Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 21 a 30 / Gravidez do papai – Semana 25

Gravidez do papai – Semana 25

Sua Gravidez: 25ª semana de gravidez
Nesta semana inicia o sétimo mês lunar. É o momento mais adequado para descansar e organizar tudo para a chegada do bebê.

A futura mamãe
gravidaA gengiva da gestante está mais sensível e é comum o sangramento durante a escovação.
Alterações de humor também podem ocorrer, e é claro que é culpa dos tais hormônios da gravidez.
Nos seios podem ser notados alguns vasos azulados, isto se deve ao aumento da circulação sanguínea nesta região.
Os ligamentos e músculos do corpo da futura mamãe estão trabalhando duro para dar suporte à gestação e se preparando para o parto. Algumas dores costumam aparecer e uma boa forma de aliviá-las é tomar um banho morno de chuveiro e massagear levemente o corpo. Lembre-se que banho quente de imersão não é indicado para gestantes.
A gestante deverá procurar um médico ao sentir qualquer sintoma diferente, tais como dores, sangramentos, desmaios ou tonturas. Esse cuidado poderá evitar o parto prematuro e trará mais tranquilidade para ela e para você.

Seu Bebê
Seu bebê já está medindo cerca de 22 cm (da cabeça até o bumbum – ou 30 a 33cm da cabeça aos pés) e pesa cerca de 700g, podendo chegar a 840g até o final desta semana.
Seus braços e pernas já estão proporcionais e suas mãos abrem e fecham.
Suas narinas estão liberadas e o bebê já pode praticar os movimentos respiratórios. Os olhos já respondem à luz, uma lanterna na barriga poderá fazer com que o seu filhote se movimente.
Apesar de já ter cabelos, sua cor e textura podem mudar, ou seja, um bebê que nasce com cabelos claros e ondulados poderá em pouco tempo estar com cabelos escuros e lisos ou vice-versa.
O bebê ainda explora várias posições no útero, hora está sentado, hora na diagonal e assim por diante. Nesse estágio da gravidez eles ainda estão com espaço para explorar, esticar e procurar posições confortáveis. Mas esse sapequinha geralmente escolhe as posições mais complicadas na hora do ultrassom só para dificultar para o médico ver seu rostinho lindo e deixar os papais ainda mais curiosos.
O batimento cardíaco do bebê é 2 vezes mais rápido do que o da mamãe e, se tiver um ultrassom esta semana, aproveite para observar a velocidade dos batimentos. Esse som é tão gostoso de ouvir que alguns papais até compram um kit doppler para monitorar em casa os batimentos, porém essa ação só é indicada em casos de gravides de risco.
Os vasos capilares, ou capilares sanguíneos estão se formando. São os minúsculos vasos do sistema circulatório responsáveis pelo recolhimento e distribuição de sangue nas células.

cafe - costiq (640x501)
Foto: costiq

Dicas da semana:
Você costuma sair à noite para jantar, encontrar amigos para um bate papo ou mesmo visitar os parentes? Aproveite esses hábitos durante a gestação, pois após o nascimento do bebê será mais difícil realizar essas “aventuras” noturnas tanto por conta do desconforto do bebê em locais com barulho ou com muitas pessoas, quanto à importância em manter um ambiente confortável, silencioso e seguro para que seu filho se acostume a dormir bem durante a noite para aproveitar melhor o dia.

Fuja de lugares com fumantes. O fumo, mesmo que passivo, é extremamente prejudicial ao bebê, pois o monóxido denao fume carbono e demais químicas que inalados pela gestante não são filtradas pela placenta. Este problema se agrava caso você e/ou a futura mamãe sejam fumantes, ou seja, faça tudo que estiver ao seu alcance para parar de fumar. Vale hipnose, acupuntura, grupos de apoio e terapias ocupacionais. Caso o fumante seja você, alguns medicamentos podem lhe ajudar a parar de vez com esse vício, procure um médico para lhe indicar o melhor método para o seu caso. Para fortalecer essa dica, estudos da Universidade Hasselt (Bélgica) com base em 600mil partos, indicam que a aplicação da lei antifumo no país diminuiu o número de partos prematuros, ou seja, partos com menos de 37 semanas de gestação. A lei foi aplicada em 3 fases e a cada fase deu-se uma maior redução nos índices. Então nada de fumar e mantenham distância de pessoas fumando, combinado?

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Gravidez do papai – Semana 24

Sua Gravidez: 24ª semana de gravidez A futura mamãe está com suas formas mais arredondadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.