesando cerca de 1kg – um saquinho de açúcar.
Caso ocorra um parto prematuro nesta semana o seu filhote terá cerca de 85% de chance de sobreviver sem sequelas. Seus pulmões já estão prontos para respirar o ar aqui de fora, porém por ter somente 3% de gordura e não conseguir manter a temperatura corporal, ele precisará passar um tempinho na incubadora.
Se você será papai de um garotão, agora os testículos já estão em seus devidos lugares, na bolsa escrotal.
Seus olhos estão parcialmente abertos e ele já possui cílios para protegê-los das sujeirinhas do ar fora da barriga. Todo seu corpo já está sendo preparado para a vida fora do útero. Suas retinas estão mais maduras e são importantes sensores de luz que o farão enxergar fora do útero.
Ele continua praticando movimentos respiratórios com o líquido amniótico, que entra e sai de seus pulmões, porém todo oxigênio que ele precisa é fornecido pela placenta.
Dicas da semana:
Você deve começar a pesquisa por cadeirinha para automóvel, lembre-se que grande parte das maternidades não permite que o bebê seja transportado no colo e obrigam a instalação da cadeirinha para a alta do bebê. Existem modelos para todos os gostos e bolsos, porém para recém-nascido a opção mais segura e permitida por lei é a cadeirinha virada de costas para a frente do carro, ou seja, os pés do bebê ficarão voltados para o encosto do banco traseiro.