Home / Especiais / Brincadeiras / Como fazer um caleidoscópio em casa

Como fazer um caleidoscópio em casa

Quer aprender como fazer um caleidoscópio em casa? É mais simples do que você imagina e o efeito encanta adultos e crianças há gerações!
Confira abaixo a lista de materiais e passo a passo do caleidoscópio criado pelo Manual do Mundo.

Materiais:

3 réguas (de preferência novas, as arranhadas podem refletir menos)
fita adesiva
papel preto (cartolina ou off set)
pequenos objetos coloridos: elásticos de várias cores, miçangas, estrelinhas de papel alumínio, lantejoulas….
papel vegetal

Como fazer o caleidoscópio caseiro:

Faça um triângulo longo com as réguas. Atenção para que a parte abaulada fique para fora do triângulo. Una as partes com um fita adesiva, três pontos são suficientes – 1 em cada ponta e no meio para dar mais firmeza.
Toda a superfície do triângulo deverá ficar escurecida, então embrulhe com um papel escuro e prenda com fita adesiva.
Assim que estiver encapado, coloque uma fita adesiva transparente em um dos lados com a cola voltada para o lado de dentro do caleidoscópio. Deixe a fita adesiva bem esticada e lisa na parte superior do triângulo.
manual-do-mundo-caleidoscopioRecorte um retângulo com o papel preto para revestir a fita adesiva e ficar com cerca de 2cm acima do limite do triângulo. Formará um compartimento no qual colocaremos os pequenos objetos coloridos.Coloque os objetos coloridos que você separou nesse pequeno compartimento e feche com um pedaço de papel vegetal.
Feche o outro lado do caleidoscópio com um pedaço de papel preto e faça um furo utilizando um lápis para que você possa olhar dentro dele.
O seu caleidoscópio está pronto!
Boa diversão!

Para acompanhar o passo a passo, Confere esse vídeo do Manual do Mundo que além de ensinar também explica a razão de encapar as réguas e o formato do triângulo ser o mais adequado.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

fada do dente - desenho

A troca dos dentes e a história da Fada do Dente

Conheça a história da Fada do Dente e como utilizar a lenda para ajudar as crianças durante a troca dos dentes de leite.

4 comentários

  1. será q fica mais brilhante, mais reflexivo se colocarmos sobre as réguas papel laminado, bem lisinho, sem amassar e depois o papel preto?

    • Almanaque dos pais

      Olá Gláucia, tudo bem?
      Adoramos a ideia! Se você testá-la depois nos conta como ficou?
      Beijos

  2. eu adorei o blog e achei o caleidoscópio de mais minha professora mandou agente fazer e eu não tinha intendido até que vi esse vídeo nota 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.