Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 21 a 30 / Gravidez do papai – Semana 29

Gravidez do papai – Semana 29

Sua Gravidez: 29ª semana de gravidez
Bem vindo ao oitavo mês lunar! Os movimentos do bebê podem ser sentidos com facilidade, inclusive os soluços que são importantes para o desenvolvimento respiratório e digestivo do bebê.

A futura mamãe

Foto: Rick Hawkins
Foto: Rick Hawkins

As câimbras podem intensificar neste terceiro trimestre. Infelizmente as dores nas costas também, pois com o peso extra e a mudança de postura por conta do ponto de equilíbrio, exercem um esforço maior na coluna. Ao se levantar ou abaixar a gestante deve se apoiar, seja em algum objeto seguro, parede, ou mesmo em alguma pessoa próxima.
Os seios estão mais densos e pesados e algumas veias estão bem aparentes nessa região. Os mamilos continuam escurecendo e parecem estar maiores por conta da pigmentação da pele em volta deles. Logo eles estarão prontos para amamentar.
O útero em expansão, além de pressionar os órgãos, ele também pressiona os vasos sanguíneos dificultando a circulação, em especial das extremidades. Por conta disso ela poderá sentir alguns formigamentos, é o famoso “ai, meu pé dormiu”. O ideal é não se sentar ou deitar com as pernas cruzadas, cruzar ou dormir em cima de seus braços. Se o formigamento acontecer ela deve manter o membro esticado para facilitar a circulação e aguardar uns instantes para que o corpo resolva esse problema, pelo menos por enquanto.
O terceiro trimestre também é a fase de reflexão sobre os próximos anos de sua vida e da futura mamãe, em que vocês terão alguém completamente dependente de vocês. Revejam a rotina da casa para que tudo fique mais fácil, inclusive idas ao supermercado devem ser mais programadas e com uma lista de compras para que vocês não esqueçam nada e tenham que sair novamente. Especialmente nos primeiros 6 meses após o nascimento o bebê não poderá ser exposto à doenças que ele não tenha sido imunizado, então ele não poderá ir a locais fechados e com muitas pessoas, tais como supermercado e shoppings.
mulher_trabalhoEssa reflexão também é importante para a vida profissional da gestante, que talvez precise rever seu plano de carreira ou até mesmo analisar opções para trabalhar em casa. Se ela trabalha no regime CLT (carteira assinada) existem direitos e garantias para gestantes além da licença maternidade que garantem renda e estabilidade de emprego durante a licença de 4 meses ou de 6 meses se ela trabalhar numa “empresa cidadã”.
Conheça mais sobre direitos e garantias trabalhistas – regime CLT

Seu Bebê
Seu filhote já é um bebezão, está medindo cerca de 28cm da cabeça ao bumbum (38cm da cabeça aos pés) e pesa cerca de 1,300Kg. Essa medida também vale para gravidez de múltiplos que até esta semana ainda crescem como os bebês únicos, a diferença é que a mamãe se sente mais cansada, pois seu corpo trabalha em dobro para mandar todos os nutrientes para os bebês, e a pressão sobre os órgãos e coluna começaram há muitas e muitas semanas. As mamães de múltiplos devem se atentar para a alimentação, pois seus filhos requerem muitos nutrientes e vitaminas e dependem dela para que não lhes falte nada.
O sistema nervoso central do bebê já está formado, agora o bebê já pode controlar a temperatura corporal após o nascimento, pois enquanto ele estiver no útero é a mamãe se encarrega dessa tarefa.
O bebê procura posições confortáveis para ele, então se a Dona Barriga se sentar ou posicionar de forma que ele se sinta incomodado, perceberá que os movimentos dele serão mais intensos, até que ele encontre uma nova posição ou até que ela mude de posição. É o seu filhote mostrando que as vontades dele também precisam ser atendidas. Porém em breve ele não terá tanto espaço para se movimentar e ela sentirá menos empurra-empurra.
Sua cabeça está proporcional ao seu corpo e seu cérebro já é capaz de controlar a respiração. Já são 90% as chances de sobrevivência, seu bebê já está formado e quase pronto para nascer.
Ele também já está aperfeiçoando os movimentos para a sucção do leite materno e já sabe tossir.
A pele do pequeno está a cada dia mais lisinha e macia, ao invés de enrugada como antes.

Foto: Brenda Cacciatore
Foto: Brenda Cacciatore

Caso ele já esteja com a cabeça para baixo, a posição adequada para o parto natural, ele dificilmente mudará de posição até o parto.
Falando em parto, vocês já foram orientados sobre os sinais de que a gestante está entrando em trabalho de parto? Essas informações são essenciais para que vocês não sejam pegos de surpresa e saibam como agir ao identificar cada sintoma.
Saiba mais sobre Sinais de trabalho de parto

 


Dicas da semana
:

Foto: Kolobsek
Foto: Kolobsek

Já começaram a arrumar as malas da maternidade? Mesmo que não estejam prontas, ao menos uma listinha com os itens que você precisará colocar na mala você deverá ter em mãos, além de providenciar os itens que você tenha que comprar ou mesmo emprestar. Ao todo serão 3 malas; 1 para a mamãe, 1 para o bebê e 1 para o acompanhante. Encarregue-se dos documentos, máquina fotográfica, filmadora e separe a primeira roupa que o bebê irá usar (é o papai quem entrega à enfermeira a primeira roupinha). O enfeite da porta da maternidade e as lembrancinhas também são responsabilidades do papai, você é quem irá pendurar o enfeite e entregar as lembrancinhas porque a mamãe estará repousando na cama ou poltrona.
As malas deverão estar prontinhas quando a mamãe estiver com 35 semanas de gestação!
Além das roupas, documentos, enfeites e lembrancinhas, também existem alguns cuidados especiais com as roupinhas do bebê e da mamãe, e o que não pode usar no dia do parto.
Leia mais sobre Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados

casal andando praia Convide a Dona Barriga para dar uma voltinha a pé, façam uma caminhada leve, andando com calma, se for com as mãos dadas melhor ainda! A caminhada irá ativar a circulação da gestante diminuindo o inchaço das pernas e pés e até das mãos e rosto. Ela deverá usar um tênis confortável e adequado para caminhada tenha água sempre à mão! Essa atividade será benéfica para o papai e a mamãe e pode ser adotada inclusive depois que o bebê nascer e a mamãe tiver alta para atividade física leve.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Gravidez do papai – Semana 24

Sua Gravidez: 24ª semana de gravidez A futura mamãe está com suas formas mais arredondadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.