Amarelinha

Vamos aprender a brincar de amarelinha? Esta brincadeira recebe outros nomes pelo Brasil, tais como macaca, pular macaco e maré.

Participantes:

A partir de 2 pessoas

Material necessário:

Giz para marcar o chão ou tapete de atividades;
Pedrinhas ou marcadores (1 para cada participante).

Como desenhar ou montar a Amarelinha:

amarelinha 8mm Mingone Fofinho– Monte o tapete ou desenhe no chão um retângulo grande e distribua as casinhas (geralmente de 1 a 9);
– Algumas casas devem estar em pares para que a criança pule com os 2 pés ao mesmo tempo (1 em cada casa);
– Em cima o último número desenha uma casa maior que é chamada de CÉU;
– Abaixo do número 1 desenha uma casa maior chamada INFERNO ou o número 0;
– Lembre-se que as casas precisam ser grandes o suficiente para caber os pés, e pequenas o suficiente para permitir o pulo entre elas;

Como brincar:

– Definir a ordem dos jogadores;
– O primeiro jogador se posiciona no INFERNO ou número 0 e atira a pedrinha no número 1;
– A casinha com a pedra não pode ser pisada;
– O jogador atravessa todos os números pisando com um pé em cada número (exceto no número que estiver com a pedrinha). Quando os números estiverem em pares (um ao lado do outro) pode pular com os 2 pés, porém cada pé em uma casa;
– Após chegar ao Céu sem cair e sem errar as casas, o jogador faz o caminho inverso e pega a pedrinha, ainda sem pisar na casa em que ela está, até chegar ao INFERNO ou 0;
– Após voltar ao INFERNO o jogador deve arremeçar a pedrinha no número 2 e assim por diante;
– Se o jogador errar ao jogar a pedrinha ou durante o percurso de ida ou volta perde a vez e o próximo jogador começa;
– Ganha quem completar todo o percurso em todos os números.

Idade ideal:

A idade ideal para jogar a amarelinha completa (com todos os números e pulando com 1 pé só) é de 4 anos, porém a brincadeira pode ser simplificada para crianças menores.

Recriando a Amarelinha

amarelinha magaliAdaptações para crianças pequenas:
– colocar menos números na amarelinha;
– pode pular com os 2 pés;
– ser mais tolerante com o espaço das casinhas (a criança pode pisar um pouco fora);
– fazer casas maiores para facilitar o arremeço da pedrinha e área para pular.

Adaptações para crianças maiores:
– Ao invés de montar a amarelinha em linha reta pode fazer um caracol;
– Pode montar circuitos e inventar novas regras como, por exemplo, só pode pular com o pé direito na ida e esquerdo na volta.

Estímulos:

Equilíbrio: Pular com 1 ou os 2 pés sem cair;
Coordenação e mira: Jogar a pedrinha na casa certa;
Aprendizado: Aprende os números;
Socialização: Interação com os outros jogadores e aguardar pela sua vez de brincar.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

baby bingo

Cartela de Bingo Chá de Bebê Grátis

Para facilitar a sua vida o Almanaque dos pais produziu a Cartela de Bingo Chá de Bebê para você baixar e imprimir com palavras infantis e de enxoval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *