Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 21 a 30 / Gravidez do papai – Semana 28

Gravidez do papai – Semana 28

Sua Gravidez: 28ª semana de gravidez
A cada dia que passa as chances de sobrevivência sem sequelas de seu bebê aumentam, agora já são 90%, inclusive em gestação de múltiplos, porém a torcida é para que ele ou eles fiquem na barriga da futura mamãe por mais algumas semanas.

A futura mamãe
O útero já está de 8 a 9cm acima da linha do umbigo e continuará a crescer 1 cm por semana até o nascimento do bebê.
Neste terceiro trimestre de gestação ela já deve estar com 8 a 10 quilinhos a mais, e é muito comum os papais engordarem junto, pois acompanham a mamãe nos lanchinhos e guloseimas além da ansiedade ser aliada da geladeira e inimiga da balança. Se for seu caso é melhor começar a se controlar. Provavelmente a mamãe já deve estar com aquele andar característico de gestante, denominada marcha anserina por ser similar ao andar do ganso (com o tronco se inclinando de um lado para o outro). Ela deverá ter cuidado redobrado ao andar, subir escadas, levantar ou abaixar, pois o ponto de equilíbrio está mudando a cada dia e ela poderá cair com mais facilidade.
Para a grande maioria das gestantes aos enjoos eram coisa do passado, por volta da 12ª semana ele simplesmente desapareceu. Porém isso não é uma regra e muitas mulheres continuam enjoando, inclusive no terceiro trimestre. Uma das causas desses enjoos é passar muito tempo sem comer, peça para a Dona Barriga levar sempre uma barrinha de cereal ou outro lanchinho em sua bolsa.
amamentacaoA gestante poderá notar uma manchinha no sutiã na altura do mamilo, é o colostro, uma forma de leite amarelado que é secretado nos primeiros dias de amamentação. Ele é formado, principalmente, de água, leucócitos, proteínas e carboidratos e 15 dias após o nascimento e início da amamentação ele se modificará para o leite maduro.
Seu baixo volume está adequado com a capacidade gástrica do recém-nascido.
O colostro é a substância capaz de eliminar todos os resíduos do mecônio do trato intestinal do bebê, auxiliando no amadurecimento e funcionamento adequado do intestino, além de prevenir diarreias, alergias e infecções, pois equilibra adequadamente as bactérias que vivem no intestino.
No dia do parto é quando ele se apresenta mais rico. É considerado, também, como a primeira vacina do bebê, pois é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras.
Você e a gestante receberão do médico obstetra algumas orientações para identificar se a mamãe está entrando em trabalho de parto, desta forma haverá menos risco para ela e o bebê em caso de parto prematuro, inclusive podendo em alguns casos manter o bebê no útero por mais tempo para que ele esteja ainda mais forte ao nascer.
A partir de agora o intervalo entre as consultas diminuirá de 1 mês para 15 dias, desta forma o médico pode acompanhar com mais segurança a evolução da gestação e identificar, se houver, sinais de parto prematuro ou complicações como a pré-eclâmpsia ou placenta prévia.
Saiba mais sobre pré-eclâmpsia.
Saiba mais sobre placenta prévia.
sangue
Você sabe qual o tipo sanguíneo da futura mamãe e o seu? Na primeira consulta pré-natal foi solicitado um exame de sangue para verificar, entre outras coisas, qual o tipo sanguíneo da gestante e se ela possui RH Positivo ou RH Negativo (RH+ ou RH-). Se ela for RH- e você for RH+, nesta semana ela deverá fazer um novo exame Coombs indireto para verificar a presença do anti-RH em seu sangue. É de extrema importância realizar todos os exames e tomar todos os cuidados para que a incompatibilidade sanguínea não cause problemas como a eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido) nesta e em outras gestações.
Saiba mais sobre incompatibilidade sanguínea – Fator RH

Seu Bebê
Nesta semana o seu filhote está ainda maior e mais forte, ele mede cerca de 26cm da cabeça até o bumbum – cerca de 37 cm da cabeça aos pés –  e está pesando 1.100g, chegando a 1.200g até o final desta semana.
Agora as chances de sobrevivência, sem sequelas, é de 90%, mesmo em gestação de múltiplos, onde os bebês são menores. Apesar de seus pulmões estarem formados, eles podem apresentar dificuldade para respirar caso o parto ocorra nesta semana. Havendo risco de parto prematuro é comum a gestante receber umas aplicações de hormônio para que os pulmões do(s) bebê(s) fiquem mais maduros para o nascimento.
Com o crescimento do bebê começa a ter cada vez menos espaço para ele se movimentar no útero, o que também é importante. A força que ele faz para se mover, que chegamos ver mãos, pés, cotovelos e joelhos se movimentando na barriga da mamãe, fortalece seus músculos e o deixam ainda mais preparado para a vida fora do útero. Enfim, seu bebê começa a se mexer menos a partir desta semana, porém com mais esforço.
Através do ultrassom é possível notar que as pálpebras do bebê se movimentam como as nossas enquanto ele dorme, e sua atividade cerebral também é intensa, o que leva a alguns médicos a crer que a partir desta semana os bebês já sonham. É impossível afirmar o teor desses sonhos, mas quem sabe ele não está sonhando com a mamãe?
Os olhos do feto já possuem coloração, porém sua cor só será definida entre 6 e 9 meses de idade, pois eles precisam da influência da luz para chegarem à sua cor final. A visão está aguçada, ele já identifica bem a claridade e feixes de luz que passam pela barriga, e seu cérebro mostra intensa atividade quando sua visão é estimulada pelas luzes.
Nesta semana os cabelos entram na fase de crescimento, porém somente para alguns bebês, pois muitos nascem carecas, com cabelinho fino, com uma penugem que quase não vemos, e também alguns nascem com uma vasta cabeleira. Na ultrassonografia, em alguns casos quando o bebê é cabeludo, é possível ver os cabelos se movimentando.

Dicas da semana:
Cante para que seu filhote ouça sua voz, que ele já consegue reconhecer, e dance coladinho com a futura mamãe para que seu filhote sinta os movimentos de seus corpos.

Foto: Ben Earwicker
Foto: Ben Earwicker

Esses momentos entre mamãe, papai e filho aumentam a conexão entre vocês. Se você cantar muitas vezes a mesma música ele poderá reconhecê-la após o nascimento e se acalmar quando estiver em seus braços sendo embalado ao som de sua voz.

Algumas gestantes sentem ainda mais libido a medida que a barriga cresce, porém é difícil encontrar posições confortáveis. Esqueça o Kama sutra e aposte na posição “de ladinho”. Ela é mais confortável para a mamãe porque não há pressão na barriga que está cada dia mais sensível. Lembre-se que, desde que não haja restrições médicas, sangramentos ou até mesmo posições mirabolantes, o sexo é perfeitamente seguro para a mamãe e bebê. Se você ou a sua parceira estiverem desconfortáveis para o sexo, invista nas carícias para manter a intimidade do casal em alta.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Gravidez do papai – Semana 24

Sua Gravidez: 24ª semana de gravidez A futura mamãe está com suas formas mais arredondadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.