No último dia de aula lá estava o Lucas todo feliz, pulando e gritando “Férias”, mesmo sem saber o que isso realmente significa, afinal no auge de seus 2 anos e meio as suas quatro horas de escola por dia é pura diversão.
Lembro-me bem da minha época de pré-escola e da ansiedade por voltar às aulas depois de uma temporada longe, afinal lá na escola estavam meus amigos, eu podia me sujar de tinta, pintar o chão, rabiscar o muro, brincar com brinquedos e jogos diferentes dos que tínhamos em casa, dançar balé com as amigas, correr na aula de educação física e terminar o período com um abraço da mamãe na hora de ir pra casa.
E por conta dessas lembranças achamos importante que o Lucas realmente entrasse de férias e abrimos mãos da colônia de férias, assim ele terá a sensação do quanto é bom ficar em casa e do quanto é bom voltar para a rotina da escola. Claro que o bolso também agradeceu por essa decisão.
Porém agora me deparo com outra situação: O Lucas está de férias, mas eu e o pai dele não. Como se não bastasse, a minha filha mais nova ainda não vai para a escolinha, mas dorme pela manhã e me dá uma ou duas horinhas para me dedicar somente ao Almanaque dos pais.
O que fazer para eu continuar produzindo e, ao mesmo tempo, manter o Lucas e a Larissa entretidos dentro de casa? Pois é, eu ainda não sei responder. As brincadeiras que eu posso agitar com o Lucas ainda não são interessantes para a Larissa e vice-versa. Outro porém é que os dois disputam a minha atenção o tempo todo, especialmente se perceberem que estou no computador.
Mas vida de mãe que trabalha em casa é assim mesmo e eu sei que não sou a primeira, a última ou a única a passar por isso. Apesar de ficar um pouco ansiosa para que o Almanaque tenha todos os dias matérias interessantes eu sei que no final tudo dará certo. Talvez eu não consiga produzir na mesma velocidade ou tenha que sacrificar algumas horinhas de sono, mas tudo bem, afinal eu não estou de férias mesmo.
Semana que vem eu conto como foi essa primeira semana de julho e quais brincadeiras fizeram sucesso.
Boas férias para as crianças!
Monica Romeiro é mãe do Lucas e da Larissa e administradora do Almanaque dos Pais