Sua Gravidez: 32ª semana de gravidez
Seu bebê está ganhando peso, e consequentemente a gestante também. Ela ganhará cerca de 500g por semana e 200g desse peso irá diretamente para o feto.
A futura mamãe
O útero está a 15 cm acima do umbigo. Os órgãos da futura mamãe estão ainda mais pressionados, causando azia, sensação de que vai explodir após se alimentar ou beber bastante líquido, falta de ar porque os pulmões não conseguem se expandir como antes.
Outra consequência do crescimento do útero é que ele também pressiona os intestinos e reto, provocando a prisão de ventre.
O volume sanguíneo já aumentou 2,5 litros, e para bombear todo esse sangue pelo corpo e para o bebê o coração trabalha 25% mais rápido. É esse sangue todo e o coração trabalhando mais que causam tanto calor.
A mamãe já está produzindo o colostro, uma forma de leite amarelado que é secretado nos primeiros dias de amamentação. Ele é formado, principalmente, de água, leucócitos, proteínas e carboidratos e 15 dias após o nascimento e início da amamentação ele se modificará para o leite maduro. Seu baixo volume está adequado com a capacidade gástrica do recém-nascido.
O colostro é a substância capaz de eliminar todos os resíduos do mecônio do trato intestinal do bebê, auxiliando no amadurecimento e funcionamento adequado do intestino, além de prevenir diarreias, alergias e infecções, pois equilibra adequadamente as bactérias que vivem no intestino. No dia do parto é quando ele se apresenta mais rico. É considerado, também, como a primeira vacina do bebê, pois é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras.
O hormônio relaxina está sendo produzido em grande escala, ele é responsável pelo relaxamento das articulações pélvicas, alargando a união entre os ossos da bacia e aumentando o canal de passagem do bebê.
Em breve você verá seu bebê pelo ultrassom novamente. Será solicitado pelo médico um ultrassom entre a semana 33 e 35 de gestação. Este será realizado para avaliar o tamanho do bebê, peso estimado, nível do líquido amniótico, posição do bebê e placenta. Como o bebê está bem grandinho não será possível uma imagem de corpo inteiro, mas se você tiver sorte e o bebê colaborar com uma posição favorável, poderá ser realizado também o ultrassom 3D ou 4D com uma imagem de seu rostinho. Prepare seu coração!
Até o final da gestação manteremos uma lista de links para matérias que podem lhe ajudar nessa reta final:
Sinais de trabalho de parto.
Tipos de parto.
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados.
Seu Bebê
Seu filhote está medindo cerca de 31cm da cabeça até o bumbum, ou 43cm da cabeça aos pés e já está pesando cerca de 1,800kg. Com todo esse tamanho e peso ele já está completamente apoiado no útero, ou seja, ele não consegue mais boiar no líquido amniótico. Mesmo já sendo um bebezão o seu peso dobrará até a 40ª semana, serão 200g por semana!
Se você estiver grávido de múltiplos bebês, a partir desta semana eles ganharão menos peso do que os bebês únicos, e a barriga está do tamanho de uma barriga de 40 semanas de bebê único.
Lembre-se que se passar mais de 2 ou 3 horas sem que a gestante sinta os movimentos do bebê, ela deverá procurar o médico. No caso de dúvidas a mamãe deve comer um chocolate, geralmente o bebê começa a se mexer cerca de 30 minutos após ingerir a guloseima.
Suas unhas estão tão compridas que já ultrapassam a linha dos dedos e ele pode se arranhar.
Dicas da semana:
Está na hora de iniciar a pesquisa por pediatra caso você ainda não tenha um. Converse com amigos e peça por indicações, se você possuir plano de saúde peça a lista de pediatras de sua cidade e agende uma entrevista para conhecê-los antes mesmo de seu bebê nascer. É importante que você tenha total confiança e simpatia pelo pediatra de seu filho, pois ele será sua maior fonte de consulta e confiança para os dias e madrugadas que seu bebê não estiver se sentindo bem.