Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 31 a 40 / Gravidez do papai – Semana 36

Gravidez do papai – Semana 36

Sua Gravidez: 36ª semana de gravidez
Finalmente você chegou ao último mês de gestação! Falta tão pouco para ter seu pequeno nos braços.

Foto: Scott Snyde
Foto: Scott Snyde

A futura mamãe
Nesta reta final as consultas com o obstetra se tornam semanais.
Se o bebê já estiver na posição de entrega, ou seja, com a cabeça para baixo e as pernas dobradas para cima, ele pode começar a descer, deixando a barriga mais baixa, a respiração mais fácil, porém as idas ao banheiro para urinar ainda mais frequentes por conta da bexiga pressionada.
A cadeirinha do bebê já deve estar instalada no carro. Aproveite para aprender como que você coloca e tira o bebê da cadeirinha (você fará isso logo no primeiro dia que ele tiver alta). Treine com um boneco de pelúcia. Lembre-se que algumas maternidades não dão alta para o bebê se não houver a cadeirinha instalada no carro. Em alguns casos é a enfermeira quem leva o bebê até o carro e o coloca na cadeirinha. Outro fator importante que você não deve jamais se esquecer é que a cadeirinha é necessária para a segurança de seu bebê, seja no trajeto até sua casa ou em uma viagem.
Não se surpreenda se a Dona Barriga acordar com uma energia fora do comum e totalmente voltada para organizar a casa, quartinho do bebê e roupinhas. É como um instinto para que tudo esteja limpo e em ordem para a chegada do bebê. Em muitas gestantes essa energia aparece poucos dias antes do início do trabalho de parto.

Até o final da gestação manteremos uma lista de links para matérias que podem lhe ajudar nessa reta final:
Pré-eclâmpsia.
Sinais de trabalho de parto.

Tipos de parto.
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados.

Seu Bebê
Nesta semana seu bebê já está medindo cerca de 46cm da cabeça aos pés e pesando cerca de 2,800kg. Esse peso todo está sendo depositado em forma de gordura branca, que irá ajudá-lo a manter a temperatura corporal após o parto. E ele fica ainda mais fofo com essa gordurinha, as bochechas ficam mais redondas, formam covinhas nas mãos e pés, a barriguinha fica mais redondinha, enfim, um meninão lindo ou uma princesa gatinha!
Porém se forem gêmeos o peso será em torno de 300 a 100 gramas a menos do que nas gestações de um único bebê. Geralmente o que acontece é que, quanto mais bebês na barriga, menos peso eles ganham nessa reta final.
Se o bebê nascer nesta semana ele, provavelmente, não precisará de ajuda para respirar. Porém poderá precisar de alguns estímulos para iniciar a sucção e se alimentar.
A gengiva do bebê já está mais firme, se preparando para que em alguns meses os dentinhos de leite possam nascer.
O bebê está bem apertadinho dentro do útero, quase não há espaço para ele se movimentar. Se ele ainda não está na posição de entrega (com a cabeça para baixo e as pernas dobradas para cima), ainda há tempo dele se posicionar, porém o médico poderá conversar com você e a mamãe sobre a possibilidade de ocorrer o parto cesáreo.
Com esse aperto todo dentro do ventre, talvez você consiga identificar braços, pernas, cotovelos, pés e mãos do seu bebê quando ele estiver se mexendo, pois ele movimentará toda a barriga e essas partes do corpo do bebê podem ficar marcadas na pele da mamãe e fáceis de identificar.

Foto: Melbia
Foto: Melbia

Dicas da semana:
Você possui filho(s) mais velho(s)? Se sim é a hora de preparar os irmãos para a chegada do novo membro da família. Para não haver surpresas e tudo ocorra com mais tranquilidade, converse com eles e explique que a mamãe passará uns dias no hospital para a chegada do bebê. Se seu filho for pequeno não convém que ele assista o parto por aquelas janelas opacas que existem em algumas maternidades, ele ficará assustado em ver a mamãe e papai com roupas estranhas cercados de pessoas desconhecidas e não conseguirá entender muito bem o que está acontecendo ali. Peça para alguém levá-lo quando a mamãe já estiver no quarto para que ele possa ver que ela está bem e conhecer o irmãozinho(a). Se puder deixe o irmão sentado e coloque o bebê em seu colo (com alguém segurando, claro), assim se sentirá incluído na chegada do irmãozinho.
Vocês já decidiram quem tomará conta de seu(s) filho(s) mais velho(s) nos dias em que vocês estarão na maternidade? É hora de já conversar com essa pessoa a respeito da rotina de escola, tarefas, horários para televisão, videogame, preparo das refeições, hora de dormir, hora do banho… Escreva toda a rotina para que o cuidador não fique perdido. Se possível peça para levar os irmãos à maternidade todos os dias até a alta, desta forma eles saberão que estão todos bem e a chegada do bebê não será um choque.
Outra dica que também funciona é comprar um presentinho para o(s) irmão(s) mais velho(s) e entregar quando o bebê chegar em casa dizendo que quem trouxe o presente foi o bebê. Assim o mais velho dará mais atenção ao brinquedo do que ao ciúme que ele poderia apresentar.
Peça às visitas, somente às que você tiver mais liberdade, para conversarem com o seu filho mais velho sobre ele mesmo, brinquedos, escolinha e atividades e não sobre o bebê. Ele também quer que se interessem por ele, seus brinquedos e gostos.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

barriga10

Gravidez do papai – Semana 34

Sua Gravidez: 34ª semana de gravidez Seu bebê já está com a pele lisinha e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.