Home / Colunistas / Dra. Genevieve Coelho / As melhores posições para engravidar

As melhores posições para engravidar

Quando a gravidez não chega nos primeiros meses de tentativas, as mulheres costumam começar a procurar dicas que possam ajudar a engravidar. Saber quais são as melhores posições para engravidar é um dos assuntos mais buscados, no entanto como médica posso confirmar: Não existe melhor posição para engravidar.

posicoes-para-engravidar

Por outro lado, sim existem posições para dar mais prazer e se existe algo importante para quem quer engravidar é namorar muito. As chances de engravidar mantendo relações frequentes (média de 3 vezes por semana) são superiores quando se comparam às chances de gravidez de quem está fazendo amor somente durante o período fértil.

A libido da mulher é algo complexo e individual, mas com frequência o prazer da mulher está ligado mais à preliminares e ao clima gerado que ao próprio ato sexual. Por isso, se está procurando melhores posições para engravidar, modifique sua busca, você deve procurar como aumentar o prazer, para que o sexo seja uma parte importante da sua relação e não um meio para conseguir um bebê.

Por que ficar com as pernas para cima não adianta?

Os espermatozoides ao entrar no corpo da mulher pela cavidade uterina continuam uma maratona que começou nos testículos do parceiro. Aqueles que são ativos e saudáveis rapidamente penetram o muco do colo do útero sem precisar da gravidade para isso.

Portanto, não se preocupe se depois da relação o sêmen escorre pela vagina, pois os melhores candidatos a fecundar o óvulo nessa altura já estão à salvo.

Por que a posição X funcionou para sua amiga então?

Que sua amiga, conhecida ou blogueira tenha garantido que uma posição funcionou para ela não significa que a gravidez aconteceu por esta razão. A relação causa-efeito de uma posição com a gravidez não está comprovada, por isto o fato de uma pessoa ter engravidado após uma posição em concreto é simplesmente uma coincidência, ela certamente também teria engravidado naquele dia se não tivesse feito amor na tal posição.

Verdades sobre o que pode prejudicar as chances de engravidar

  • Lubrificantes íntimos podem dificultar a mobilidade dos espermatozoides
  • Duchas vaginais internas, apesar de não serem um método anticonceptivo não são recomendadas para quem está tentando engravidar pelo risco de prejudicar a entrada dos espermatozoides no útero.
  • Álcool, drogas e medicamentos podem interferir na fertilidade

Se você está tentando engravidar, aposte por uma vida saudável

Alimentar-se bem, ter uma vida ativa, evitar o estresse e tudo que pode melhorar a saúde de uma pessoa também pode melhorar sua fertilidade, pois o aparelho reprodutor é um sistema que precisa de um corpo equilibrado para funcionar bem.

Se você está tentando engravidar, pense em manter um estilo de vida saudável, esta mudança vai ajudar você a estar pronta para proporcionar todos os nutrientes que o bebê precisa durante a gravidez e inclusive a estar mais preparada para transmitir este estilo de vida ao seu futuro bebê.

Sobre Dra. Genevieve Coelho

Dra. Genevieve Coelho
Dra. Genevieve Coelho é ginecologista especialista em reprodução humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na Espanha, e especialista em vídeo cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão, Itália. Dirige o IVI Salvador desde sua fundação em 2009. www.ivi.net.br (71) 3014 9999

Veja também

Três pesquisas do Instituto Valenciano de Infertilidade para melhorar o tratamento da infertilidade masculina

Foi apresentado na semana passada 3 estudos do grupo IVI no congresso mais importante de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.