Sua Gravidez: 40ª semana de gravidez, podendo chegar até 42ª semana
Pode iniciar a contagem regressiva, chega de falar em semanas porque agora você já contará em dias para ter o seu filho em seus braços.
A data do parto poderá se estender por mais 15 dias após o término na 40ª semana, porém o médico avaliará a gestante mais vezes por semana e a indução do trabalho de parto poderá ser necessária. Em alguns casos o médico precisará recorrer à cesárea.
A futura mamãe
Parabéns à Dona Barriga, nem todas as mulheres conseguem chegar neste estágio da gestação.
É importante que ela descanse para ter energia para o parto e para cuidar do bebê.
Se surgiram estrias no barrigão, agora elas estarão com a cor mais avermelhada, mas com o tempo elas ficam mais claras e discretas. A barriga está tão projetada que talvez você não consiga abraçá-la direito. E a dificuldade para dar um beijinho se estiver em frente a ela? É quase um alongamento.
Nos primeiros dias após o parto ela precisará de ajuda, especialmente se precisar se submeter à cesárea. A ajuda será para manter a casa em ordem, preparar as refeições, dar banho no bebê, trocar algumas fraldas e ajudá-la para se levantar ou sentar.
A esta altura as malas da maternidade já estão organizadas e no porta-malas, correto? E a cadeirinha do bebê também já está instalada, certo? E a agenda de telefone com os contatos que você precisa avisar quando a mamãe entrar em trabalho de parto também está no carro? Deixe tudo organizado para que você consiga se concentrar somente em ajudar a mamãe a entrar no carro e sair dele, e não ficar com aquela sensação “Acho que esqueci alguma coisa importante”. Talvez o carregador do celular só possa ser guardado de última hora, mas coloque um lembrete no local que você guarda a chave do carro ou no batente da porta.
A mamãe já decidiu se irá amamentar o bebê? A amamentação traz inúmeros benefícios à saúde da mamãe e para a saúde do bebê.
Até o final da gestação manteremos uma lista de links para matérias que podem lhe ajudar nessa reta final:
Pré-eclâmpsia.
Sinais de trabalho de parto.
Tipos de parto.
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados.
Seu Bebê
Nesta semana seu bebê já está medindo cerca de 51cm da cabeça aos pés (ou 38cm da cabeça ao bumbum) e pesando cerca de 3,500Kg. Claro que essas medidas variam muito de bebê para bebê, e esta variação pode ser genética, por gestação de múltiplos ou outros fatores como sexo do bebê ou ocorrências durante a gestação.
Seu pequeno está completamente apto para respirar, sugar, se alimentar, evacuar, chorar e fazer com que você se sinta o papai mais babão do mundo.
O vérnix caseoso e a lanugem estão sendo reabsorvidos durante esta semana e se acumulando nos intestinos do bebê na forma de mecônio, a primeira fezes do bebê.
O bebê quase não tem mais espaço para se movimentar, então a gestante sentirá movimentos menos intensos, porém eles existem e se ela passar mais de 3 horas sem sentir nenhum movimento do bebê procure imediatamente seu médico.
Devido aos hormônios que o bebê recebe da mamãe durante a gestação alguns recém-nascidos podem apresentar:
– órgão genital aumentado. No caso de meninas os grandes lábios, e de meninos o saco escrotal.
– sangramento vaginal na recém-nascida: é como uma menstruação leve nas meninas, também causada pelo hormônio recebido da mamãe durante a gestação;
– hidrocele no recém-nascido menino: é um acúmulo de líquidos no saco escrotal ( em 1 ou nos 2 testículos) e tende a desaparecer até o primeiro ano de vida do bebê.
– leite de bruxa: é o nome popular para o líquido esbranquiçado que sai das mamas dos bebês. Não pode apertar em hipótese alguma por risco grande de infecção e abscesso. É acompanhado de inchaço nas mamas e não havendo trauma no local o inchaço diminui e o leite de bruxa desaparece.
Dicas da semana:
Se você não vê a hora do bebê nascer existem algumas dicas que podem estimular o início do trabalho de parto:
– a gestante ingerir alimentos com pimenta ou condimentos apimentados como o curry;
– a gestante fazer uma caminhada longa, porém lenta – isso se você tiver energia;
– ter relação sexual;
– estimulação nos mamilos – se não estiverem sensíveis, porém não exagere para não machucá-los. A estimulação em algumas mulheres é eficiente para iniciar as contrações uterinas.