Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 21 a 30 / Gravidez do papai – Semana 26

Gravidez do papai – Semana 26

gravidaNo final desta semana se completará o sexto mês de gestação e a segunda semana do sétimo mês lunar. Está chegando ao fim o segundo trimestre de gestação e ainda é difícil dizer se o tempo passou rápido ou devagar, afinal são tantas novidades: novas preocupações, novos planos e muita ansiedade.
A melhor notícia desta semana é que a partir de agora seu filhote já tem entre 70 e 80% de chance de sobreviver em caso de parto prematuro.

A futura mamãe
O útero já está 7cm acima da linha do umbigo e continuará crescendo 1 cm por semana até o nascimento do bebê.
O volume sanguíneo de seu corpo já aumentou 25% desde o início da gestação, porém todo suprimento extra de sangue acaba se acumulando nos pés, dedos, tornozelos. Esse acúmulo pode ser sentido principalmente no final do dia.
torneiraÉ comum a gestante estar com incontinência urinária temporária, que se deve à pressão do útero sobre a bexiga e é sentida principalmente quando espirra, tosse ou mesmo com um susto a urina pode escapar. Com a bexiga pressionada pelo útero as idas ao banheiro voltam a ficar constantes como no começo da gravidez.
As Braxton Hicks – contrações involuntárias – continuam cada vez mais perceptíveis, principalmente se for uma gestação de múltiplos (gêmeos), nas quais as contrações são também mais frequentes.

Foto: Rotorhead
Foto: Rotorhead

Cerca de 3 a 7% das gestantes sofrem de diabetes gestacional que é diagnosticada no início da gestação através de exame de sangue quando a gestante está em jejum ou em teste de tolerância à glicose após a 25ª semana de gravidez.
Saiba mais sobre diabetes gestacional.

 

 

Seu Bebê

Seu bebê já está medindo cerca de 23 cm (da cabeça até o bumbum – ou 31 a 34cm da cabeça aos pés) e pesa cerca de 900g, podendo chegar a 1kg até o final desta semana.
A pele, antes translúcida que era até possível ver suas veias, está se tornando mais rosada, porém ainda enrugada para que seu filhote possa crescer e engordar bastante.
Os olhos começam a se abrir e suas retinas estão formadas. Logo ele aprenderá a abrir e fechar os olhos, piscar e focar.
Já é possível detectar ondas cerebrais nas áreas de visão e audição, apesar da visão ser realmente estimulada fora do útero, a audição já é estimulada faz algumas semanas. Isso também significa que o seu filho reconhecerá a voz da mamãe e das pessoas com que ele convive ainda dentro da barriga, além de latidos, campainha e demais sons que fazem parte da sua rotina. Agora você já consegue entender porque alguns bebezinhos não se assustam quando o cãozinho da família ou do vizinho começa a latir, ou quando o telefone toca.

Os alvéolos pulmonares, pequenas estruturas responsáveis pelas trocas gasosas do ar que respiramos e nosso corpo – através do sangue – está formado, porém o surfactante pulmonar, um líquido que atua nos alvéolos e imprescindível para que possamos respirar, ainda não foi produzido completamente. Preparando para o nascimento o seu filhote já pratica alguns movimentos respiratórios primitivos.
Os movimentos do bebê serão sentidos cada vez mais fortes até a trigésima semana, como o bebê está cada vez maior e a proporção de líquido amniótico diminuiu, há menor resistências nos socos e chutes. Geralmente é só a gestante se deitar para relaxar que o filhote começa a dar piruetas, especialmente se ela comer um chocolate uns 30 minutos antes. Os movimentos podem até mesmo acorda-la durante a madrugada.

Dicas da semana:
Com a barriga a cada dia maior talvez a futura mamãe não esteja mais conseguindo ver seus joelhos quando fica em pé. Algumas mulheres ficam encantadas com essa mudança corporal, porém é a minoria. A maior parte das gestantes não sente que estão em sua melhor fase, o que interfere muito em sua autoestima e, consequentemente, em seu humor. Alguns momentos de choro são comuns quando a futura mamãe está se arrumando para sair. Sempre que tiver a oportunidade reforce o quanto ela está bonita, o privilégio das mulheres poderem gerar e sempre sentir seus filhos e, também, que é apenas uma fase, que logo mais o bebê estará em seus braços e ela poderá focar em recuperar suas formas novamente.

sorvete e frutasA futura mamãe já deve ter feito você sair para comprar alguns alimentos para saciar o desejo dela. Se isso ainda não aconteceu você certamente é homem de sorte. Algumas gestantes ficam com desejos de comidas simples como um sanduiche ou macarronada, porém outras querem comer tijolos (literalmente) ou até beber gasolina. Nesses casos converse com ela e explique que ela jamais deverá ceder a esses desejos, pois podem prejudicar a ela e ao bebê. Alguns médicos acreditam que qualquer desejo é provocado pela falta de algum nutriente, então uma alimentação saudável e balanceada deve fazer esses desejos diminuírem e se transformar apenas em vontades, tais como as que você também tem. Caso ela resolva te acordar de madrugada para que você vá comprar um abacaxi porque senão o mundo poderá acabar, converse com ela e dê a opção de algum lanche que você possa preparar em casa ou mesmo uma fruta ou um petisco leve que não irá atrapalhar a noite de sono dela ou a sua. Outra opção é sempre ter sorvete em casa, como a temperatura do corpo da gestante fica mais elevada é comum ela acordar não por fome, mas por calor, e um sorvetinho poderá trazer sensação de bem estar para ela voltar a dormir mais saciada e confortável.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Gravidez do papai – Semana 24

Sua Gravidez: 24ª semana de gravidez A futura mamãe está com suas formas mais arredondadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.