Home / Especiais / Feiras e eventos / Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia: Purple Day 26/03

Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia: Purple Day 26/03

Dia 26/03 é o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, o Purple Day!

purple-day-epilepsia

O que é epilepsia?

A epilepsia é caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro que provocam movimentos involuntários, as chamadas convulsões. A Organização Mundial de Saúde (OMS) colocou a doença como prioridade  em sua agenda de 2015 e estima que existam 50 milhões de epiléticos no mundo, atingindo de 1 a 2% de toda a população. No Brasil são cerca de 4 milhões de pessoas, surgindo em maior frequência nas crianças e idosos.

O tempo de duração e a intensidade de cada crise podem levar a novas lesões cerebrais e comprometer ainda mais a condição do paciente. Apesar de difícil diagnóstico, suas causas podem estar relacionadas à carga genética, lesões no cérebro decorrentes de traumas, infecções, abuso de bebida alcoólica ou drogas e problemas intrauterinos ou ocorridos durante o parto.

A imagem associada a crises epilépticas prejudica o conhecimento geral da doença, que em 70% dos casos podem ser controladas por medicamentos e tratamentos, o que proporciona uma vida normal ao paciente.

Trabalhar para reverter esta estatística e levar informações para todos é o grande objetivo do Purple Day.

Somente com informações corretas mudaremos a nós mesmos e a sociedade, fazendo com que todos possam acreditar que é possível viver com epilepsia, em uma sociedade mais justa e longe de preconceitos e estigmas.

Purple Day

O Purple Day foi criado em 2008 por Cassidy Megan, uma criança na época com nove anos de Nova Escócia, no Canadá, com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS), atualmente sendo representado mundialmente pela Fundação Anita Kaufmann.

No Brasil, o Purple Day está mais ativo desde 2011 e hoje já se transformou em um dos maiores trabalhos realizados em todo o mundo, atingindo todas as regiões do país e sendo representado em dezenas de cidades.

Saiba mais sobre crise convulsiva com esta imagem do Mães da Epilepsia

purple day mae da epilepsia

Como ajudar a divulgar o Purple Day?

Dia 26 de março é dia de usar roxo para sair de casa! Publique fotos usando roupas de cor roxa e utilize as hashtags :
#PurpleDay
#PurpleDayBrasil
#VivaComEpilepsia
#EuFaloDeEpilepsiaSemPreconceito
#MãesDaEpilepsia
#epilepsia

Mais informações:

Facebook – Purple Day Brasil: https://www.facebook.com/Purple-Day-Brasil-520447731490660/

Instagram – Purple Day Brasil – @purpledaybrasil

 

Informar é muito mais que uma necessidade!

Eu falo de epilepsia sem preconceito!

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

A Comunicação Mãe e Filho como um Caminho de Cura e Liberação

Já está no AR o vídeo 1 do Workshop Online e Gratuito: " A Comunicação Mãe e Filho como um Caminho de Cura e Liberação!" Clique aqui para assistir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.